Audiências: SIC alcança share mais elevado do ano e termina junho empatada com TVI
O top 3 de programas mais vistos volta a ser composto por jogos de futebol. Num mês marcado pela forte pressão mediática à volta do campeonato europeu de futebol, há uma diminuição do share dos canais de informação e de filmes e séries
Meios & Publicidade
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que, em junho, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, verificou um aumento de 2% face ao mês de maio. Este aumento deve-se sobretudo às transmissões em canal aberto dos jogos do Euro 2024.
Entre os canais FTA, TVI e SIC terminam o mês de junho empatadas com um share de 15,1%. No entanto, o destaque vai para a SIC, que com um crescimento de 1.0 p.p. vs. maio, foi o canal FTA que mais cresceu vs. o último mês. RTP1 surge na terceira posição com um share de 11,4% e regista um aumento de 0.8p.p. vs. maio. Em junho os ‘Outros’ voltam a verificar um crescimento (1.3p.p. vs. o mês de maio) atingindo um share de 17,9%, igualando o valor registado em março. 17,9% é o valor de share mais elevado que a tipologia verificou desde que há registo.
No mês de junho, a tipologia do PAY TV registou uma diminuição de 2.2p.p. vs. maio, no entanto apesar da diminuição a CMTV (-1.0p.p. vs. maio), manteve-se como o canal do cabo preferido dos portugueses. Com o início do Euro 2024, destaque para a Sport TV1 (+0.4p.p.), que transmitiu 32 dos 38 jogos, tendo sido o canal do PAY TV a verificar o maior aumento vs. o último mês. Num mês marcado pela forte pressão mediática à volta do europeu de futebol, nota para a diminuição dos canais de informação e de filmes e séries. A única exceção é o STAR Movies, que cresce 0.1p.p. vs. o mês de maio.
Em junho, o top 3 de programas mais vistos voltou a ser novamente composto por jogos de futebol. Os jogos da fase de grupos do Euro 2024 que a TVI transmitiu foram o programa mais visto do mês. A TVI transmitiu apenas dois jogos, o Sérvia x Inglaterra e o Geórgia x Portugal. Nestes dois jogos, a TVI alcançou uma audiência média de 2,3 milhões de telespetadores e um share de 45,7%. Os jogos da fase de grupos do Euro 2024 que a SIC transmitiu ficaram na segunda posição.
A SIC transmitiu apenas três jogos nesta fase (Portugal x Chéquia; Países Baixos x França e o Inglaterra x Eslovénia). Nestes três jogos, a SIC alcançou uma audiência média de 2,1 milhões de telespetadores e um share de 42,9%. Os jogos de preparação do Euro 2024 da seleção nacional, transmitidos pela RTP1, completam o pódio dos programas mais vistos do mês. Os encontros amigáveis registaram uma audiência média de 1,7 milhões de telespetadores, o que representou um share de 38,8%. Se excluirmos os jogos de futebol, podemos verificar que o “Big Brother – Os Finalistas” – foi o programa mais visto, com uma audiência média de um milhão de telespetadores e um share de 23,8%.
No que toca às audiências por período horário, em junho, a SIC mantém a liderança durante o período do almoço com um share de 20,9%. A SIC regressa à liderança no período do primeiro ‘prime-time’, com um share de 18,2% (vs. os 18.0% da TVI). A TVI mantém a liderança no período da manhã e da tarde, assim como no segundo ‘prime-time’ e no ‘late night’. A RTP1 também consegue recuperar a liderança durante o pré-prime, onde verifica um share de 15,3% (vs. os 15% da SIC).
Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas