2,792 milhões de espetadores viram cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos
A Universal McCann, agência de meios do grupo IPG Mediabrands, analisou as audiências televisivas da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que pela primeira vez na história das olimpíadas não se realizou num estádio
Meios & Publicidade
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi transmitida em direto e em exclusivo pela RTP1 e realizou-se no coração da capital francesa, ao longo das margens do Rio Sena. A transmissão teve início às 18h30, hora de Portugal. Foi também a primeira vez que o espetáculo se realizou ao pôr do sol, sendo que até aqui todas as cerimónias de abertura aconteceram durante a noite.
O espetáculo que marca a abertura das olimpíadas contou com uma audiência total de 2,792 milhões de telespetadores e uma audiência média de 819 mil telespetadores, o que representou um share de 21,3%. Comparando com as cerimónias anteriores, a de Tóquio em 2021 e a do Rio de Janeiro em 2016, vemos que esta foi a mais vista.
A hora de transmissão da cerimónia de Paris, que teve início já num período pós-laboral, ajudou a impulsionar as audiências e a fazer com que tivesse sido a mais vista das três últimas edições. Das três últimas cerimónias de abertura, vemos que a de Tóquio, que se realizou entre as 12h e as 15h52, hora de Portugal, foi a menos vista com uma audiência média de 361 mil telespetadores e um share de 14,5%.
A do Rio de Janeiro foi a que verificou um share mais elevado, no valor de 26,2%, significando que das pessoas que estavam a ver televisão em casa, 26,2% tinham-na sintonizada na RTP1 durante a cerimónia de abertura das olimpíadas brasileiras de 2016. Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terminam a 11 de agosto, num evento no Stade de France com apresentações artísticas e homenagens aos atletas.