Edição digital
PUB
Marketing

Chefs que são marcas fora da cozinha

São figuras públicas que extravasam o nicho da alta gastronomia, em programas de televisão, escrita de livros e outros projetos pessoais que os tornam marcas em nome próprio. José Avillez e Ljubomir Stanisic não se assumem como marcas com uma intenção estratégica, mas fazem um caminho que os posiciona como mais do que chefs

Catarina Nunes
Marketing

Chefs que são marcas fora da cozinha

São figuras públicas que extravasam o nicho da alta gastronomia, em programas de televisão, escrita de livros e outros projetos pessoais que os tornam marcas em nome próprio. José Avillez e Ljubomir Stanisic não se assumem como marcas com uma intenção estratégica, mas fazem um caminho que os posiciona como mais do que chefs

Catarina Nunes
Sobre o autor
Catarina Nunes
Artigos relacionados
McDonald’s perde uso exclusivo da marca Big Mac
Marketing
“Se os criadores digitais se tornam marcas, por que não tornar as marcas criadoras de conteúdos?”
Marketing
Portugália apresenta nova imagem assinada por Farelo Studio e Luís Mileu Studio
Marketing
Porto Business School renova currículo de marketing e promove webinar sobre IA
Marketing
Netsonda investe €100 mil em inovação tecnológica
Marketing

José Avillez e Ljubomir Stanisic são os mais recentes chefs com estrelas Michelin que estão a desenvolver projetos para lá da cozinha, num caminho que não é novo para ambos. José Avillez é o protagonista da campanha publicitária da Xiaomi, enquanto Ljubomir Stanisic acaba de lançar a marca Mestiço, com dez vinhos em parceria com três produtores nacionais, e prepara o arranque das filmagens de um programa para a SIC, desta vez relacionado com hotéis.

Nenhum dos dois se assume deliberadamente como uma marca estruturada com uma intenção estratégica e ambos escusam-se a quantificar o peso dos projetos paralelos face à faturação dos restaurantes. A ligação a outras marcas e o desenvolvimento de projetos em nome pessoal são antes uma consequência de oportunidades que vão surgindo, alinhadas com os seus valores e personalidades.

José Avillez, que tem duas estrelas Michelin no Belcanto, uma no Encanto e outra no Tasca, no hotel Mandarin Oriental Jumerai, no Dubai, regressa à publicidade. Depois de já se ter associado à Super Bock, Moulinex, Milaneza, Uber Eats e Riberalves, desta vez protagoniza o vídeo para internet, que promove a nova gama de telemóveis Xiaomi 14.

O spot, apresentado a 29 de maio, reflete o making-of do projeto ‘Comer com os Olhos’, que parte de uma investigação da Universidade de Valência que indica a influência direta do estímulo visual na experiência gastronómica.

O resultado são quatro fotografias, captadas em Lisboa pelo fotógrafo espanhol Javier Corso, que refletem a alma da cidade e são inspiradas em quatro propostas gastronómicas de José Avillez.

A base científica da campanha e o interesse da Xiaomi pelo conhecimento são as justificações de José Avillez para ser o rosto do projeto. “Depois, como gosto muito de fotografia, fiquei interessado no desafio e gostei de perceber que havia um lado artístico e cultural, bem como a intenção de saber mais sobre Lisboa e a sua identidade”, refere em declarações ao M&P, acrescentando que gosta de colaborar com marcas às quais reconhece qualidade.

Neste momento mantém apenas a ligação à Super Bock, mas está sempre disponível para este tipo de projetos. “A colaboração com uma marca de que se gosta é sempre interessante e é um momento de aprendizagem, ficamos sempre a saber mais e, por vezes, há a oportunidade de conhecer os bastidores”, justifica.

Fazer campanhas publicitárias não é uma coisa em que Ljubomir Stanisic pense, apesar de não ser contra, desde que seja algo em que acredite e exista noção e lealdade. No passado fez parcerias, como por exemplo com a Smeg, mas nunca fez campanhas publicitárias.

“Fazer por fazer, apenas pelo dinheiro, não me faz sentido. Se existir um lado social associado, um apoio a associações, melhor ainda. Vivemos uma situação social muito complicada, se puder ajudar estou sempre disponível”, revela o chef que detém uma estrela Michelin no 100 Maneiras.

Conta, no entanto, com o apoio de marcas ligadas à cozinha e à restauração, como a Le Creuset, a Villacer e a Delta, para a qual já criou lotes de café especiais para o 100 Maneiras e desenvolveu cápsulas para a Delta Q. Além dos eletrodomésticos domésticos Smeg, tem uma parceria com as motas da Ducati, uma das suas paixões.

As prioridades de Ljubomir Stanisic, agora, são o novo programa na SIC dedicado à hotelaria e a nova marca de vinhos Mestiço, que apresentou há duas semanas, com a Adega Monte Branco, a Mateus Nicolau de Almeida e a Niepoort, e que tenciona alargar a bebidas espirituosas e cervejas.

A denominação Mestiço reflete a mistura das características dos parceiros envolvidos e cada vinho tem uma subdenominação (Viçoso, Atrevido, Perigoso e Amoroso, entre outros), num trabalho de arquitetura de marca de Dina Camacho e Gil Correia, e textos de Mónica Franco, mulher de Ljubomir Stanisic, que é também responsável pela escrita dos projetos audiovisuais e dos livros com o marido.

Outro dos projetos na calha é o desenvolvimento de uma linha de facas, desenhadas por Ljubomir Stanisic e pequenos cutileiros, como Telmo Roque com quem já trabalha. “Produzimos juntos a faca de mato, à venda na minha loja online, onde usamos madeiras reaproveitadas de incêndios”, refere ao M&P.

As sinergias criadas com as respetivas mulheres são outro aspeto que os dois chefs têm em comum. Aliás, um dos mais recentes projetos de José Avillez, a Casa Nossa, é planeado e construído em conjunto com Sofia Ulrich, com quem está casado há nove anos.

“É um projeto assumidamente com a minha assinatura. O logotipo inclui o meu nome, o website é casanossajosevalliez.pt, e o nome foi escolhido pelo nosso envolvimento em cada detalhe”, explica José Avillez, referindo-se ao alojamento com 10 quartos, serviço de hotel e refeições, que têm desde 2023 no Alentejo, junto ao Alqueva.

A hotelaria não é, no entanto, uma área que queira expandir. “Para já, estamos a aprender, é uma área interessante e nova para nós. Quanto ao futuro, veremos”, diz José Avillez, que neste momento está a preparar um novo livro de receitas, a convite de uma editora espanhola, além de se dedicar à consolidação dos 11 restaurantes em Portugal e os dois no estrangeiro (Dubai e Macau), que detém.

Lá fora tem parcerias com os dois hotéis de luxo onde os seus restaurantes estão instalados, o Mandarin Oriental no Dubai e do The Karl Lagerfeld em Macau, mas não revela se pretende desenvolver este tipo de formato.

Questionado sobre a intenção de construir uma marca com o seu nome, José Avillez avança que neste momento tem os vinhos JA, em parceria com a Quinta do Monte D’Oiro, e os vinhos Niepoort José Avillez.

“Ao longo dos anos, a questão do desenvolvimento de produtos com o nome José Avillez foi surgindo, no entanto a prioridade têm sido os restaurantes. Vamos ver como tudo evolui e se virá a fazer sentido desenvolver mais”, revela.

Além dos vinhos, José Avillez tem diversificado de forma consistente para a área dos livros, programas de televisão e de rádio, por gostar de comunicar, ensinar e partilhar o gosto pela cozinha.

 

Ljubomir Stanisic tem uma marca própria materializada num logotipo que leva o seu nome e comercializada numa loja de comércio eletrónico, através das quais desenvolve os projetos paralelos à restauração. O logotipo é representado por uns cornos, omnipresentes nos seus três restaurantes, por serem uma imagem que o acompanha há muito.

“Em criança tive um sonho que me marcou, em que estava sempre a fugir de um touro. Uma das primeiras esculturas que fiz foi através da recuperação do esqueleto de um boi. A força do touro, a ideia de agarrar a vida de frente, pelos cornos, sem medo, é algo com que me identifico muito. Quando pedi ao ‘cromo’ artista e grande amigo Vasco Branco para pensar numa imagem para me representar, foi assim que ele a viu, na mouche”, recorda Ljubomir Stanisic.

