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FES Agency conquista conta da Startup Braga

A nova conta inclui a produção de uma série em vídeo e podcast, sobre empreendedorismo e novos negócios. A agência especializada em comunicação de tecnologias e empreendedorismo está ainda a colaborar na organização da conferência internacional NDC Porto 2024 e na estratégia de comunicação da Porto Tech e da Summer Academy

Daniel Monteiro Rahman
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FES Agency conquista conta da Startup Braga

A nova conta inclui a produção de uma série em vídeo e podcast, sobre empreendedorismo e novos negócios. A agência especializada em comunicação de tecnologias e empreendedorismo está ainda a colaborar na organização da conferência internacional NDC Porto 2024 e na estratégia de comunicação da Porto Tech e da Summer Academy

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A FES Agency, agência de estratégia, comunicação e eventos, foi escolhida para produzir o novo projeto de celebração dos 10 anos do Startup Braga. Para a celebração deste hub para startups, a agência especializada em tecnologia e empreendedorismo produziu o 10 X Forward, que envolve uma série em vídeo e podcast, com 10 episódios e convidados diferentes.

Neste projeto, diretores e responsáveis de empresas como a Primavera, Prio e Altice, e de startups como a Nutrium e a Peekmed, entre outras, conversam sobre o ecossistema do Startup Braga, startups em Portugal e o futuro do empreendedorismo e de novos negócios.

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Além desta nova conta, a FES Agency está a colaborar na organização da NDC Porto 2024, conferência internacional de origem Norueguesa dirigida a criadores de software, com a responsabilidade de gerir um orçamento de €1 milhão na execução das componentes organizacionais e logísticas da conferência, que vai contar com cerca de mil participantes.

A agência está ainda a trabalhar com o Município do Porto na estratégia de comunicação da Porto Tech, comunidade dedicada a alargar os limites da tecnologia, a impulsionar a inovação e a moldar o futuro empresarial, estando também envolvida na comunicação da Summer Academy, que tem como objetivo dar aos jovens acesso ao ecossistema tecnológico.

A ligação a estes setores está na génese da FES Agency, que se especializa na tecnologia e no empreendedorismo desde a fundação, em 2015. “Percebemos desde cedo que nos podíamos posicionar nessas áreas e identificámos uma oportunidade de nos diferenciarmos das outras agências com o ‘know-how’ que temos destes segmentos. Na altura não havia agências especificamente especializadas em tecnologia e empreendedorismo. Começámos a trabalhar com startups e conforme o ecossistema evoluiu fomos crescendo e começámos a aceitar maiores desafios”, explica Liliana Castro, CEO da FES Agency, em declarações ao M&P.

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Marco Agency assume comunicação nacional da Mangopay

A empresa francesa especializada no fornecimento de infraestruturas modulares e integráveis de pagamento e tecnologias financeiras escolheu a agência internacional, que tem escritório em Portugal, para definir a estratégia comunicacional da marca em território nacional

A Marco Agency expande o seu portefólio de clientes em Portugal com a prestação de serviços à Mangopay, empresa especializada no fornecimento de infraestruturas modulares e integráveis de pagamento e tecnologias financeiras que alimentam as principais plataformas digitais a nível mundial. A agência, sediada em Espanha e com escritórios em 18 países do mundo, incluindo Portugal, vai traçar a estratégia de comunicação da companhia francesa para o território nacional e assegurar a assessoria de imprensa.

A Mangopay, que conquistou o prémio Best Platform and Marketplace Provider nos Merchant Payments Ecosystem (MPE) Awards pela solução de prevenção de fraudes que desenvolveu ganhou também um Fintech Breakthrough Award em março de 2024, apoia atualmente mais de 250 milhões de utilizadores finais e já processou mais de €100 mil milhões em transações desde que foi criada, em 2013.

