2,792 milhões de espetadores viram cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos
A Universal McCann, agência de meios do grupo IPG Mediabrands, analisou as audiências televisivas da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que pela primeira vez na história das olimpíadas não se realizou num estádio

Meios & Publicidade
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi transmitida em direto e em exclusivo pela RTP1 e realizou-se no coração da capital francesa, ao longo das margens do Rio Sena. A transmissão teve início às 18h30, hora de Portugal. Foi também a primeira vez que o espetáculo se realizou ao pôr do sol, sendo que até aqui todas as cerimónias de abertura aconteceram durante a noite.
O espetáculo que marca a abertura das olimpíadas contou com uma audiência total de 2,792 milhões de telespetadores e uma audiência média de 819 mil telespetadores, o que representou um share de 21,3%. Comparando com as cerimónias anteriores, a de Tóquio em 2021 e a do Rio de Janeiro em 2016, vemos que esta foi a mais vista.
A hora de transmissão da cerimónia de Paris, que teve início já num período pós-laboral, ajudou a impulsionar as audiências e a fazer com que tivesse sido a mais vista das três últimas edições. Das três últimas cerimónias de abertura, vemos que a de Tóquio, que se realizou entre as 12h e as 15h52, hora de Portugal, foi a menos vista com uma audiência média de 361 mil telespetadores e um share de 14,5%.
A do Rio de Janeiro foi a que verificou um share mais elevado, no valor de 26,2%, significando que das pessoas que estavam a ver televisão em casa, 26,2% tinham-na sintonizada na RTP1 durante a cerimónia de abertura das olimpíadas brasileiras de 2016. Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terminam a 11 de agosto, num evento no Stade de France com apresentações artísticas e homenagens aos atletas.