Decenio reforça ligação ao desporto e cria coleção com recurso a IA
A campanha publicitária dos trajes sociais da marca que veste os atletas nacionais nos próximos Jogos Olímpicos é criada e produzida internamente pela Decenio. O resultado final estará presente em fotos e vídeos nas redes sociais e nas lojas da marca. Estão também previstas iniciativas de amplificação da campanha, que foi fotografada em Paris
Luis Batista Gonçalves
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
Assim que aterra no Aeroporto de Paris-Orly, a comitiva portuguesa que ruma à capital francesa para fotografar a campanha publicitária da Decenio, que apresenta os trajes sociais que os atletas nacionais vão usar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, percebe que o calor tinha ficado em Lisboa.
A capital francesa pede agasalhos e tolerância ao vento, que não dá tréguas durante a sessão fotográfica no Port de la Bourdonnais, entre o rio Sena e a Torre Eiffel, despenteando por diversas vezes a judoca Joana Ramos, a atleta Susana Costa, o velejador João Rodrigues e o triatleta João Pedro Silva, os desportistas olímpicos que foram modelos por uma tarde para a campanha publicitária desenvolvida internamente pela Decenio.
As primeiras fotografias são tiradas em frente à instalação que assinala os dias, as horas, os minutos e os segundos que faltam para o arranque da cerimónia de abertura da competição. A contagem decrescente é assegurada pelo relógio da Omega instalado no local, que tem sido um dos mais fotografados pelos turistas que têm visitado Paris nos últimos 10 meses.
Muitos dos que passeiam pela margem do Sena a 8 de maio, apercebendo-se da azáfama de fotógrafos, produtores, maquilhadores e representantes da Decenio, do Comité Olímpico de Portugal (COP) e da Joma, marca espanhola que produz os equipamentos dos atletas nacionais nas provas, aproveitam para fotografar os desportistas.
Mesmo não sabendo de quem se trata, há quem peça para tirar selfies com os portugueses, enquanto Ricardo Jordão, administrador da Decenio, explica ao M&P o conceito que está na origem dos trajes que os atletas olímpicos vão usar na cerimónia de abertura, nos eventos oficiais e nas ocasiões informais da prova.
Algumas das propostas estéticas integram estampados com motivos que revisitam o grafismo do Lenço de Namorados, que é igualmente o tema da campanha publicitária. “Inspirámo-nos numa tradição bem portuguesa procurando passar uma mensagem de amor para o mundo”, refere.
Depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, é a segunda vez que a marca veste os atletas nacionais. Os novos trajes incorporam algumas das mensagens que os clientes deixaram aos desportistas no período que antecedeu a criação das peças, uma das primeiras iniciativas que a Decenio dinamizou para começar a promover a renovação da parceria.
“Recebemos uma média de 40 mensagens em cada uma das nossas 33 lojas, foram mais de mil”, revela Carolina Rodrigues, diretora de marketing da Decenio, entre as mudanças de roupa dos atletas, que, na produção fotográfica em Paris, são também acompanhados por dois modelos profissionais, Francisca Peres e Vasco Faustino.
Como só dispõe de três horas para fotografar a campanha, a equipa de styling da marca, constituída por Ricardo Balbino e Daniel Ribeiro não tem mãos a medir com as solicitações de Ricardo Lima, diretor de fotografia da campanha. O fotógrafo Miguel Oliveira e o videógrafo Diogo Almeida também correm contra o relógio para cumprir o plano definido.
Depois do Port de la Bourdonnais, a comitiva dirige-se para o sopé da Torre Eiffel, com os jardins do Champ de Mars a servirem de cenário à produção. As últimas imagens são tiradas numa das varandas do hotel Pullman Paris Tour Eiffel, localizado nas proximidades do Champions Park, recinto onde os fãs da competição poderão interagir com alguns dos atletas nas ativações de marcas que estão a ser planeadas.
As fotografias e os vídeos resultantes desta sessão vão integrar a campanha, que, além das lojas da marca e do YouTube, será divulgada em redes sociais como o Instagram, o TikTok, o Facebook e o Pinterest.
Ativações de verão em preparação
Em Portugal, à boleia dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Decenio também tem várias iniciativas promocionais previstas para amplificar a campanha que acaba de fotografar na capital francesa.
“No evento que assinalou a contagem decrescente para os 100 dias da prova, realizado a 17 de abril na Praça do Comércio, em Lisboa, tivemos um placard gigante onde as pessoas podiam deixar mensagens de amor. Nos meses de verão, teremos várias ativações que estão ainda a ser delineadas, algumas delas em parceria com o COP. Serão anunciadas nas nossas redes sociais”, adianta Carolina Rodrigues. “A nossa comunicação promocional é essencialmente digital, apesar de também a termos vindo a reforçar nas nossas lojas”, esclarece.
O marketing de influência, em que a Decenio tem trabalhado com influenciadoras como Mariana Machado e Carla Ascenção, tem sido outra das apostas, tal como o golfe. Depois de ter organizado o primeiro Torneio de Golfe Decenio Green em Vidago em 2023, a marca tem abertas inscrições para a segunda prova, que se realiza a 23 de junho, em Óbidos.
“É um desporto com características que se identificam com a nossa marca”, justifica Ricardo Jordão. Na ModaLisboa, em março, foi apresentada a coleção cápsula Decenio x Molnm, uma linha unissexo inspirada nesta modalidade, também denominada Club 14, integralmente produzida em Portugal.
Foi desenvolvida com recurso a inteligência artificial (IA), pela criadora Matilde Mariano, segunda classificada na edição inaugural da AI Fashion Week. “A IA foi uma ferramenta importante em termos de sustentabilidade porque gerou imagens com muita qualidade, que nos permitiram poupar no desenvolvimento das peças físicas”, revela Ricardo Jordão.
“Somos uma marca portuguesa com orgulho nas nossas raízes e, além de apoiar os nossos atletas, vamos continuar a apostar em colaborações com artistas portugueses”, assegura Carolina Rodrigues.
*o jornalista viajou a convite da Decenio
Lenço de Namorados inspira trajes olímpicos |