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Paris é uma festa de marcas

Contas feitas antes do arranque dos Jogos Olímpicos, a 26 de julho, indicam um total de €1,24 mil milhões em patrocínios. Com uma audiência televisiva prevista de quatro mil milhões e 14 milhões de visitantes em Paris, o evento é uma das plataformas de marketing global mais desejadas por marcas

Daniel Monteiro Rahman
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Paris é uma festa de marcas

Contas feitas antes do arranque dos Jogos Olímpicos, a 26 de julho, indicam um total de €1,24 mil milhões em patrocínios. Com uma audiência televisiva prevista de quatro mil milhões e 14 milhões de visitantes em Paris, o evento é uma das plataformas de marketing global mais desejadas por marcas

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Os 35 patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos de Paris já estão alinhados na casa da partida para disputarem as olimpíadas da visibilidade e construção de marca. Nesta corrida juntam-se ainda os 50 parceiros oficiais, o que significa um total de 85 marcas, além dos patrocinadores dos atletas e dos comités olímpicos dos 206 países em competição, em que Portugal não é exceção.

As contas que já estão feitas, ainda antes do arranque do evento a 26 de julho, indicam um total de €1,24 mil milhões em patrocínios angariados pelos Jogos Olímpicos de Paris. Com uma audiência prevista de quatro mil milhões de pessoas a assistir às competições em direto na televisão, o evento constitui uma das plataformas de marketing global mais desejada pelas marcas. Pelo menos por aquelas com orçamento disponível para isso.

Ao patrocinarem as olimpíadas, que terminam a 11 de agosto, marcas que são presença regular no evento, como a Coca-Cola, Samsung e Omega, entre outras, e novos patrocinadores, como o LVMH, Anheuser-Busch InBev e Carrefour, entre outras, dinamizam a capital francesa, que por esta época deverá receber cerca de 14 milhões de visitantes, com ativações de marca em espaços públicos e campanhas de publicidade, bem como outras atividades de autopromoção como a disponibilização de frotas automóveis.

O Comité Olímpico Internacional (COI), que organiza os Jogos Olímpicos, divide os principais patrocinadores em três categorias. Os patrocinadores mundiais, que incluem alguns dos mais antigos patrocinadores do evento, envolvem nesta edição 15 marcas, entre as quais a Coca-Cola, Toyota, Samsung, Omega, Airbnb e Procter & Gamble, por exemplo.

Os patrocinadores ‘premium’, cujas marcas se estreiam no evento, abrangem este ano sete marcas (LVMH, Carrefour, Accor, Orange, EDF, Sanofi e Groupe BPCE). Entre os patrocinadores oficiais, que este ano são 13, encontram-se a Air France, Danone, Decathlon, Le Coq Sportif e Cisco, entre outras.

Investir €275 milhões de quatro em quatro anos

Uma das ativações é a carrinha Coca-Cola, que circula nas ruas da capital francesa

Os patrocinadores mundiais são marcas que fazem parte do Programa de Parceiros Olímpicos (PPO), que concede a um grupo selecionado de parceiros mundiais os direitos de marketing mundial exclusivos para os Jogos Olímpicos. Estas marcas investem, habitualmente, cerca de €275 milhões por cada quatro anos de contrato com o COI.

Os patrocinadores ‘premium’, por seu lado, são marcas do país anfitrião que investem cerca de €€100 milhões em média no evento. No que diz respeito aos patrocinadores oficiais, estes incluem marcas internacionais e locais, que investem valores mais baixos (cerca de €35 milhões). A estes valores soma-se ainda o investimento a fazer nas campanhas publicitárias e ativações de marca, que, em regra, é o triplo do que é gasto no patrocínio.

A Coca-Cola, o mais antigo patrocinador mundial na história dos Jogos Olímpicos (desde 1928), contribui desde 2019 com um investimento que chegará aos 3 mil milhões de dólares (€2,75 mil milhões), até 2032. Nesta edição, a estratégia da marca para chegar ao consumidor passa pela campanha ‘It’s magic when the world comes together’, que demonstra através do abraço, o poder do desporto no respeito pela diferença e na promoção da ligação entre culturas.

A publicidade exterior em estações de metro e outros locais de destaque dá vida aos visuais da campanha. O conteúdo digital da campanha dá a conhecer Paris ao mundo, com abraços em tempo real captados na cidade e partilhados através das redes sociais da marca. A Coca-Cola é ainda patrocinadora oficial do revezamento da tocha olímpica, através do qual apresenta ativações, como a carrinha Coca-Cola, que circula nas ruas da capital francesa, enquanto promove a marca.

Samsung reveste Ópera de Paris

A campanha da Samsung reveste o edifício emblemático da Ópera Nacional de Paris

Também um parceiro olímpico mundial de longa data (1988), a Samsung leva a Paris uma exposição inovadora, nos Campos Elísios, que funciona como uma ativação, que permite aos visitantes experimentar a tecnologia móvel da Samsung, participar em atividades interativas relacionadas com os Jogos Olímpicos e ficar a par dos detalhes da parceria olímpica da marca coreana.

Simultaneamente, a Samsung apresenta-se ainda com a campanha multimeios ‘Open always wins’, que promove os valores de diversidade e inclusão que a marca reclama ter em comum com os Jogos Olímpicos. A campanha está presente em publicidade exterior, em locais emblemáticos de Paris, como no edifício da Ópera Nacional de Paris.

A Omega, por seu lado, além de ter instalado um relógio em tamanho gigante junto à Torre Eiffel, para contar o tempo até ao início das provas, enquanto patrocinadora mundial e cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos desde 1932, junta numa campanha publicitária as capacidades dos atletas olímpicos com paisagens icónicas de Paris.

A campanha da Omega transforma Paris numa arena olímpica

A campanha da marca de relógios utiliza o efeito de escala para criar ilusões de ótica, que transformam Paris numa arena olímpica. No vídeo e fotos da campanha, o medalhista no salto em altura, Gianmarco Tamberi, salta sobre o Arco do Triunfo, enquanto o campeão e recordista mundial do salto com vara, Mondo Duplantis, salta sobre a Basílica do Sacré-Coeur. A golfista Céline Boutier, essa, dá uma tacada a partir de uma gárgula no topo da Catedral de Notre-Dame.

Airbnb patrocina por €458 milhões e investe €3,2 milhões em campanha

A campanha da Airbnb aconselha os visitantes a evitarem os hotéis

A estratégia da Airbnb, que em 2019 assina um acordo de patrocínio mundial no valor de 500 milhões de dólares (€458 milhões), abrange uma campanha publicitária, avaliada em 3,5 milhões de dólares (€3,2 milhões). O objetivo? Aconselhar os visitantes a evitarem os hotéis se quiserem descobrir a essência da cidade.

Mais interessante do que a campanha, no entanto, é a forma como a Airbnb integra os Jogos Olímpicos no seu programa de experiências ‘Icons’, ao oferecer aos clientes a oportunidade de passarem uma noite no Museu de Orsay, para a cerimónia de abertura da competição. O principal benefício da parceria olímpica para a Airbnb será a oportunidade de atrair novos anfitriões. Os parisienses vão querer lucrar com a procura criada pelas olimpíadas e com as elevadas despesas de acomodação e hotelaria causadas pelo evento.

Numa decisão inesperada, a Toyota decidiu não renovar o contrato de patrocínio mundial com o COI. A marca japonesa de automóveis, que patrocina o evento desde 2015, é um dos maiores investidores das competições olímpicas nos últimos anos. Tem um contrato de 835 milhões de dólares (€765,1 milhões), que termina nos jogos de Paris, sendo o principal parceiro de mobilidade, com cerca de três mil viaturas elétricas disponíveis na cidade, que irão funcionar como uma ativação da marca.

Fugindo à estratégia seguida nas últimas edições das olimpíadas, a Procter & Gamble (Pampers, Ariel, Fairy, Gillette e Oral-B, entre outras), patrocinadora desde 2010, está a investir apenas em campanhas das suas marcas em associação às olimpíadas, em detrimento de uma campanha institucional, como fez em edições anteriores.

Corona estreia bebidas alcoólicas nas olimpiadas

Numa estreia inédita na história dos jogos olímpicos, a Corona é a primeira marca de bebidas alcoólicas que se associa ao evento, mas com a submarca de cerveja sem álcool, a Corona Cero. A marca do grupo Anheuser-Busch InBev mediatiza esta ligação com a campanha internacional ‘For Every Golden Moment’, que faz um paralelo entre as conquistas desportivas e as vitórias quotidianas.

Os restantes patrocinadores mundiais – entre os quais Alibaba, Allianz, Atos, Bridgestone, Delloite, Intel, Panasonic e Visa, optaram por ativações direcionadas para os serviços prestados pelas empresas que representam, a par com campanhas publicitárias convencionais.

LVMH gasta acima da média

O LVMH criou a mala customizada que transporta a tocha olímpica

No que diz respeito aos patrocinadores ‘premium’, que englobam as principais novidades em termos de patrocinadores, estes investiram em média €100 milhões pelos contratos de patrocínio desta edição das olimpíadas, de acordo com os dados do COI. O LVMH, que integra a Louis Vuitton e a Dior, entre outras marcas de luxo, fez um investimento acima da média (€150 milhões).

A parceria entre o grupo de luxo francês e o COI atraiu as atenções, devido ao montante envolvido, à ligação do grupo à capital francesa e à originalidade das ativações. Para além da Chaumet ter criado as medalhas olímpicas, o LVMH deu o arranque ao revezamento da tocha olímpica, para a qual o grupo criou uma mala de transporte customizada, no estilo dos tradicionais baús da marca Louis Vuitton.

A mala foi posteriormente utilizada para transportar a tocha por várias localizações em França com ligação ao grupo, como a Fundação Louis Vuitton e o Jardim de Aclimatação, ambos em Paris, a Hennessy, em Cognac, o Museu Christian Dior, em Grandville, e a Moët & Chandon, em Epernay. O grupo de luxo tem ainda a campanha ‘Rooftops’, com os atletas da ‘família’ LVMH. No vídeo da campanha, os atletas que patrocina sobem aos telhados de Paris para concentrarem a sua determinação enquanto se preparam para a conquista da vitória em Paris.

O filme de estilo cinematográfico, rodado por Louis de Caunes, tem como protagonistas a aura de Paris e cinco atletas da LVMH: o nadador Léon Marchand, o esgrimista Enzo Lefort, a campeã de ténis em cadeira de rodas Pauline Déroulède, o jogador de râguebi Antoine Dupont e a ginasta Mélanie De Jesus Dos Santos. Cada um dos atletas surge associado a um monumento emblemático de Paris, como a Fundação Louis Vuitton, o Panteão Nacional, Montmartre e o Sacré-Coeur, o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel.

A Sephora, marca que integra o grupo LVMH, é também parceira oficial do revezamento da tocha olímpica de Paris 2024, e lançou uma ativação que percorre 46 lojas localizadas nas cidades abrangidas pelo revezamento da tocha, proporcionando aos clientes a oportunidade de ganhar produtos de beleza e bilhetes para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Carrefour comercializa mascote oficial

A Carrefour estreia-se como patrocinadora ‘premium’, com a criação da mascote Phryge

O grupo Carrefour, por seu lado, é outro dos estreantes nas olimpíadas de Paris, sendo a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos que um grupo ou marca de retalho alimentar patrocina o evento. Com esta parceria inédita, o Carrefour aposta numa estratégia comercial, ficando responsável pela comercialização de produtos oficiais licenciados pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A cadeia de supermercados desenvolveu coleções exclusivas em várias gamas de produtos, como vestuário, artigos de papelaria e coleções de regresso às aulas, além de comercializar a mascote oficial dos jogos de Paris, a Phryge Olímpica. Além da estratégia comercial, o grupo investiu ainda num projeto de marketing com a campanha multimeios ‘Nourishing every hope’ que, associada aos valores do desporto, promove a saúde através da alimentação, o valor do trabalho, a melhoria social e a inclusão.

