Audiências Euro 2024: Mais de 3,8 milhões de telespetadores viram a vitória de Portugal frente à Turquia
Com transmissão na RTP1, o primeiro jogo de Portugal na estação pública teve uma audiência média de 2,6 milhões de telespetadores e um share de 63,7%. Na Sport TV, que também transmitiu a partida, o jogo foi visto por 291 mil telespetadores, que corresponde a uma audiência média de 175 mil telespetadores e um share de 4,2%
Meios & Publicidade
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
No sábado, 22 de junho, a RTP1 transmitiu o segundo jogo da caminhada de Portugal no Euro 2024. A vitória de Portugal, que garantiu desde já o apuramento para a próxima fase e o primeiro lugar do grupo, começou a ser construída ainda na primeira parte. Com um golo de Bernardo Silva (21’) e um autogolo de Akaydin (28’), Portugal chegou a vencer ao intervalo por 2-0. Na 2ª parte, Bruno Fernandes (56’) fechou o marcador em 3-0.
Com transmissão na RTP1, o primeiro jogo de Portugal na estação pública (irá transmitir também o jogo de Portugal nos oitavos de final) foi visto por um total de 3,8 milhões de telespetadores, correspondendo a uma audiência média de 2,6 milhões de telespetadores e a um share de 63,7%. A partida, que também teve transmissão na Sport TV, foi visto por um total de 291 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 175 mil telespetadores e um share de 4,2%. De forma global (RTP1+Sport TV) foram mais de quatro milhões os portugueses colados ao ecrã a acompanhar e a apoiar a seleção nacional.
O segundo jogo da seleção nacional no Euro 2024 teve um forte impacto nas audiências da RTP1, que graças à transmissão do encontro, liderou no total dia com um share de 19,3%. Com mais 8,7 pontos percentuais face à média do mês de maio, o dia de sábado foi o segundo dia do ano que a RTP1 registou o share mais elevado, ultrapassado apenas pelo dia 26 de maio, em que verificou um share de 19,9%. O dia 26 de maio foi o dia da final da Taça de Portugal entre o Porto e o Sporting
Comparativo 2º jogo de Portugal no Euro 2024 vs. 2º jogo no Euro 2020 vs. 2º jogo do Euro 2016
O segundo jogo de Portugal no torneio, quando comparado com a segunda jornada do Euro 2020 e Euro 2016 foi o menos visto, contudo todos registaram níveis de audiência média e share muito semelhantes. Os três jogos têm o facto curioso de se terem realizado no mesmo dia da semana, ao sábado, no entanto a horas diferentes.
Dos três, o jogo Portugal x Áustria, do Euro 2016, foi o mais visto com a hora (teve início às 20h) a ser o principal fator para ter verificado uma audiência superior. O Turquia x Portugal teve também uma audiência inferior ao Portugal x Alemanha do Euro 2020. Apesar de se ter realizado no mesmo dia e no mesmo horário, o facto de o jogo do Euro 2020 ter sido frente à Alemanha, uma das favoritas à conquista da prova, ajudou a impulsionar as audiências do jogo.
Turquia X Portugal com pico máximo de 3,1 milhões de telespetadores
O jogo de Portugal frente à Turquia registou uma tendência de crescimento no que ao interesse dos portugueses pelo jogo diz respeito. Durante a primeira parte, verificou-se uma menor audiência, tendo esta sido prejudicada pelo nível de audiência registado nos primeiros minutos do encontro. Bernardo Silva abriu o marcador às 17h23, provocando a primeira subida subida das audiências. Passados sete minutos, tivemos um novo golo de Portugal, desta vez com o contributo da defesa turca. Com o autogolo de Akaydian voltou a verificar-se uma ligeira subida das audiências às 17h28.
Apesar do resultado ao intervalo já estar dois a zero a favor de Portugal, os portugueses não deixaram de acompanhar e apoiar a seleção nacional. A segunda parte registou uma audiência superior à primeira parte, com o pico de audiência a ter ocorrido bem perto do apito final, momento em que mais de 3 milhões de portugueses estavam sintonizados na RTP1.
Perfil dos jogos vs. população: RTP1 | Turquia X Portugal
A tendência verificada nos jogos da seleção nacional mantêm-se. Os jogos da equipa das quinas verificam um perfil mais transversal, com a diferença entre homens e mulheres a ser menor do que nos jogos do europeu em que Portugal não participa. O perfil do jogo transmitido pela RTP1, é muito semelhante ao perfil que assistiu ao primeiro jogo da seleção nacional. Verificou uma maior afinidade junto de um público masculino, de faixas etárias mais jovens (+45 anos) e classes sociais médias (B e C).
Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas