Pinterest anuncia formatos publicitários baseados em IA
O lançamento do Performance+, ferramentas que automatizam o processo de criação de campanhas e aumentam o desempenho através de IA, é outra das novidades. Os novos formatos publicitários estão, por agora, reservados a um grupo selecionado de marcas, como a Nike e a Wayfair

Daniel Monteiro Rahman
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
O Pinterest lançou o Pinterest Ad Labs, novo programa destinado a marcas selecionadas, como a Nike e a Wayfair, para testarem protótipos de novas ferramentas criativas e de anúncios. A criação de fundos para produtos, baseados nas preferências de compra dos utilizadores, e o aproveitamento das ‘Colagens’ do Pinterest (que permitem aos anunciantes recortar imagens) como formatos de anúncios são algumas das funcionalidades.
Com a nova funcionalidade de criação de fundos personalizados, as marcas podem agora tornar as publicações de anúncios mais atraentes aos utilizadores. Se um utilizador demonstrar uma tendência para um determinado estilo visual, a funcionalidade será capaz de fazer corresponder esse estilo ao fundo de um produto anunciado. O modelo de texto-imagem do Pinterest analisa o conteúdo publicado nos ‘mood boards’ do utilizador e, em seguida, utiliza esses dados para criar fundos que se adequem aos interesses do utilizador, fornecendo, por exemplo, mais contexto sobre a forma como o produto pode encaixar nos planos de design do utilizador.
Com a nova funcionalidade ‘Colagens’, que através de uma tecnologia de edição de imagens baseada em IA já permitia aos utilizadores recortarem produtos das publicações e adicioná-los a um ‘mood board’ personalizado, os anunciantes podem agora criar as próprias colagens e promovê-las num formato de anúncio interativo para os utilizadores. Os produtos promovidos em colagens vão poder ser comprados diretamente através da publicação, para simplificar a pesquisa e a compra ao utilizador.
Para além do Ad Labs e dos novos formatos publicitários, o Pinterest anuncia ainda o lançamento do Performance+, um conjunto de ferramentas que se destinam a automatizar o processo de criação de campanhas e a aumentar o seu desempenho através de IA. Para esta novidade, o Pinterest estabeleceu uma parceria com a empresa de software DoubleVerify, para proporcionar aos profissionais de marketing uma melhor capacidade de medir a segurança e a qualidade das campanhas no Pinterest.