“O conhecimento da agência em estratégias de comunicação e relações públicas será fundamental para amplificar nossa presença e relevância no mercado português e conectar-nos localmente de forma mais eficaz com nossos clientes e parceiros locais”, afirma Nuno Póvoas, diretor comercial da Mangopay em Portugal.

“O contexto de forte aceleração na adoção de plataformas digitais, devido ao surgimento e à expansão do comércio eletrónico, permite-nos traçar novas estratégias de comunicação, conjugando a capacidade da agência nos setores B2B, B2C e tecnológico”, refere Diana Castilho, diretora nacional da Marco Agency, agência que também comunica marcas como a Action, a Prime Video, o Spotify, a Subway, a Ringana e a Autodoc e organizações como a Friends of Glass Portugal e o Banco de Investimento Europeu.

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Crédito Agrícola promove sustentabilidade em campanha institucional da Branding Key

Produzida pela Rocky Studio, a campanha conta com direção criativa de Luísa Toffolo Rossit e direção de produção de Pedro Domingos, e está presente em rádio, imprensa, publicidade exterior, redes sociais e nas agências do banco

O Crédito Agrícola está a promover a sustentabilidade com a nova campanha institucional Valores Que Fazem Girar o Mundo, tendo por base os valores que o banco apoia. A campanha criada pela Branding Key integra-se na estratégia de comunicação para o triénio 2022-2024, sob o mote ‘Estamos cá por um bem maior’.

Os anúncios mostram pessoas em situações reais, que traduzem proximidade, solidariedade, competitividade e responsabilidade, sentimentos escolhidos com base nos investimentos sociais do Crédito Agrícola nestas áreas. Os múpis apresentam mensagens como ‘Proximidade faz girar o mundo’, ‘Solidariedade faz girar o mundo’, ‘Competitividade faz girar o mundo’ e ‘Sustentabilidade faz girar o mundo’, acompanhadas pela referência aos respetivos montantes investidos em cada uma delas.

A campanha, produzida pela Rocky Studio, conta com direção criativa de Luísa Toffolo Rossit e direção de produção de Pedro Domingues, e está presente em rádio, imprensa, publicidade exterior, redes sociais e nas agências do Crédito Agrícola. A locução é feita por Diogo Faria, José Pedro Vasconcelos e Luís Gaspar

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Anunciantes já têm planos de contingência para enfrentar proibição do TikTok nos EUA

Com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, a rede social da ByteDance é parte integrante das estratégias de marketing de inúmeras marcas. No entanto, segundo o Financial Times, os anunciantes estão a incluir cláusulas de rescisão que os protejam nos contratos que estão a assinar

As agências que trabalham com os maiores anunciantes do TikTok estão a preparar planos de contingência, para fazerem face à proibição da rede social nos Estados Unidos, prevista para janeiro de 2025. As medidas adotadas têm em conta cláusulas de rescisão nos contratos de investimento em publicidade que permitam cancelar o investimento, caso a plataforma chinesa da ByteDance venha a ser proibida no país, e redirecionar o investimento para outras plataformas.

O diretor de uma agência publicitária, citado pelo Financial Times, avança que a ameaça de proibição está a causar apreensão entre alguns anunciantes e até a ter um efeito inibidor nos investimentos de algumas marcas, mas apela à moderação. “É preciso manter uma certa distância”, refere o responsável, relembrando que “não existe falta de espaços para promover”. “O que acontece é que é no TikTok que muitos deles estão a investir mais neste momento”, refere a mesma fonte não-identificada.

Outro responsável de uma agência publicitária refere que a possível proibição está a condicionar os planos de investimento dos clientes, defendendo que as outras redes sociais vão certamente beneficiar com a eventual redistribuição de anúncios. “As audiências vão ter de ir para algum lado e o nosso investimento vai acompanhá-las”, afirma a fonte anónima.

Mesmo que os Estados Unidos não tomem nenhuma medida para banir a plataforma digital chinesa, os efeitos da publicidade negativa já afetaram negativamente a reputação do TikTok perante alguns anunciantes, o que terá repercussões ao longo dos próximos meses, refere um diretor de publicidade, questionado pelo Financial Times. “Há mais marcas a considerar o impacto negativo dos investimentos e o retorno que obtêm nesta rede social”, acrescenta.

O TikTok, que conta com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, é uma parte integrante das estratégias de marketing de diversas marcas, devido à sua popularidade entre as audiências mais jovens, menos propensas à publicidade tradicional.

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Spotify lança agência criativa e tem nova ferramenta de anúncios baseada em IA

A Creative Lab está focada na criação de anúncios em vídeo e áudio, experiências digitais e outros formatos de anúncios interativos, para serem veiculados no Spotify, plataforma que conta com 615 milhões de utilizadores ativos por mês

O Spotify anunciou o lançamento de uma agência criativa, a Creative Lab, para ajudar as marcas a criar campanhas personalizadas e atrair mais anunciantes para a plataforma de música. O serviço vai estar disponível em 11 países (incluindo Índia, Estados Unidos, Brasil, México, Japão, Singapura, Austrália, Reino Unido, Alemanha, França e Itália). O Spotify está ainda a desenvolver a Quick Audio, nova ferramenta de inteligência artificial (IA) para os anunciantes.

A Creative Lab está focada na criação de anúncios em vídeo e áudio, experiências digitais e outros formatos de anúncios interativos, para serem veiculados no Spotify, plataforma que conta com 615 milhões de utilizadores ativos por mês. “Através da Creative Lab queremos concentrar-nos em fornecer um serviço adicional, que permita às marcas e às agências conceber as suas campanhas e mensagens para o público do Spotify”, afirma Arjun Kolady, diretor de vendas do Spotify Índia, em comunicado de imprensa.

À semelhança de outras plataformas digitais, o Spotify também está a investir na criação de anúncios com base em IA, estando a desenvolver a Quick Audio. Esta nova ferramenta, que será integrada no Spotify Ads Manager, permite aos anunciantes e às marcas criarem anúncios de áudio, guiões e narrações, através de IA generativa.

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LLYC lança banco de vozes sintéticas para combater preconceitos contra a comunidade LGBTQIA+ (com vídeo)

Composto por quatro vozes, o projeto Free the Voices foi desenvolvido em colaboração com o Fonos da Monoceros Labs a partir da recolha de mais de 250 vozes em 12 países. Um estudo da consultora revela que 69% dos consumidores preferem interagir com vozes heterossexuais

Free the Voices é o nome do primeiro banco de vozes sintéticas crido para combater preconceitos contra a comunidade LGBTQIA+. Desenvolvido pela LLYC em colaboração com o Fonos da Monoceros Labs, foi criado a partir da recolha de mais de 250 vozes de membros da comunidade em 12 países, que foram posteriormente tratadas com recurso a inteligência artificial (IA) generativa. Alertar para a discriminação sofrida devido a estereótipos e preconceitos associados a vozes não-normativas e gerar um futuro digital mais diversificado e inclusivo é uma das principais ambições do projeto.

“As vozes que não se enquadram nas normas sociais prevalecentes enfrentam frequentemente preconceitos e microagressões, levando muitas pessoas a modificar ou a esconder a sua verdadeira voz. Esta situação não só perpetua a invisibilidade e o estigma, como também limita a diversidade vocal que deveria ser celebrada na nossa sociedade”, sublinha David González Natal, o sócio da LLYC que lidera o projeto.

O novo banco, já disponível online, disponibiliza atualmente quatro vozes distintas para utilização livre. “Será criada uma quinta a partir da doação de novas vozes”, explica a consultora em comunicado de imprensa. Para divulgar esta inovação, a LLYC lança “Voz, diversidade e tecnologia na era da IA”, um estudo que analisa a forma como os preconceitos sobre vozes diversas perpetuam a discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ e explora a forma como as tecnologias de vozes sintéticas podem contribuir para a reduzir.