O site lançado em 2020 surge, por seu lado, da necessidade de agregar os produtos que até então já tinha criado sob o seu nome. “Custa-me chamar-lhe uma marca, embora o seja efetivamente. Prefiro pensar no meu nome como uma assinatura, uma marca de uma certa irreverência e garantia de qualidade, porque o principal objetivo é fazer produtos bons, sempre que possível made in Portugal, e que espelhem a minha personalidade”, considera o chef do 100 Maneiras.

Jalecas, o livro Bistromania e o rum Refugees são os produtos com marca própria que mais vende e que estão disponíveis no site ljubomirstanisic.pt.

“Crio sempre de forma muito egoísta, para mim. Crio os produtos que quero usar e consumir, com as pessoas com quem me dá pica trabalhar. Já existem tantas coisas chatas na vida, não quero nunca que isto seja um frete. Divirto-me muito a desenvolver as ideias, a concretizar os projetos e a testar protótipos. Quando deixar de ser assim, deixo de criar”, conta o chef do 100 Maneiras, revelando que tenta ser o mais sustentável possível em tudo o que faz, sem entrar em extremos.

Começando nos restaurantes que detém, onde trabalha com as hortícolas orgânicas da Horta da Graça, em Sintra, até à loja online, onde opta por parceiros que também tenham estas preocupações.

“As nossas t-shirts são todas produzidas em Portugal, em algodão orgânico ou reciclado, e também temos essa atenção nos materiais de expedição, por exemplo. Em primeiro lugar, pela conservação do meio ambiente e do planeta, e também para meu bem e dos meus”, justifica.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Media

Impresa une-se à Mediaprobe para expandir métricas que disponibiliza aos anunciantes

O acordo estabelecido entre as duas entidades permite à Impresa passar a fornecer às marcas indicadores emocionais dos consumidores impactados no momento em que são confrontados com os anúncios, permitindo-lhes otimizar os investimentos em publicidade e marketing

A Impresa e a Mediaprobe, empresa especialista em medição do impacto emocional de conteúdos através de dados biométricos, estabeleceram uma parceria para aumentar e aprofundar os dados sobre o desempenho das campanhas publicitárias que fornecem aos anunciantes, passando a disponibilizar-lhes indicadores emocionais dos consumidores impactados no momento em que são confrontados com os anúncios. “Pela primeira vez, a medição vai além da contagem dos olhos, disponibilizando métricas que permitem a compreensão e a ativação com base no impacto emocional dos conteúdos nos consumidores”, informa o grupo de media em comunicado.

O acordo assinado tem a ambição de melhorar o futuro das métricas de desempenho publicitário, “elevando os padrões de medição de conteúdos media em território nacional”, refere o documento. “Os anunciantes reconhecem a importância de ter acesso a métricas que lhes assegurem que os seus investimentos são colocados em conteúdos de qualidade, e que o impacto da publicidade, quer em breaks quer sob a forma de branded content, é otimizado”, justifica Pedro Almeida, CEO da Mediaprobe.

Depois de ter estabelecido uma parceria com a Nova IMS, a Impresa volta a associar-se a outra entidade para se diferenciar. “Estamos do lado dos anunciantes para que tenham cada vez mais eficácia a chegar aos seus consumidores e ao público que querem atingir. Por isso, é com entusiasmo que iniciamos esta parceria, que nos permitirá elevar o padrão de medição de media no nosso mercado. Os anunciantes poderão tomar decisões com mais e melhor informação e um sentido estratégico mais apurado, assegurando que as suas campanhas publicitárias têm os melhores resultados possíveis”, garante Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Vitacress lança nova assinatura em campanha da McCann Lisboa, On Spot Net, Souza Filmes e Upstairs (com vídeo)

“Folhas que respiram e inspiram” é o novo mote que a marca do Grupo RAR assume no mercado português. Além da campanha, a nova assinatura é promovida através de um passatempo que oferece viagens de helicóptero e fins de semana no Craveiral Farmhouse, no Alentejo

A Vitacress tem uma nova assinatura, “Folhas que respiram e inspiram”, um conceito que está a ser promovido através de uma campanha multimeios que resulta de uma colaboração entre a marca alimentar do Grupo RAR, a agência publicitária McCann Lisboa, a agência de marketing On Spot Net, a produtora audiovisual Souza Filmes e o estúdio de design Upstairs, apurou o M&P. O planeamento de meios da comunicação publicitária, que decorre de 17 de junho e 31 de agosto, está a cargo da Initiative.

