Criatividade é o tema do simpósio da Fundação Bial, no Porto
Estabelecer uma base para discutir como a organização perceptual interna impulsiona a criatividade, em vários empreendimentos artísticos, é parte da apresentação sobre imagens e sistemas neuronais, no simpósio a 6 de abril, no Porto
Meios & Publicidade
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
A 14a edição do simpósio Aquém e Além do Cérebro, da Fundação Bial, será dedicada à criatividade e terá lugar de 3 a 6 de abril, na Casa do Médico, no Porto. A Fundação Bial pretende envolver os oradores e o público em torno de uma reflexão, profunda e interdisciplinar, sobre a capacidade de encontrar criativamente novas soluções para problemas.
Nesta edição, Sérgio Neuenschwander, neurocientista e professor catedrático do Instituto do Cérebro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil, é um dos oradores convidados e apresentará o tema ‘Neurocinema e invenção de realidade’.
O neurocientista apresentará a sua ideia, que parte da premissa que o cinema como forma de arte disruptiva possibilita a invenção da realidade. Nesta sessão, que terá lugar na manhã de 6 de abril, Sérgio Neuenschwander vai explicar os mecanismos neuronais considerados relevantes para a representação de imagens, com base em dados experimentais no sistema visual. Em seguida abordará de que maneira os filmes perturbam e desafiam as perspetivas convencionais sobre a representação de imagens, revelando a natureza construtiva da perceção. Através destas ideias, pretende estabelecer uma base para discutir como é que a nossa organização perceptual interna impulsiona a criatividade, em vários empreendimentos artísticos.
Miguel Castelo-Branco, neurocientista e membro da comissão organizadora do simpósio, destaca a sessão de Sérgio Neuenschwander, “que ao longo da sua carreira tem feito cruzamentos sucessivos da criatividade na ciência e na arte, com fantásticas incursões em produções de vídeo que capturam a imaginação”. As inscrições encontram-se abertas e podem ser efetuadas aqui.