Criatividade é o tema do simpósio da Fundação Bial, no Porto
Estabelecer uma base para discutir como a organização perceptual interna impulsiona a criatividade, em vários empreendimentos artísticos, é parte da apresentação sobre imagens e sistemas neuronais, no simpósio a 6 de abril, no Porto

Meios & Publicidade
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
A 14a edição do simpósio Aquém e Além do Cérebro, da Fundação Bial, será dedicada à criatividade e terá lugar de 3 a 6 de abril, na Casa do Médico, no Porto. A Fundação Bial pretende envolver os oradores e o público em torno de uma reflexão, profunda e interdisciplinar, sobre a capacidade de encontrar criativamente novas soluções para problemas.
Nesta edição, Sérgio Neuenschwander, neurocientista e professor catedrático do Instituto do Cérebro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil, é um dos oradores convidados e apresentará o tema ‘Neurocinema e invenção de realidade’.
O neurocientista apresentará a sua ideia, que parte da premissa que o cinema como forma de arte disruptiva possibilita a invenção da realidade. Nesta sessão, que terá lugar na manhã de 6 de abril, Sérgio Neuenschwander vai explicar os mecanismos neuronais considerados relevantes para a representação de imagens, com base em dados experimentais no sistema visual. Em seguida abordará de que maneira os filmes perturbam e desafiam as perspetivas convencionais sobre a representação de imagens, revelando a natureza construtiva da perceção. Através destas ideias, pretende estabelecer uma base para discutir como é que a nossa organização perceptual interna impulsiona a criatividade, em vários empreendimentos artísticos.
Miguel Castelo-Branco, neurocientista e membro da comissão organizadora do simpósio, destaca a sessão de Sérgio Neuenschwander, “que ao longo da sua carreira tem feito cruzamentos sucessivos da criatividade na ciência e na arte, com fantásticas incursões em produções de vídeo que capturam a imaginação”. As inscrições encontram-se abertas e podem ser efetuadas aqui.