“A campanha e o novo mote vão estar refletidos no ponto de venda, através de faixas promocionais e de uma imagem mais moderna das embalagens. Além disso, serão difundidos em rádio, em múpis, no digital e no website oficial da marca, assegurando uma vasta cobertura com vista ao envolvimento do público”, informa a Vitacress em comunicado de imprensa.

Para além dos filmes publicitários que integram a ação promocional, a insígnia está também a dar a conhecer a nova assinatura através de um passatempo que oferece viagens de helicóptero e fins de semana no Craveiral Farmhouse, no Alentejo. “Com esta promoção e o nosso novo mote, reforçamos o elo entre a natureza e o consumidor, proporcionando não apenas produtos de qualidade superior, mas também experiências”, refere Nuno Crispim, diretor de marketing da Vitacress.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Marketing

Marcos Rocha é o novo gestor de contas da Mohit

O profissional (na foto) já integrou as equipas das agências Ellephant e Adagietto, nas áreas de media social, relações públicas, agenciamento e produção de eventos. Reforçar o departamento de agenciamento e expandir o marketing de influência da Mohit é o objetivo da contratação

Marcos Rocha é o novo gestor de contas da Mohit Entertainment, agência especializada em agenciamento, gestão de carreira, marketing digital e marketing de influência. Com cerca de oito anos de experiência, o profissional junta-se à Mohit com o objetivo de reforçar o departamento de agenciamento e expandir a área de marketing de influência.

“É um privilégio integrar a equipa incrível da Mohit. Há alguns anos que acompanho de perto o trabalho e estou muito motivado em poder fazer parte do seu crescimento. Ter a oportunidade de trazer todo o meu ‘know-how’, desenvolver estratégias e pensar de forma 360º a comunicação dos clientes do universo da Mohit é muito desafiante”, afirma em comunicado de imprensa Marcos Rocha.

Formado em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, o profissional já integrou as equipas das agências Ellephant e Adagietto, nas áreas de media social, relações públicas, agenciamento e produção de eventos. Nos últimos dois anos foi responsável pelo departamento de marketing de influência da Adagietto, onde colaborou com a L’Oréal, Unibanco, Banco BiG, marcas da Sonae, BMW, IKEA, H&M, Uriage, Zippy, Grupo Capricciosa e Nobre.

Fábio Batista, sócio da Mohit, explica que com o crescimento do volume de negócio da agência houve necessidade de ir ao mercado contratar um profissional com uma ambição e visão comuns à Mohit. “Cada vez mais a área de marketing de influência tem sido uma aposta por parte das marcas e queremos evoluir nesta área da comunicação. Este é um passo a olhar para o futuro, de reforço da nossa oferta de serviços e de compromisso com os nossos agenciados e clientes em fazer mais e melhor”, refere Fábio Batista.

A Mohit é responsável pelo agenciamento e gestão dos influenciadores e criadores de conteúdos digitais Bernardo Almeida, Lucas With Strangers, Miguel Paraíso, Owhana, Miguel Magalhães e do músico Miguel Carmona. Os festivais La Punta e Sudoeste são as mais recentes entradas nas áreas de gestão de redes sociais e ativações de marca, e, respetivamente, de marketing de influência.

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Cannes Lions

Cannes Lions 2024 Dia 2: Conheça os vencedores dos Grandes Prémios (com vídeos)

Os Grandes Prémios de Design, Digital Craft, Entertainment, Entertainment Lions for Gaming, Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Sport, Film Craft e Industry Craft já são conhecidos

A 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a decorrer até 21 de junho, continua a acrescentar nomes à lista de vencedores de Grandes Prémios, depois de um primeiro dia que distinguiu os melhores trabalhos nas categorias de Health & Wellness, Health for Good, Print & Publishing, Radio & Audio, Outdoor e Pharma.

