Audiências Euro 2024: Eslovénia x Portugal foi o jogo mais visto do torneio e o programa mais visto
O jogo entre Portugal e a Eslovénia teve um forte impacto nas audiências da RTP1, que graças à transmissão da partida, liderou no total dia com um share de 27,7%, seguida da SIC com 11,7% de share e da TVI com 10,8% de share
Meios & Publicidade
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
A 2 de julho realizaram-se os dois jogos, que faltavam dos oitavos-de-final do Euro 2024, o Roménia x Países Baixos e o Áustria x Turquia. Analisando todos os jogos da competição realizados até ao momento, vemos que os jogos dos 1/8 de final impulsionaram as audiências não só dos jogos em que a seleção nacional participou, mas também dos jogos em que Portugal não participou.
Os jogos em que participou Portugal passaram de uma audiência média de três milhões e 88 mil telespetadores, na fase de grupos, para os três milhões e 207 mil telespetadores, se juntarmos os três jogos da fase de grupos e o jogo dos 1/8 de final frente a Eslovénia. Os jogos em que não participa a seleção nacional verificaram uma audiência média de um milhão e 363 mil telespetadores na fase de grupos e agora, ao adicionarmos os jogos dos 1/8 de final contam com uma audiência média de um milhão e 372 mil telespetadores.
Impacto das audiências em TV – Euro 2024
Com a fase de grupos e os 1/8 de final completos, o jogo de Portugal frente à Eslovénia foi, até ao momento, o jogo mais visto de toda a competição, sendo inclusive o programa mais visto do ano. A partida foi vista por um total de 5.7 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 3.8 milhões de telespetadores e um share de 69.1% (resultados acumulados RTP1 e Sport TV). Desde o início da competição (entre 14 de junho e 2 de julho), entre os canais generalistas, as estações RTP1 e SIC são as únicas que verificam um aumento face à média do mês de maio.
A estação de televisão pública é a que mais aumentou (+1.7 p.p. face a maio) tendo sido também a estação que transmitiu mais jogos até ao momento, com um total de 9 encontros. A RTP1 foi a única estação que já transmitiu dois jogos de Portugal, enquanto SIC e TV transmitiram apenas um jogo da Seleção Nacional. A SIC, com um crescimento de +1.4 p.p. face a maio, lidera, apesar de apresentar um share próximo ao da TVI. O canal de subscrição, Sport TV1 apesar de ter um share residual, com a transmissão de todos os jogos do Euro 2024 é o canal do cabo que apresenta maior crescimento face à maio.
Jogos de Portugal são os mais vistos da competição em canal aberto
Analisando apenas os jogos dos oitavos de final, vemos que dos oito jogos, quatro tiveram transmissão em canal aberto. Dos quatro, o jogo de Portugal frente à Eslovénia, transmitido na RTP1 foi o mais visto. Na RTP1 foi visto por um total de 5.4 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de 3.6 milhões de telespetadores e um share de 66%. Com este resultado o jogo entrou diretamente para a primeira posição dos jogos mais vistos em canal aberto.
O jogo de estreia de Portugal frente à Chéquia e o último jogo da fase de grupos frente à Geórgia completam o pódio de jogos mais vistos em canal aberto. Na Sport TV, os 1/8 de final provocaram algumas alterações no top10 de jogos mais vistos. Dos cinco partidas mais vistos, quatro pertencem aos oitavos de final, sendo a única exceção o primeiro jogo de Portugal frente à Chéquia que ocupa a segunda posição.
O primeiro lugar é agora ocupado por o Inglaterra x Eslováquia, que alcançou uma audiência total de 470 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 229 mil telespetadores e um share de 6.2%. O pódio fica completo com o jogo Espanha x Geórgia, que contou com uma audiência total de 387 mil telespetadores, uma audiência média de 201 mil telespetadores e um share de 3.9%.
Em média, mais de 3.5 milhões viram a passagem de Portugal aos quartos de final na RTP1
O primeiro dia de julho de 2024 fica marcado pela passagem de Portugal aos quartos de final do Euro 2024. Num jogo em que se viveu uma montanha-russa de emoções, a vitória acabou por cair para a Seleção Nacional já nas grandes penalidades, com Diogo Costa a ser o grande herói da partida ao defender três penáltis.
Com transmissão na RTP1, a segunda do canal depois do Turquia x Portugal, o jogo foi visto por um total de 5.4 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de 3.5 milhões de telespetadores e a um share de 65.6%. O encontro, que também teve transmissão na Sport TV, foi visto por um total de 329 mil telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 188 mil telespetadores e um share de 3.5%. Segue-se agora a França nos quartos de final, o jogo irá ser na próxima sexta-feira, dia 5 de julho as 20h, no estádio Volksparkstadion em Hamburgo e irá ter transmissão na TVI.
O jogo entre Portugal e a Eslovénia teve um forte impacto nas audiências da RTP1, que graças à transmissão da partida, liderou no total dia com um share de 27.7%, seguida da SIC com 11.7% de share e da TVI com 10.8% de share. A RTP1 não registava um share tão elevado desde 2016, com as transmissões dos jogos do Euro 2016. Destaque ainda para a Sport TV1, que com um share de 2.1 no total dia, foi o 3º canal do PAY TV mais visto do dia, ficando atrás apenas da CMTV e CNN Portugal.
Comparativo com Euros anteriores em canal aberto: Jogo de Portugal nos 1/8 de final do Euro 2024 vs. jogo dos 1/8 de final do Euro 2020 vs. jogo dos 1/8 de final do Euro 2016
O jogo dos oitavos de final de Portugal no Euro 2024, quando comparado com os jogos dos 1/8 de final do Euro 2020 e do Euro 2016, foi o segundo mais visto, ficando ligeiramente atrás do Bélgica x Portugal do Euro 2024. O jogo de segunda-feira, verificou uma audiência média de 3.6 milhões telespetadores (+17% do que o jogo com a Croácia no Euro 2016).
A nível de share, o Portugal x Eslovénia foi o que verificou um share mais baixo, ainda assim próximo dos jogos de 2016 e 2020. Importa relembrar que em 2021, quando o Bélgica x Portugal se realizou ainda decorria a pandemia de Covid-19, com mais pessoas a ver a partir de casa, daí a audiência mais elevada. Com a pandemia finalmente ultrapassada, no Euro 2024, as pessoas já podem juntar-se para ver os jogos, sendo que o consumo fora de casa não é medido, daí a audiência e o share serem ligeiramente mais baixos.
Portugal x Eslovénia com pico máximo de quase 4 milhões de telespetadores
O jogo de Portugal contra a Eslovénia registou uma tendência de crescimento ao longo da primeira parte, tendo tido uma audiência mais estável durante a 2ª parte. Com Portugal a carregar e a querer evitar o prolongamento e as grandes penalidades, o pico de audiência foi registado por volta das 21h42, já bem próximo do final da partida.
O prolongamento verificou uma audiência média mais instável, com alguns altos e baixos. No entanto no início das grandes penalidades voltamos a verificar um aumento das audiências com o pico do prolongamento e penaltis a ocorrer às 22h42, altura em que estiveram 3 milhões e 927 mil telespetadores a assistir aos emocionante desempate por grandes penalidades.
Perfil jogos vs população: RTP1 Portugal x Eslovénia
Relativamente ao perfil do jogo transmitido pela RTP1, o Portugal x Eslovénia registou uma maior afinidade junto de um público masculino, de faixas etárias mais jovens (+45 anos) e classes sociais médias (B e C) .
Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport- Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: junho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido noutros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas