A grandeza de um conceito assente numa aparente simplicidade (com vídeos)
Na rubrica Como É Que Não Me Lembrei Disto? do M&P, a campanha Find Your Greatness, da Wieden+Kennedy Portland para a Nike, é a que Tiago Varino gostaria de ter feito. A Olhó Picolero, para a Solero, é a que o diretor criativo da WYcreative mais gostou de fazer
Catarina Nunes
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Qual é a campanha que gostaria de ter feito?
A campanha para a Nike, Find Your Greatness.
Quais são as razões dessa escolha?
A grandeza de um conceito assente numa aparente simplicidade. Este equilíbrio é algo genialmente intemporal. Mas, acima de tudo, tem uma verdade, algo que é transversal à idade, género ou religião. Através de um copy extremamente bem escrito, palavra a palavra, esta campanha como um todo, diz-nos que todos podemos tudo. Cada um de nós, atleta ou não, pode encontrar a sua própria grandeza. Basta acreditarmos.
O que é que lhe chamou mais a atenção, o texto, a imagem, o protagonista ou outro aspeto da campanha? Porquê?
Quando uma campanha precisa de muita pós-produção, grandes atores e efeitos 3D, entre outra parafernália, por norma, não tem um conceito muito forte. Se despirmos uma campanha de tudo isto até à sua mensagem principal, muitas vezes temos conceitos fracos.
Neste caso, é precisamente o contrário. A campanha foi construída a partir de uma grande verdade e toda a sua força está assente na mensagem, por isso visualmente não precisa de grandes maquilhagens e artifícios. É um trabalho já com 12 anos, mas continua pertinente e verdadeiro. Tal como continuará daqui a 20, 30 ou 40 anos.
Esta campanha inspirou-o a nível criativo? Em quê e de que formas?
Inspirou-me no sentido de procurar diariamente conceitos que sejam verdadeiros e que possam efetivamente mudar a vida de alguém. Muitas vezes, as marcas esquecem-se de que falam com pessoas. Para isso, é preciso estar ao lado delas e não acima, estabelecer um diálogo e dizer-lhes algo que seja realmente importante para a sua vida.
Acredito que, desta forma, as marcas podem realmente fazer a diferença e entrar no dia a dia das pessoas.
Qual é a campanha que fez que mais o concretizou profissionalmente? Porquê?
Poderia enumerar várias campanhas que me concretizaram profissionalmente, mas vou destacar uma que fiz recentemente e que, por isso, ainda está fresca na minha memória: os Picoleros da Solero.
É uma daquelas campanhas que se tornaram num fenómeno popular, com toda a gente a cantarolar a música em todo o lado. Algo verdadeiramente notável nos dias de hoje, tendo em conta a dificuldade em captar a atenção dos consumidores. E, no fim, foi uma campanha que teve um enorme sucesso de vendas, tendo conquistado dois prémios Eficácia.
Como é que chegou a esta ideia e avançou para a execução?
O nome Picolero associado à marca Solero já transmitia alguma musicalidade. Desde o início que sentia que era um caminho que fazia muito sentido. Dentro desta métrica “Picolero da Solero”, dei por mim a cantarolar ao ritmo do famoso “Bamboléo” dos Gipsy Kings. Ficou óbvio que era mesmo por ali. Entrámos em contacto com a agente dos Gipsy Kings e acabámos a gravar tudo com eles. Foi uma experiência única.
O que é que faz quando não tem ideias?
Nada. Ou melhor, nado. Gosto de ir para piscina e libertar a cabeça. Sei que o subconsciente continua a funcionar e que vou ter uma boa ideia. Tenho muita confiança neste processo. Na maior parte das vezes, as melhores ideias surgem quando menos esperamos.
Ficha técnicaCampanha: Find Your Greatness |
Ficha técnicaCampanha: Olhó Picolero |