De acordo com o documento, 69% dos inquiridos preferem interagir com vozes heterossexuais do que com vozes que definem como homossexuais. “Num mundo cada vez mais digital, as vozes geradas por IA estão a tornar-se mais relevantes devido à grande quantidade de plataformas onde podem ser utilizadas. A maioria, construída com base numa visão cis-heteronormativa, não reflete a diversidade vocal da sociedade. Este recurso foi concebido para sensibilizar para os preconceitos associados às vozes diversas e reduzi-los através de uma maior exposição à diversidade vocal”, esclarece ainda a LLYC.

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MadMen estabelece acordo com Gazeta das Caldas para lançar New in Oeste

Depois de Coimbra, Cascais, Porto, Oeiras, Seixal e Setúbal, a marca New in da MadMen chega à região oeste. Feita em parceria com o semanário Gazeta das Caldas, a nova revista de ‘lifestyle’ dá a conhecer as novidades de 12 municípios da região

A MadMen estabeleceu um acordo de parceria com a Gazeta das Caldas para lançar um novo projeto regional, a publicação digital de lifestyle New in Oeste, online desde 24 de junho. Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras são os 12 municípios abrangidos pelo novo título, que, em colaboração com o semanário caldense, prossegue com o plano de crescimento que a empresa de media tem vindo a implementar.

“Há cinco anos, assumimos uma estratégia de descentralização para ocuparmos zonas geográficas de norte a sul do país e estarmos efetivamente perto dos nossos leitores. Isto permite-nos chegar primeiro aos locais, dar as histórias em primeira mão e ter artigos escritos por quem conhece aquelas realidades”, justifica ao M&P Jaime Martins Alberto, CEO da MadMen e fundador da revista NiT, revelando que está a ultimar o lançamento de um novo título. “Em breve, iremos anunciar a chegada a mais uma cidade”, refere.

Com uma linha editorial semelhante à da NiT, o novo projeto dá a conhecer aos habitantes locais e aos turistas que visitam a região acontece nos 12 concelhos, à semelhança dos que existem no Porto, em Coimbra, em Cascais, em Oeiras, no Seixal e em Setúbal. “É a nossa sétima revista regional, o que atesta bem o sucesso comercial e editorial do projeto. Além disso, existem cada vez mais concelhos no país com vontade de terem a sua própria revista de lifestyle com o selo de qualidade da NiT”, assegura Jaime Martins Alberto.

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Audiências Euro 2024: Mais de 3,8 milhões de telespetadores viram a vitória de Portugal frente à Turquia

Com transmissão na RTP1, o primeiro jogo de Portugal na estação pública teve uma audiência média de 2,6 milhões de telespetadores e um share de 63,7%. Na Sport TV, que também transmitiu a partida, o jogo foi visto por 291 mil telespetadores, que corresponde a uma audiência média de 175 mil telespetadores e um share de 4,2%

No sábado, 22 de junho, a RTP1 transmitiu o segundo jogo da caminhada de Portugal no Euro 2024. A vitória de Portugal, que garantiu desde já o apuramento para a próxima fase e o primeiro lugar do grupo, começou a ser construída ainda na primeira parte. Com um golo de Bernardo Silva (21’) e um autogolo de Akaydin (28’), Portugal chegou a vencer ao intervalo por 2-0. Na 2ª parte, Bruno Fernandes (56’) fechou o marcador em 3-0.

Com transmissão na RTP1, o primeiro jogo de Portugal na estação pública (irá transmitir também o jogo de Portugal nos oitavos de final) foi visto por um total de 3,8 milhões de telespetadores, correspondendo a uma audiência média de 2,6 milhões de telespetadores e a um share de 63,7%. A partida, que também teve transmissão na Sport TV, foi visto por um total de 291 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 175 mil telespetadores e um share de 4,2%. De forma global (RTP1+Sport TV) foram mais de quatro milhões os portugueses colados ao ecrã a acompanhar e a apoiar a seleção nacional.

