Perfect Storm produz nova campanha internacional da Coca-Cola (com vídeo)
A estrela do filme publicitário, produzido por estúdio português e realizado por André Valenti Gaspar, é o Coke SoundZ, instrumento desenvolvido com IA que reproduz o som de uma carica a ser retirada da garrafa quando surgem as primeiras bolhas de Coca-Cola. A DaHouse Audio e o produtor musical Fred Pinto Ferreira colaboram na campanha
Luis Batista Gonçalves
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
O estúdio de produção criativa português Perfect Storm, sediado em Lisboa e com delegações na Alemanha e nos Estados Unidos, assina a nova campanha publicitária global da Coca-Cola. Feito em tempo recorde, o filme publicitário que a integra, realizado por André Valenti Gaspar, produtor executivo e sócio da produtora, com direção de arte de Renato Marques, produção executiva de André Valenti Gaspar e Mariana Marques e edição de Sérgio Pedro, explora a experiência sensorial que o som da abertura das garrafas do refrigerante despertam nos consumidores, reproduzindo esse efeito no cérebro.
“O prazo desafiador que enfrentamos, com apenas uma semana e meia para a pré-produção, produção e pós-produção, acabou por ser uma verdadeira prova prova da nossa dedicação e paixão pelo que fazemos. Cada momento deste processo foi uma oportunidade de inovar e de criar algo verdadeiramente único”, assume André Valenti Gaspar ao M&P. “Este projeto não só cumpriu com o nosso propósito de estar na vanguarda da inovação publicitária como nos permitiu criar uma série de filmes de que nos orgulhamos”, refere.
A partir de um trabalho de investigação da neurocientista norte-americana Katherine Lewis, a Perfect Storm desenvolveu o spot do Coke SoundZ, com direção de fotografia de Ricardo Magalhães, em colaboração com a AKQA, a DaHouse Audio e o produtor musical Fred Pinto Ferreira. O instrumento não só reproduz o som que se ouve quando é retirada a carica e surgem as primeiras bolhas como permite depois usar os fragmentos sonoros identificados para, com recurso a inteligência artificial (IA), fazer misturas musicais.
Psst! Fizz… Clink! Glug… e Ahh! foram os cinco sons identificados pela neurocientista. Depois de isolados, foram reproduzidos com o auxílio da IA e incorporados no sistema de algoritmos usado no Coke SoundZ. O instrumento está a ser distribuído a produtores musicais e DJ, para que incorporem os sons da marca de refrigerantes norte-americana nas misturas musicais que fazem. A versão digital, também já disponível, pode ser descarregada gratuitamente na App Store e no Google Play na Europa e nos Estados Unidos.
“Um dos aspetos mais estimulantes deste projeto foi a gestão dos diferentes fusos horários, que incluíam Lisboa, Londres, Nova Iorque, Los Angeles e São Paulo. A habilidade de coordenar eficazmente a comunicação entre equipas tão diversificadas foi uma experiência muito enriquecedora e demonstrou a nossa capacidade de superar obstáculos com eficiência e criatividade”, afirma André Valenti Gaspar, que também elogia o trabalho da AKQA e de Hugo Veiga, diretor criativo da agência. “Foram decisivos para tornar este desafio numa experiência gratificante”, sublinha.