Faturação da Meta aumenta 22% para €36,2 mil milhões
No segundo trimestre do ano, Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp faturaram €35,8 mil milhões. Inteligência artificial e realidade aumentada estão a dar mais prejuízo devido ao reforço dos investimentos
Daniel Monteiro Rahman
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As receitas totais de faturação da Meta no segundo trimestre do ano aumentaram 22% face ao período homólogo, passando de 31,9 mil milhões de dólares (€29,5 mil milhões) para 39 mil milhões de dólares (€36,2 mil milhões).
A empresa norte-americana de tecnologia apresentou ainda um aumento de 73% dos lucros, em comparação com o ano anterior, passando de 7,78 mil milhões de dólares (€7,21 mil milhões) para 13,4 mil milhões de dólares (€12,4 mil milhões).
Em termos de receitas publicitárias, a Meta registou um valor de 38,3 mil milhões de dólares (€35,5 mil milhões) no segundo trimestre do ano, em comparação com os 31,498 mil milhões de dólares (€29,1 mil milhões) no mesmo período em 2023.
A Família de Apps da empresa – que inclui o Facebook, o Instagram, o Messenger e o WhatsApp – faturou 38,7 mil milhões de dólares (€35,8 mil milhões), comparativamente aos 31,7 mil milhões de dólares (€29,4 mil milhões) registados no período homólogo. As aplicações da Meta registaram ainda um lucro de 19,3 mil milhões de dólares (€17,9 mil milhões), face aos 13,1 mil milhões de dólares (€12,1 mil milhões) reportados no ano anterior.
O segmento de Reality Labs – que inclui o ‘hardware’, ‘software’ e conteúdos de consumo relacionados com a inteligência artificial (IA), realidade virtual, aumentada e mista – apresenta um aumento na faturação relativamente ao segundo trimestre de 2023, passando de 276 milhões de dólares (€255 milhões) para 353 milhões de dólares (€327 milhões).
No entanto, em termos de resultados líquidos, o segmento Reality Labs aumentou o prejuízo, passando de 3,7 mil milhões de dólares (€3,4 mil milhões), no segundo trimestre de 2023, para 4,4 mil milhões de dólares (€4,1 mil milhões).
Após a apresentação dos resultados financeiros, as ações da empresa subiram até 10% após a abertura da Bolsa a 1 de agosto, aumentando o valor de mercado da empresa em 123 mil milhões de dólares (€114 mil milhões). De acordo com analistas citados pela Reuters, “os resultados financeiros apresentados dão ao diretor executivo da Meta, Mark Zuckerberg, mais tempo para provar que os milhares de milhões de dólares que a empresa tem investido em IA vão compensar”.
A Meta revelou recentemente o seu maior modelo de IA até à data, que, segundo Mark Zuckerberg custou centenas de milhões de dólares em capacidade de computação para ser treinado. A empresa também tem investido fortemente em outros projetos de longo prazo, incluindo ‘smartglasses’ alimentados por IA e uma série de mundos virtuais conhecidos como o metaverso.
Embora os gastos da Meta tenham aumentado 7% no segundo trimestre de 2024, para 24,2 mil milhões de dólares (€22,4 mil milhões) de 22,6 mil milhões de dólares (€20,9 mil milhões) em 2023, em parte por conta dos investimentos em IA, o aumento das receitas superou o crescimento das despesas e levou a um aumento de nove pontos percentuais na margem operacional, de 29% para 38%.