Omdesign renova imagem da marca de vinhos mais antiga de Portugal
Comunicado pela Global Press, o rebranding da Periquita, uma das marcas da José Maria da Fonseca, está a ser acompanhado por uma campanha publicitária multimeios, desenvolvida em colaboração com a Adagietto, que se prolonga até meados do próximo ano
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A Periquita, a marca de vinhos engarrafados mais antiga de Portugal, alia a tradição à modernidade na renovação de rótulos que acaba de fazer. Desenvolvida pela Omdesign, a nova imagem do vinho da José Maria da Fonseca reforça a identidade que a insígnia foi conquistando desde a criação, há 174 anos. A disposição das letras na garrafa recria o arco do rótulo tradicional, que surge agora mais pronunciado, por cima do brasão da Ordem da Torre e Espada, que simboliza a distinção atribuída pelo rei D. Pedro V a José Maria da Fonseca em 1856.
O brasão, que é um elemento crucial na marca e que estava presente nas garrafas mais antigas de Periquita, ganha de novo relevo. No logótipo, também a origem e a fundação ganham agora mais visibilidade. “Este rebranding foi um trabalho profundo e cirúrgico de análise detalhada do que foi e é identitário da marca Periquita, desde a sua criação até aos dias de hoje, em todos os mercados em que está presente”, esclarece Diogo Gama Rocha, fundador e diretor-geral da Omdesign.
As colheitas Periquita Branco 2023, Periquita Rosé 2023, Periquita Reserva Branco 2023 e Periquita Reserva Tinto 2022 são as primeiras a surgir no mercado com a nova imagem. “Mantivemos e consolidamos a forte ligação que a marca e os seus icónicos produtos têm com o seu consumidor, que atravessa gerações, culturas e continentes, uma vez que é a marca portuguesa mais antiga de vinhos engarrafados. Tornamos, assim, a marca mais contemporânea e ainda mais próxima do seu público”, refere o responsável.
Para anunciar o rebranding, além da comunicação da Global Press, está a ser veiculada uma campanha multimeios que homenageia o passado da marca. Desenvolvida em colaboração com a Adagietto, recorre elementos gráficos revivalistas que convivem em harmonia com a contemporaneidade que a insígnia procura transmitir hoje. Além de imprensa, exterior e ponto de venda, a campanha, que se prolonga até meados de 2025, também está a ter uma forte divulgação no digital, no YouTube, no Facebook, no Instagram e no Tiktok.
A imagem do website da marca também foi renovada, acompanhando o reforço da disponibilização de vídeos, imagens e informações sobre os vinhos e a empresa. Lançada em 1850, a marca está atualmente presente em mais de 70 mercados. “Como o Periquita é um dos vinhos portugueses mais exportados, queríamos desenvolver uma campanha que transmitisse a sua história e o seu legado e que, acima de tudo, refletisse a sua capacidade de modernização e evolução”, refere António Maria Soares Franco, cogestor da José Maria da Fonseca.