A contrastar com a estratégia de comunicação da Airbnb, que aconselha os visitantes a evitarem os hotéis se quiserem descobrir a essência da cidade, a Accor Hotels enfatiza a acessibilidade e a experiência requintada que os seus hotéis fornecem aos hospedes. O novo patrocinador ‘premium’, sob o lema ‘You can’t imagine how many memories we can create for you’, tem no ar um spot publicitário que destaca o compromisso da Accor com a hospitalidade de excelência.

Certa é a presença ampla da marca Accor nos Jogos Olímpicos, uma vez que contribui para a gestão das vilas dos atletas e dos media. O grupo hoteleiro aproveita ainda para promover o programa de fidelização ‘ALL-Accor Live Limitless’, que proporciona aos clientes a oportunidade de conhecerem alguns dos atletas olímpicos.

Entre os patrocinadores oficiais, destaca-se a Air France, que nesta edição patrocina os Jogos Olímpicos pela primeira vez. A companhia aérea francesa tem uma campanha promocional, que apresenta uma mulher maquilhada com as cores da bandeira francesa, acompanhada da mensagem de boas-vindas ‘proud to welcome the world to France’.

A Air France é um dos novos patrocinadores oficiais

A campanha é visível desde o momento da chegada aos aeroportos Paris-Charles de Gaulle e Paris-Orly, com ecrãs gigantes nos terminais de passageiros, nos ‘lounges’ de espera da companhia aérea em França e em publicidade exterior junto aos locais de competição, em Paris. Este visual adorna também a fachada principal da sede da Air France, no aeroporto Paris-Charles de Gaulle, com uma lona publicitária que cobre cerca de mil metros quadrados e que é visível a partir das estradas nas imediações do aeroporto, dos terminais de passageiros e dos aviões estacionados.

A empresa dinamiza ainda um espaço de acesso livre no Palácio de Tokyo, em Paris, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorarem o mundo da Air France e desfrutarem de uma experiência gastronómica ‘gourmet’ – tal como a bordo – no restaurante da Air France.

Danone invade Paris com quiosques

Também novidade entre os patrocinadores oficiais é a Danone (Actimel, Activia e Alpro, entre outras). A marca francesa posiciona na capital francesa através da campanha multimeios ‘Champions for life!’, que comunica estilos de vida mais saudáveis, boas práticas de exercício físico e alimentação responsável. A marca aposta numa estratégia de marketing que implica alterações em termos de ‘branding’, com a implementação da marca dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nos seus produtos.

A Danone dinamiza ainda, em Paris, os ‘Yaourt & Co’, cinco quiosques físicos de degustação de lácteos frescos. Para impulsionar a visibilidade da marca, os quiosques estão instalados em localizações estratégicas, como o Palácio de Versalhes, o Estádio da Torre Eiffel, a Praça da Concórdia, em frente à Câmara Municipal de Paris e da Gare de Paris Saint-Lazare.

No portefólio de patrocinadores oficiais há mais novidades na edição, como a Le Coq Sportif, Decathlon, Groupe ADP, Française des Jeux, Caisse des Dépôts, CMA CGM, GL Events e Île-de-France Mobilités. Algumas destas marcas, exclusivamente francesas, são fundamentais na execução e preparação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e dinamizam inúmeras campanhas e ativações, embora com um menor investimento do que os patrocinadores de escalões mais elevados.

Como patrocinadores oficiais encontram-se ainda a Cisco, patrocinadora desde 2012, a PwC, patrocinadora desde 2000, e a ArcelorMittal, que assina com as olimpíadas desde 2010. Com o tiro de partida das olimpíadas dado a 26 de julho, aguardemos por saber quem cruzará a meta em primeiro lugar. Ou, melhor, quem terá o melhor retorno dos patrocínios e dos investimentos nas campanhas publicitárias e em ativações.

