Dove celebra 20 anos de beleza real com promessa de nunca usar imagens geradas por IA
A nova campanha global da marca, lançada a 9 de abril, volta a defender a autenticidade feminina numa altura em que as mulheres se sentem menos confiantes do que há duas décadas, avança um novo estudo internacional da insígnia
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Luis Batista Gonçalves
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Em 2004, a Dove lançava a primeira campanha da marca que fazia a apologia da beleza real, um aniversário que está a comemorar que a promessa de nunca utilizar imagens geradas por inteligência artificial (IA) nas comunicações publicitárias. O compromisso é assumido na sequência do estudo global sobre o impacto da autoperceção na autoestima que a marca de beleza criada em 1957 acaba de apresentar e que está na origem da nova campanha global, lançada a 9 de abril.
“Com base nos resultados que obtivemos, é possível perceber que a importância que a sociedade atribui à aparência intensificou-se com o tempo e que a pressão para se ter um certo tipo de beleza está ainda muito presente. Duas em cada cinco mulheres dizem que prescindiam de um ano de vida para alcançar a sua aparência ou corpo ideal. Uma das maiores ameaças à representatividade da beleza é, aos dias de hoje, a utilização de ferramentas de IA”, esclarece a Dove em comunicado.
“Esta é a problemática que a Dove aborda na sua campanha dos 20 anos, com o objetivo de contribuir para que os conteúdos e imagens gerados através de ferramentas de IA sejam cada vez mais representativos da mulher real. Afinal, quase nove em cada 10 afirmam já ter sido expostas a conteúdos de beleza prejudiciais online”, refere ainda o documento.
“Apesar dos 20 anos de trabalho realizado no sentido de ampliar a definição de beleza, as mulheres sentem-se, hoje, menos confiantes com a sua própria beleza do que há uma década. A representatividade é mais importante do que nunca. À medida que a tecnologia de IA continua a evoluir, torna-se cada vez mais difícil distinguir o que é beleza
real do que é falso”, alerta Phillippa Diedrichs, psicóloga investigadora do Centro de Pesquisa de Aparência e Imagem Corporal da Universidade de West England.
“O trabalho que começámos em 2004 está longe de terminar”, avisa Maria Matos, diretora de marketing da Dove em Portugal. “Vinte anos depois, a nova campanha de Dove reforça a intenção de que nos próximos 20, à medida que as novas tecnologias se aperfeiçoam e evoluem, continuemos comprometidos em proteger, celebrar e defender a beleza real”, refere ainda a responsável.