Audiências: TVI e Pay TV atingem valor mais elevado do ano em Maio
No quinto mês de 2024, o futebol volta a figurar entre os programas de televisão mais vistos, ocupando as quatro primeiras posições da tabela. A CMTV é o canal que registou maior aumento, reforçando assim a posição do canal por cabo mais visto pelos portugueses
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A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em maio, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, verificou um aumento de +1% face ao mês de abril. Entre os canais FTA, a TVI com uma quota de 16.0% (+0.6p.p. vs. abril 2024) reforça a liderança atingindo o valor mais elevado até ao momento. A SIC ficou na segunda posição, com uma quota de 14.1% (-0.1p.p. vs. abril 2024), seguida da RTP1 que com uma quota de 10.6% regista um crescimento de +0.3p.p. vs. abril 2024.
A transmissão da final da Taça de Portugal, na estação pública, teve impacto nas audiências do canal. A final e a entrega da taça foram os dois programas mais vistos do mês. Pelo segundo mês consecutivo, após em março terem registado a quota mais elevado desde que há registo, em maio os Outros voltam a verificar uma diminuição (-0.9p.p. vs. abril 2024), no entanto a quota continua superior ao de TVI e SIC. Em sentido contrário, a tipologia do PAY TV volta a verificar um novo crescimento (+0.2p.p. vs. abril) e atinge assim o valor mais elevado deste ano.
No mês de maio, a tipologia de PAY TV registou um crescimento de +0.2p.p. vs. abril de 2024, com a CMTV (+0.6p.p. vs. abril) a ser o canal que registou maior aumento, reforçando assim a posição do canal do cabo preferido dos portugueses. O acompanhamento ao segundo dos últimos jogos do campeonato nacional de futebol prendeu os telespetadores ao canal. Para além da CMTV, destaque para os canais Star Channel, Globo, SIC Mulher, Canal 11, Star Crime e TV Record, tendo todos eles verificado um crescimento de +0.1p.p. vs. abril.
Em maio, o top 3 de programas mais vistos voltou a ser novamente composto por jogos de futebol. A final da Taça de Portugal Placard entre o Porto e o Sporting, transmitida pela RTP1 foi o programa mais visto de mês e o mais visto do ano até ao momento. A final alcançou uma audiência média de 2 milhões e 144 mil telespetadores e uma quota de 49.0%. O pós-jogo, com as entrevistas aos protagonistas e entrega da taça ficou na segunda posição com uma audiência de 1 milhão 719 mil telespetadores e uma quota de 34.3%.
A completar o pódio, surgem os jogos das meias-finais da Liga dos Campeões, transmitidos pela TVI. O Real Madrid x Bayern Munich e o Dortmund x PSG registaram uma audiência média de 1 milhão e 208 mil telespetadores, o que representou uma quota de 24.9%. Se retirarmos os jogos de futebol, podemos verificar que o Big Brother ocupa as primeiras três posições com o programa Big Brother – O Duelo a ser o mais visto com uma audiência média de 1 milhão e 79 mil telespetadores e uma quota de 25.1%.
No que toca às audiências por período horário, no mês de maio, a SIC mantém a liderança durante o período do almoço com uma quota de 21.1%. A TVI mantém a liderança no segundo prime-time (22h30-24h00) e no late night (00h-02h30) com uma quota de 17.8% e 17.2%, respetivamente. Depois de no mês passado ter subido à liderança nos períodos da manhã e do pré-prime, a TVI consegue manter a liderança nestes dois períodos.
Em maio, a TVI sobe à liderança durante o período do primeiro prime-time (20h-22h30) com uma quota de 17.9% vs. os 16.1% da SIC. Com esta subida TVI lidera agora em praticamente todos os períodos com exceção do período do almoço que perde para a SIC.
Initiative – IPG Mediabrands