Na noite de 18 de junho, segundo dia do festival, foi entregue uma nova leva de Grandes Prémios. Na categoria de Design, a agência Circus Grey foi premiada com o ‘Sightwalks’ para a Cemento Sol, fabricante de cimentos e pavimentos, que realça a importância para os invisuais de marcas nos pavimentos dos passeios. O projeto dá a conhecer a iniciativa da empresa que disponibiliza placas informativas acessíveis com símbolos identificadores de estabelecimentos comerciais, restaurantes, cabeleireiros, hospitais e paragens de autocarros.

Na categoria Digital Craft, a distinguida com o Grande Prémio foi a ‘Spreadbeats’, campanha da FCB New York para o Spotify protagonizada por uma célula de Excel verde. O filme publicitário, gráfico e musical, arranca com o programa informático em preto e branco e vai ganhando cor à medida que vai transmitindo uma mensagem de alegria e diversão.

A ‘We Are Ayenda’, campanha que a Creative X, a Palo Alto e a Modern Arts conceberam para o WhatsApp, é a vencedora do Grande Prémio na categoria de Entertainment. Realizado pela canadiana Amber Fares, o minidocumentário parte de uma história verdadeira para mostrar a fuga da equipa feminina da seleção juvenil de futebol do Afeganistão. Após a chegada dos talibã ao poder em 2021, as jogadoras tiveram de abandonar o país para não serem presas.

Na categoria de Entertainment Lions for Gaming, o Grande Prémio foi para a McCann London, com o trabalho ‘The Everyday Tactician’, para a Xbox. Protagonizada por Nathan Owolabi, a série digital mostra o jogador de Football Manager, que ficou conhecido por ter sido contratado pelo clube inglês Bromley para orientar a equipa, a revelar as táticas de futebol que usou para levar a competir na Liga de Futebol Inglesa pela primeira vez em 132 anos.

A agência brasileira AlmapBBDO conquistou o Grande Prémio na categoria de Entertainment Lions for Music, com a campanha ‘Errata at 88’ criada para a Diageo. O anúncio arranca a preto e branco, em 1962, e homenageia Alaíde Costa, cantora e compositora brasileira que figura entre os percussores da bossa nova, recordando o impulso que o patrocínio da Johnnie Walker deu à carreira da artista de 88 anos.

Na categoria Entertainment Lions for Sport, o Grande Prémio foi para a campanha ‘Women’s Football’, encomendada pela empresa de telecomunicações francesa Orange à Marcel. O anúncio televisivo, que pretende combater estigmas e preconceitos, tornou-se viral à medida que os que o foram vendo foram percebendo que as jogadas em campo não pertenciam aos jogadores da seleção masculina de futebol francesa mas, sim, a duas jogadoras da seleção feminina, Delphine Cascarino e Sakina Karchaoui.

‘The Square Meter’, campanha que a Heimat TBWA desenvolveu para a Hornbach, ganhou o Grande Prémio na categoria Film Craft. O filme mostra o quotidiano de um grupo de moradores que vive num prédio com divisões minúsculas, realçando a importância que os espaços todos têm para aqueles que os habitam.

Na categoria Industry Craft, o Grande Prémio foi atribuído à Scholz & Friends pela campanha ‘The 100th Edition’, para o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung. A protagonista é uma idosa judia (na foto no topo), que foi fotografada por Wim Wenders no Memorial do Holocausto, em Berlim. O anúncio que suporta o filme publicitário da campanha foi divulgado a 27 de janeiro de 2024, para assinalar o aniversário da libertação de Auschwitz, onde a protagonista do anúncio esteve detida.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

Audiências Euro 2024: Transmissão Portugal x Chéquia dá à SIC 62,8% de quota

Primeiro jogo da seleção nacional impacta nas audiências da SIC, que com a transmissão da partida liderou no total do dia, com 26,6% de share, seguida da TVI (13,3%) e da RTP1 (8,5%)

Dia 18 de junho de 2024 fica marcado pela estreia de Portugal no Euro 2024. A equipa das quinas entrou a vencer no europeu, com uma vitória por 2-1 frente à Chéquia. Uma vitória arrancada a ferros, com o golo da vitória a surgir já no tempo de compensação, pelo “espalha-brasas” Francisco Conceição.