 


O segundo jogo da seleção nacional no Euro 2024 teve um forte impacto nas audiências da RTP1, que graças à transmissão do encontro, liderou no total dia com um share de 19,3%. Com mais 8,7 pontos percentuais face à média do mês de maio, o dia de sábado foi o segundo dia do ano que a RTP1 registou o share mais elevado, ultrapassado apenas pelo dia 26 de maio, em que verificou um share de 19,9%. O dia 26 de maio foi o dia da final da Taça de Portugal entre o Porto e o Sporting

Comparativo 2º jogo de Portugal no Euro 2024 vs. 2º jogo no Euro 2020 vs. 2º jogo do Euro 2016

O segundo jogo de Portugal no torneio, quando comparado com a segunda jornada do Euro 2020 e Euro 2016 foi o menos visto, contudo todos registaram níveis de audiência média e share muito semelhantes. Os três jogos têm o facto curioso de se terem realizado no mesmo dia da semana, ao sábado, no entanto a horas diferentes.

Dos três, o jogo Portugal x Áustria, do Euro 2016, foi o mais visto com a hora (teve início às 20h) a ser o principal fator para ter verificado uma audiência superior. O Turquia x Portugal teve também uma audiência inferior ao Portugal x Alemanha do Euro 2020. Apesar de se ter realizado no mesmo dia e no mesmo horário, o facto de o jogo do Euro 2020 ter sido frente à Alemanha, uma das favoritas à conquista da prova, ajudou a impulsionar as audiências do jogo.

 

Turquia X Portugal com pico máximo de 3,1 milhões de telespetadores

O jogo de Portugal frente à Turquia registou uma tendência de crescimento no que ao interesse dos portugueses pelo jogo diz respeito. Durante a primeira parte, verificou-se uma menor audiência, tendo esta sido prejudicada pelo nível de audiência registado nos primeiros minutos do encontro. Bernardo Silva abriu o marcador às 17h23, provocando a primeira subida subida das audiências. Passados sete minutos, tivemos um novo golo de Portugal, desta vez com o contributo da defesa turca. Com o autogolo de Akaydian voltou a verificar-se uma ligeira subida das audiências às 17h28.

 

Apesar do resultado ao intervalo já estar dois a zero a favor de Portugal, os portugueses não deixaram de acompanhar e apoiar a seleção nacional. A segunda parte registou uma audiência superior à primeira parte, com o pico de audiência a ter ocorrido bem perto do apito final, momento em que mais de 3 milhões de portugueses estavam sintonizados na RTP1.

Perfil dos jogos vs. população: RTP1 | Turquia X Portugal

A tendência verificada nos jogos da seleção nacional mantêm-se. Os jogos da equipa das quinas verificam um perfil mais transversal, com a diferença entre homens e mulheres a ser menor do que nos jogos do europeu em que Portugal não participa. O perfil do jogo transmitido pela RTP1, é muito semelhante ao perfil que assistiu ao primeiro jogo da seleção nacional. Verificou uma maior afinidade junto de um público masculino, de faixas etárias mais jovens (+45 anos) e classes sociais médias (B e C).

Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas

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Cannes Lions 2024 Dia 5: Conheça os últimos vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

Na quinta noite da gala de prémios foram entregues os últimos GP da 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, nas categorias Film Lions, Titanium Lions, Sustainable Development Goals Lions, Grand Prix For Good e Glass: The Lion for Change (na foto)

O 71º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que decorreu entre 17 e 21 de junho, encerrou na sexta-feira à noite com a entrega dos seis últimos Grandes Prémios da edição deste ano. Os vencedores das categorias Film Lions, Titanium Lions, Sustainable Development Goals Lions, Grand Prix For Good (na foto) e Glass: The Lion for Change juntam-se aos que já tinham sido anunciados na segunda-feira dia 17, na terça-feira dia 18, na quarta-feira dia 19 e na quinta-feira dia 20.

