Estamos a ir mais ao cinema
As idas ao cinema em Portugal aumentaram em fevereiro, para um total de 845 mil espetadores e €5,1 milhões em receitas de bilheteira, de acordo com os dados do Instituto […]
Meios & Publicidade
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
As idas ao cinema em Portugal aumentaram em fevereiro, para um total de 845 mil espetadores e €5,1 milhões em receitas de bilheteira, de acordo com os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), que refletem um crescimento de cerca de 20% em relação a fevereiro de 2023. Neste mês registaram-se 152.572 entradas adicionais (22%) e um acréscimo de um milhão de euros na receita de bilheteira (24%) em comparação com o mesmo período em 2023.
Nos dois primeiros meses de 2024, os cinemas portugueses receberam 1,72 milhões de espetadores, o que representa mais um milhão de espetadores em relação aos 720 mil registados em janeiro e fevereiro de 2023. Neste período, a bilheteira totalizou €10,4 milhões em vendas, representando um aumento de €488 mil em relação ao ano anterior. Entre os filmes mais vistos, destacam-se a comédia romântica ‘Todos menos tu’, com 120.369 espetadores, e o biográfico ‘Bob Marley: One Love’ com 105.632 espetadores. No cinema português, ‘A semente do mal’ lidera com 16.242 espetadores.
Na distribuição de filmes em sala, a Cinemundo registou um crescimento de 46% nas receitas de bilheteira nos dois primeiros meses de 2024, atingindo €3,6 milhões, enquanto a NOS Lusomundo Audiovisuais recuou 42%, totalizando €3,4 milhões. No que diz respeito à exibição, a NOS Lusomundo Cinemas permanece líder de mercado, com um aumento de 2,2% nas receitas, alcançando um total de €6,9 milhões. A UCI segue em segundo lugar, com €1,2 milhões e um aumento de 13,2% em comparação com 2023.
No cenário cinematográfico nacional, observa-se uma concentração de mercado, com três empresas: Cinemundo, NOS Lusomundo Audiovisuais e Big Picture Films, representando 90,1% da quota de mercado em termos de espetadores. Quanto à receita de bilheteira, NOS, UCI, Cineplace e NLC/Cinema City detêm 90,5% do mercado nacional de exibição cinematográfica.