Nova campanha da Nespresso foi criada em Portugal pela Uzina (com vídeo)
Nespresso Portugal reforça orçamento de marketing em entre 15% a 20%, para promover as novas cápsulas Lisbon Bica, inspiradas no café português. Campanha de lançamento da Uzina poderá ser internacionalizada
Luis Batista Gonçalves
Lisbon Bica é a nova proposta de edição limitada da World Explorations, a gama de cápsulas da Nespresso que disponibiliza cafés de diferentes partes do mundo. Lançada em Portugal a 9 de abril, está a ser promovida com uma campanha publicitária multimeios que, ao contrário do que é habitual, foi integralmente desenvolvida e produzida em Portugal, em colaboração com a Uzina, agência criativa nacional da marca.
“Estamos muito orgulhosos porque tivemos a oportunidade de desenvolver uma campanha local, com liberdade criativa, o que é muito raro. A Nespresso, como marca global que é, trabalha todas as campanhas globalmente. Tivemos a oportunidade de desenvolver tudo localmente, incluindo vídeo e social media”, revela, em declarações ao Meios & Publicidade, Andreia Vaz, diretora de marketing da Nespresso Portugal.
Portugal é o primeiro país a disponibilizar a Lisbon Bica, mas Grécia, Itália, Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil e China também já demonstraram interesse em comercializar o produto. A possibilidade de recorrerem aos materiais publicitários desenvolvidos em território nacional pela Uzina para promoverem as novas cápsulas também está em aberto.
“Comprámos os direitos para que a campanha possa viajar e vamos disponibilizá-la aos outros mercados, mas a decisão será sempre local. Ao desenvolvê-la, pensámos nas nossas nuances locais mas também nessa possibilidade de exposição internacional, apostando numa cornucópia recortada, que é a reinterpretação do nosso azulejo, como shortcut para o entendimento da cultura portuguesa”, admite a responsável.
Em Portugal, a marca aposta forte nos suportes exteriores. Antes da apresentação da Lisbon Bica, foram espalhadas cápsulas gigantes em várias zonas da capital portuguesa. Ao longo dos próximos três meses, além de múpis, a nova campanha publicitária também vai ser divulgada em digital, nas redes sociais, na rede de lojas e na rádio.
“Estabelecemos uma parceria com as duas maiores rádios e vamos ter uma emissão em direto no programa da manhã de uma delas, a partir da nossa boutique do Chiado, bairro onde, segundo a lenda, nasceu a bica, no café A Brasileira”, refere Andreia Vaz.
O marketing de influência também está contemplado no plano delineado para promover a Lisbon Bica. “Temos um investimento grande na nossa pool de influenciadores”, confidencia a diretora de marketing.
Segundo a responsável, este é o maior lançamento nacional do ano da Nespresso, o que obrigou a um aumento do orçamento de marketing local da marca para 2024. “Foi reforçado em valores que achámos consideráveis para esse push, na ordem dos 15% a 20% do que é normal para o budget anual. Temos aqui uma aposta grande”, reconhece a responsável, sem adiantar números de investimento.
“O lançamento da Lisbon Bica vai absorver uma parte considerável desse orçamento. Será menos de metade mas, ainda assim, uma parte considerável do nosso budget”, admite Andreia Vaz. Em desenvolvimento está já um dos grandes investimentos da marca em 2025, que começa a ser promovido em Portugal no último trimestre de 2024. “Está mais ligado à sustentabilidade”, revela a responsável.