Na categoria Glass: The Lion for Change, o Grande Prémio foi para a ‘Transition Body Lotion’, campanha criada pela Ogilvy Singapore para a Vaseline, marca distribuída pela Unilever, para promover o primeiro dermocosmético desenvolvido especificamente para a pele de mulheres transgénero. O produto, à base de isoflavonas, regula o desequilíbrio hormonal causado pelos tratamentos. O filme conta com o testemunho de várias utilizadoras da Tailândia, país do mundo com maior número de mulheres transgénero.

A categoria Film Lions teve dois vencedores de Grandes Prémios. Um deles foi para a campanha ‘Women’s Football’, encomendada pela empresa de telecomunicações francesa Orange à Marcel, que já tinha ganho o Grande Prémio da categoria Entertainment Lions for Sport. O anúncio televisivo, que pretende combater estigmas e preconceitos, tornou-se viral à medida que se foi percebendo que as jogadas em campo não pertenciam aos jogadores da seleção masculina de futebol francesa, mas a duas jogadoras da seleção feminina, Delphine Cascarino e Sakina Karchaoui.

O segundo vencedor na categoria Film Lions foi ‘Play It Safe’, campanha da The Monkeys, agência criativa da Accenture Song, para assinalar o 50º aniversário da Sydney Opera House. Realizado por Kim Gehrig, o filme publicitário que o integra, protagonizado por conceituados músicos, bailarinos e artistas, tem cinematografia de Stefan Duscio, produção musical de Elliott Wheeler e produção de Revolver x Somesuch.

Na categoria Titanium Lions, ‘DoorDash-All-The-Ads’ conquistou o Grande Prémio com o anúncio criado para promover um concurso que, em fevereiro deste ano, ofereceu como prémios os produtos publicitados nos anúncios televisivos, durante uma importante competição desportiva norte-americana. A campanha foi desenvolvida em parceria pela Wieden+Kennedy Portland e o Superette, estúdio criativo da DoorDash, a maior plataforma digital de entrega de alimentos dos Estados Unidos.

A campanha ‘Cars To Work’, desenvolvida pela Publicis Conseil para a Renault, juntou o Grande Prémio na categoria Sustainable Development Goals Lions ao da categoria de Creative Commerce, que já tinha ganho. No âmbito de uma iniciativa desenvolvida a pensar nos franceses que vivem e/ou trabalham em zonas com poucos transportes públicos, a marca disponibilizou gratuitamente automóveis àqueles que estavam em período experimental num novo trabalho, que só começaram a pagar os respetivos carros quando assinaram contrato com as entidades empregadoras.

O Grande Prémio da categoria Grand Prix For Good foi para o episódio dedicado à Rússia da campanha de sensibilização ‘The First Speech’, um trabalho da Innocean Berlin para a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras. O filme distinguido recupera o primeiro discurso de Vladimir Putin após conquistar a presidência russa, em 2000, sobrepondo-o a imagens que mostram o desânimo e a frustração atual de vários russos. Também foram produzidas versões semelhantes para a Turquia e Venezuela.

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FunnyHow retoma teorias da conspiração da Celso TV em campanha para a Domino’s (com vídeo)

Com direção de arte de Miguel Cardoso, redação de Miguel Trigo e Carolina Fialho, design de Tiago Coelho e Miguel Trindade, e ‘motion design’ de Ana Paiva, o spot para redes sociais recorre ao humor e à estética dos canais de YouTube de teorias da conspiração, recuperando o personagem Celso (na foto)

A Domino’s está a lançar uma campanha publicitária criada pela agência FunnyHow, que assenta no humor e numa nova teoria da conspiração no futebol, a coincidir com o Euro 2024, na Alemanha. Um país que Celso, protagonista do anúncio, demonstra ser um território anti-pizza.