Com transmissão na SIC, a primeira do canal neste Europeu, o jogo foi visto por um total de 5,3 milhões de portugueses, correspondendo a uma audiência média de 3,4 milhões de telespetadores e a um share de 62,8%. O encontro, que também teve transmissão na Sport TV, foi visto por um total de 336 mil telespetadores no canal de subscrição, a que correspondeu uma audiência média de 201 mil telespetadores e um share de 3,7%.

O primeiro jogo da seleção nacional no Euro 2024 teve um forte impacto nas audiências da SIC, que graças à transmissão da partida, liderou no total do dia com um share de 26,6%, seguida da TVI com 13,3% de share e da RTP1 com 8,5% de share. Destaque ainda para a Sport TV, que com um share de 1,6% no total do dia, foi o quarto canal de ‘pay-tv’ mais visto do dia, ficando atrás apenas dos canais de informação CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias.

Primeiro jogo de Portugal no Euro 2024 mais visto do que primeiro jogo do Mundial 2022 e Euro 2020

O jogo de estreia de Portugal no Euro 2024, quando comparado com os primeiros jogos das duas últimas competições (Mundial de 2022 e Euro 2020), foi o mais visto em canal aberto. Verificou-se uma audiência média de 3,4 milhões de telespetadores (+51% do que o primeiro jogo de Portugal no Mundial frente ao Gana).

A nível de share, o jogo de terça-feira foi o que verificou um share mais baixo, ainda assim superior a 62%. Importa referir que os jogos Hungria x Portugal, do Euro 2020 e o Portugal x Gana, do Mundial de 2022, registaram valores mais elevados de share, devido ao horário de transmissão dos jogos que se realizaram durante o horário laboral. Ou seja, menos pessoas viram os jogos Hungria x Portugal e Portugal x Gana, mas entre as pessoas que estavam a ver televisão a percentagem de pessoas que estava a acompanhar o jogo foi superior.

Portugal X Chéquia com pico máximo de 3,8 milhões de telespetadores

O jogo de Portugal contra a Chéquia registou uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão. Os golos só surgiram na segunda parte, sendo esta a que registou maiores níveis de audiência. Provod abriu o marcador a favor da Chéquia às 21h19, provocando a primeira subida nas audiências.

Depois de uma ligeira diminuição das audiências, às 21h27, com o golo do empate de Portugal, voltou a verificar-se um novo crescimento da audiência. Às 21h44 voltou a registar-se um crescimento das audiências com o golo anulado a Diogo Jota, que deixou os portugueses em suspense à espera da intervenção do vídeo-árbitro.

Cinco minutos mais tarde, às 21h49, no segundo golo de Portugal apontado por Francisco Conceição, verificou-se um novo crescimento da audiência, tendo sido neste momento que se verificou a audiência máxima do programa.

Perfil jogos vs população: Portugal X Chéquia na SIC

Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela SIC, o Portugal x Chéquia registou uma maior afinidade junto de um público masculino, de faixas etárias mais jovens (+45 anos) e classes sociais médias (B e C).

Os jogos da seleção nacional apresentam um perfil mais transversal do que os jogos do Europeu em que Portugal não participa. Nos jogos da seleção nacional verifica-se uma menor diferença entre homens e mulheres e uma maior afinidade junto de faixas etárias mais jovens.

 

Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport –
Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Digital

Há uma nova rede social portuguesa para idosos

Socialização, entretenimento e navegação na internet são algumas das funcionalidades da plataforma (na foto) da startup portuguesa Sioslife, que pretende combater o isolamento social na terceira idade e está disponível para os utentes de cerca de 600 instituições

A startup Sioslife lança a primeira rede social para idosos em Portugal, que  já conta com mais de 16 mil utilizadores, dirigida a quem se encontra em instituições de cuidados para a terceira idade ou autónomo em casa. Disponível a partir de 19 de junho, a plataforma permite que a população sénior faça novas amizades e comunique entre si, através de chamadas, videochamadas e partilha de conteúdos, entre outras funcionalidades.

