Impresa alia-se à Nova IMS para criar laboratório que combate desinformação com recurso à IA
Para além do Media & Analytics Lab, o protocolo de cooperação entre a Impresa e a Nova IMS pressupõe a criação de programas de formação para os colaboradores do grupo de media e o lançamento do primeiro curso nacional de jornalismo de dados, em outubro
Luis Batista Gonçalves
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
Media & Analytics Lab é o novo laboratório que pretende combater a desinformação com recurso à inteligência artificial (IA), formalizado no acordo de cooperação entre a Impresa e a Nova Information Management School (IMS), à margem da segunda edição do Data With Purpose Summit, a 21 de maio. A entrada em funcionamento do projeto também contempla o lançamento do primeiro curso nacional de jornalismo de dados no próximo ano letivo, em outubro, apurou o M&P.
Localizado nas instalações da Impresa, em Paço de Arcos, o laboratório recorre a soluções de ciência de dados para esclarecer os cidadãos, através de uma metodologia de análise ao jornalismo e à comunicação social, que pretende escrutinar a informação veiculada. A criação de programas de desenvolvimento profissional para os colaboradores do grupo de media, ministrados por especialistas da Nova IMS, também está contemplada no acordo.
“Numa era global onde as notícias falsas são vistas como uma ameaça séria às democracias, este laboratório equipa os nossos jornalistas com ferramentas de ciência de dados e IA, cruciais no combate à desinformação e na promoção de um jornalismo rigoroso e fundamentado”, justifica Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa. “A integração destas tecnologias nunca será uma ameaça ao trabalho dos jornalistas mas, sim, uma extensão da sua capacidade jornalística”, garante o CEO da Impresa.
A parceria serve também para identificar soluções para os principais desafios que se colocam atualmente aos media nacionais. Além dos novos hábitos de consumo, que a multitude de suportes e plataformas veio tornar mais difíceis de prever e de antecipar, Francisco Pedro Balsemão está também preocupado com a relação das camadas mais novas com a informação, um afastamento crescente que o Media & Analytics Lab já começou a estudar no âmbito do projeto Os Jovens e As Notícias.
“A capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados de forma eficiente é crucial num mundo onde os dados são produzidos a uma velocidade e volume sem precedentes. Além disso, estas tecnologias garantem uma verificação rápida e fidedigna da veracidade das informações, o que é fundamental na luta contra a desinformação, um dos grandes desafios do nosso tempo”, refere Miguel de Castro Neto, diretor da Nova IMS.