Com direção de arte de Miguel Cardoso, redação de Miguel Trigo e Carolina Fialho, design de Tiago Coelho e Miguel Trindade, e ‘motion design’ de Ana Paiva, o spot para as redes sociais da Domino’s recorre à estética dos canais de YouTube de teorias da conspiração, recuperando o personagem Celso. Este protagonista, interpretado pelo ator Mário Oliveira, já tinha ‘denunciado’ há dois anos que o Mundial no Qatar, em 2022, tinha sido adiado para novembro, por ser a mesma altura em que a Domino’s ia lançar a sua maior pizza de sempre, com 41 centímetros de diâmetro.

Agora, Celso volta a ter uma nova teoria em relação ao Euro 2024 e decidiu ir para a ‘dark web’ disseminar as suas análises e conclusões, argumentando que “eles voltaram para a calar e abafar”. Sob o mote ‘Não comas tudo o que te querem pôr no prato. Manda vir pizza para os calar’ e o ‘hashtag’ #pizzaspelaverdade, a campanha conta com produção da Mosaic, realização de Gonçalo Sbrugens e som da O Menino Grava.

No vídeo de internet, Celso argumenta que a verdadeira razão para a escolha da Alemanha como anfitrião do Euro 2024 não é por ser um dos países mais ricos. A verdade é que “eles são anti-pizza e querem abafar a Domino’s” e, para Celso, as evidências são notórias, uma vez que a Alemanha tem hambúrgueres, pretzels, bolas de Berlim e salsichas, mas não tem pizzas.

A campanha, que tem planeamento de meios de Miguel Lopo e Luís Pica, inclui também rádio e estará no ar durante o Euro 2024. Neste período, a Domino’s tem duas promoções. Na compra de pelo menos duas pizzas médias, cada uma fica a €9,95, seja Premium, Favorita ou Clássica. Quando joga Portugal, e para pedidos com levantamento em loja, todas as pizzas médias ficam a €6,95, exceto a Favorita e a Premium, às quais acresce €2 e €4, respetivamente.

 

 

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Já são conhecidos os vencedores da 22ª edição dos Prémios SAPO de publicidade digital

O projeto ‘Partilha Casa’ da Meo (na foto) ganhou em duas categorias e é a Campanha Digital do Ano, um dos Prémios Especiais que couberam também à Meo (Anunciante Digital do Ano), à OMD (Agência Digital do Ano), ao Notícias do Sorraia (Órgão Regional Digital do Ano) e ao Expresso (Órgão de Comunicação Digital do Ano) 

Os premiados na 22ª edição dos Prémios SAPO acabam de ser anunciados numa cerimónia no Rock in Rio Lisboa 2024, em que se destacam a Meo, a OMD, o Expresso e o Notícias do Sorraia enquanto vencedores dos Prémios Especiais da competição que distingue a publicidade em meios digitais nacionais.

“À vitalidade e à animação deste ambiente festivaleiro que a todos já nos contagiou, juntamos a tradição, já na sua 22ª edição, de reconhecer o que de melhor se faz na comunicação digital. Aquilo que fazemos nesta iniciativa é posicionar Portugal como país de vanguarda, com uma marca que é, há 29 anos consecutivos, de todos os portugueses: o SAPO”, refere Gil Moreira, diretor-geral do SAPO, detido pela Altice.

As campanhas que mais se distinguiram foram as da Meo, também da Altice, com trabalhos inscritos pela OMD, TTouch e Bar Ogilvy. O júri, composto por nove jurados, atribuiu os seguintes prémios:

Os vencedores dos Prémios Especiais são a OMD (Agência Digital do Ano), Meo (Anunciante Digital do Ano), Meo Partilha Casa (Campanha Digital do Ano), Notícias do Sorraia (Órgão Regional Digital do Ano) e Expresso (Órgão de Comunicação Digital do Ano).

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