“Esta é uma rede social dedicada exclusivamente às pessoas mais velhas e tem como objetivo combater o isolamento social, um dos principais problemas associados ao envelhecimento. É uma rede social completamente diferente daquilo que conhecemos e destaca-se pela interface de utilização super simples. Com dois ou três toques no ecrã é possível encontrar amigos na comunidade e estabelecer uma relação de amizade, com apenas mais um toque inicia-se uma videochamada e o dia destas pessoas muda por completo”, explica em comunicado de imprensa Jorge Oliveira, CEO e fundador da Sioslife.

Com a mesma denominação da empresa que a criou, Sioslife, esta rede social pode ser acedida em exclusivo através dos sistemas interativos de inclusão digital da Sioslife (tablets e computadores), presentes em cerca de 600 instituições em Portugal, mas também em Espanha e no Brasil. Tem como base a solução tecnológica da ageTech, de Braga, que em 2023 levantou €2,3 milhões numa ronda de capital. A solução tecnológica facilita o contacto e a partilha de dados entre utentes, profissionais e cuidadores das instituições envolvidas. Socialização, entretenimento e navegação na internet são algumas das funcionalidades disponíveis, adaptadas de forma segura para pessoas com menor literacia digital.

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Digital

Incubeta compra empresa de análise de marketing Persuasion Technologies

A integração da empresa malaia permite à Incubeta oferecer informações mais abrangentes sobre o comportamento do consumidor e o desempenho das campanhas, habilitando os clientes das duas empresas a alcançar resultados de marketing otimizados

A Incubeta, empresa que desenvolve, comercializa e implementa soluções de marketing digital, anunciou a aquisição da Persuasion Technologies, companhia tecnológica sediada na Malásia. Apesar de a nova marca Persuasion by Incubeta já estar a ser usada, a conclusão do negócio ainda está, todavia, sujeita a aprovação por parte das entidades reguladoras, um processo de validação burocrática que ainda decorre.

Fundada em 2010, a Persuasion Technologies, que é um dos parceiros certificados do Google Cloud Platform (GCP) na região da Ásia-Pacífico, é especializada em análises de marketing. A integração da Persuasion Technologies permite à Incubeta oferecer informações mais abrangentes sobre o comportamento do consumidor e o desempenho das campanhas, habilitando os clientes das duas empresas a alcançar resultados de marketing otimizados com maior precisão e eficiência.

“Esta fusão estratégica melhora significativamente as nossas capacidades de aproveitar as análises avançadas e a tecnologia em ‘cloud’ para redefinir a eficácia de marketing e a otimização de campanhas”, informa a Incubeta em comunicado de imprensa, acrescentando que “a aquisição contribui para que a empresa amplie os seus serviços de cloud marketing e de inteligência artificial”.

Responsável por impulsionar o ROI e as análises de marketing para mais de 500 empresas, a Persuasion Technologies desenvolveu o seu próprio ‘data warehouse’ de marketing e clientes, o Datalaksa, um serviço de análise de dados, criação de painéis e automação de marketing. “A Persuasion by Incubeta terá acesso ao leque completo de serviços e soluções da Incubeta, incluindo a Seamless Technology, permitindo-lhe oferecer aos clientes um pacote completo de marketing digital”, refere o comunicado.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Cannes Lions

Dentsu Creative é finalista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (com vídeo)

O projeto ‘Improbable Housemates’ (‘Dá Espaço À Partilha’), para a Meo, já tinha chegado à ‘shortlist’ na categoria de Direct, em Consumer Services/Business to Business e Single Market Campaign, mas sem ser premiado

Catarina Nunes

O ‘Improbable Housemates’ da Dentsu Creative está na ‘shortlist’ do Cannes Lions 2024, na categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Cidades e Comunidades Sustentáveis), com o website para a Meo que junta jovens estudantes à procura de casa com idosos que vivem sozinhos e procuram companhia.

Esta plataforma deu origem a uma campanha de Natal, com um filme realizado por Marco Martins. O projeto, em português ‘Dá Espaço À Partilha’, que é agora candidato a Leão em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, já tinha chegado à ‘shortlist’ do festival de Cannes na categoria de Direct, em Consumer Services/Business to Business e Single Market Campaign, mas sem ser premiado.

 

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

Mais artigos

NetAudience: TVI reforça liderança e aumenta vantagem em relação à SIC

O Ranking NetAudience de Entidades da Marktest volta a ser liderado pela TVI em maio, com uma diferença ainda maior em relação à SIC, que ocupa o segundo lugar da tabela. O Ranking NetAudience de Redes da Marktest é dominado pela Nónio, com um alcance de 62,4%, mais 0,6% face ao mês anterior

Em maio, a TVI não só voltou a liderar o ranking netAudience de Entidades da Marktest, com um alcance de 37,4%, como quase duplicou a diferença em relação à SIC, que ocupa novamente o segundo lugar, com 33,5%. Em abril, a diferença tinha sido de 2,2%. Em maio, atingiu os 3,9%. Os dois canais estão separados por 331.575 utilizadores, uma vez que as plataformas digitais do canal da Media Capital registaram um alcance de 3.212.649 indivíduos e as da estação da Impresa chegaram a 2.881.074 consumidores.

O terceiro lugar da tabela de audiências de meios na internet é ocupado pelo Correio da Manhã, com um share de 33,4% e 2.866.317 leitores, revelam os dados auditados, divulgados agora pela Marktest. Em comparação com o mês anterior, o título da Medialivre caiu 0,2% e perdeu 20.631 leitores.

Em quarto lugar, figura o JN, com 31,7%, à frente da NiT, que perde uma posição e desce para quinto, com 28,7%, apesar de ter crescido 1,4% face a abril. A sexta posição é ocupada pelo Expresso, com 28,4%. O Observador mantém-se em sétimo lugar, com 24,4%, a mesma percentagem conseguida pela Flash, que figura na oitava posição. O nono lugar do ranking, que a Marktest apresenta mensalmente desde maio de 2019 com os números relativos ao alcance agregado dos títulos das entidades subscritoras com tráfego na internet auditado, é novamente ocupado pelo OLX, com 22,9%.

Com 19,1%, a RTP, que regressa à tabela, fecha o top 10, ocupando o lugar que em abril pertenceu ao Diário de Notícias, que desce para a 11ª posição, com 18,7%. A empresa pública de rádio e televisão conquistou 1.644.175 leitores, mais 35.413 do que o jornal do Global Media Group.

 

 

No que diz respeito ao ranking netAudience de Redes da Marktest referente a maio, a Nónio domina com um alcance multiplataforma de 62,4%, mais 0,6% face a abril, correspondente a 5.362.617 indivíduos. A segunda posição é ocupada pela Media Capital, com 48% e 4.123.004 pessoas alcançadas. Em terceiro surge a Medialivre, com 44,4%, mais 0,2% do que a Impresa, que figura em quarto lugar com 44,2%.

Estão separadas apenas por 14.338 indivíduos, dado que a rede da antiga Cofina terminou o mês com 3.810.697 utilizadores e a da dona da SIC com 3.689.629. O Global Media Group volta a fechar o top 5 deste ranking, com 41,7%, um aumento de 1,2% em comparação com abril.

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

VML faz campanha para nova assinatura global do Santander (com vídeo)

Com produção da Garage, a campanha multimeios abrange televisão, exterior, display e redes sociais, além dos canais próprios do Santander, e estará no ar até agosto

‘Começa Agora’ é a nova assinatura global do Santander, desenvolvida em conjunto com todos os países onde o banco tem operações, que está a ser lançada com uma campanha criada pela VML e produzida pela Garage Films. O primeiro dos dois vídeos vai para o ar a 18 de junho, ao qual se seguirá o segundo em julho.

“A campanha tem dois temas principais, habitação e educação, que têm uma relevância na sociedade e pretendemos  mostrar o nosso papel e impacto”, refere um porta-voz do Santander, em declarações ao M&P.

O conceito criativo baseia-se na premissa de que a vida é feita de mudanças e que cada um decide o quê, quando e como o quer fazer. O Santander apresenta-se como o banco que está disponível para materializar esses desejos e projetos, mesmo quando parecem difíceis de alcançar. Desta forma, o Santander posiciona-se como um banco próximo das pessoas e a campanha irá abordar temas como empreendedorismo, transição energética (na foto), empoderamento financeiro e literacia financeira.

A campanha multimeios abrange televisão, exterior, display e redes sociais, além dos canais próprios do Santander.

 

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.