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Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)

Com criatividade da BBDO Portugal, produção da Blanche Films e planeamento de meios da Initiative, o spot (na foto) foi realizado por Pedro Varela. Além da televisão e da rádio, a campanha é divulgada em digital e nos supermercados Pingo Doce

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O bolo-rei da Versailles, que este an0 está à venda no Pingo Doce, é a estrela do anúncio de Natal da cadeia de grande distribuição da Jerónimo Martins.

Com criatividade da BBDO Portugal, produção da Blanche Films e planeamento de meios da Initiative Media, o filme publicitário, realizado por Pedro Varela, mostra um avô numa aldeia a recordar o período em que vivia em Lisboa e celebrava o Natal com um bolo-rei da Versailles. O septuagenário é surpreendido pela neta, que o informa que já não precisa de ir à capital para se voltar a deliciar com o bolo-rei da Versailles.

Além da televisão e da rádio, a campanha está a ser divulgada em digital e nos supermercados do retalhista. O filme terá declinações ao longo das próximas semanas, divulgando a oferta de produtos que o Pingo Doce tem para esta época.

“Esta campanha tem como protagonista o bolo-rei, criado em parceria com a Versailles, mas possui a elasticidade para conseguir abranger outros produtos tradicionais da época, como o bacalhau, o peru ou as iguarias de Natal da nossa marca. Acima de tudo, queremos reforçar que somos o supermercado de proximidade e que as famílias podem confiar em nós para encontrarem tudo o que necessitam para esta altura do ano, com produtos de qualidade e as melhores oportunidades de poupança”, explica Luís Lobato Almeida, diretor de marca do Pingo Doce, citado em comunicado de imprensa.

A edição especial do bolo-rei da Versailles está à venda, em exclusivo, nas lojas Pingo Doce desde dia 17. “Quando surgiu esta ideia de o criarmos em conjunto, fez-nos todo o sentido porque, desta forma, conseguimos levar um pouco da nossa história e da pastelaria tradicional a todo o país, em parceria com uma marca que partilha dos mesmos valores que nós”, refere Sérgio Nunes, sócio-gerente da Versailles.

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Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz

A revista comemorativa em papel chega às bancas a 29 de novembro. O banco patrocina ainda o disco eleito como o melhor da música portuguesa dos últimos 40 anos, o ‘Viagens’ de Pedro Abrunhosa

O Novo Banco está a patrocinar a edição especial da Blitz nos 40 anos da revista portuguesa sobre música, reforçando a aposta e o posicionamento do banco no setor da música.

No âmbito da parceria, o Novo Banco patrocina o disco que foi eleito como o melhor da música portuguesa dos últimos 40 anos, o ‘Viagens’. O disco de Pedro Abrunhosa, de 1994, é destacado na edição comemorativa, marcando também presença na grande festa da Blitz, a 12 de dezembro, no Meo Arena, em Lisboa.

Para além de recuperar grandes momentos do jornal que em 2006 assume o formato de revista mensal, e do site ao longo destas quatro décadas, a edição especial delineada por Miguel Cadete, diretor da Blitz, coloca em destaque os 40 melhores discos de música portuguesa, publicados entre 1984 e 2023.

Fundado em novembro de 1984 pelos jornalistas Manuel Falcão (primeiro diretor), Rui Monteiro, Cândida Teresa (diretora gráfica até ao final de 1999) e por João Afonso de Almeida (até 1985), o Blitz foi o primeiro jornal nacional dedicado à atualidade musical. A revista de colecionador chega às bancas a 29 de novembro, em formato de papel.

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Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online

Tendência deverá manter-se, sobretudo “devido à aposta das marcas nas vendas através das redes sociais, que se alinha com os hábitos e preferências de consumo da população”, diz Tiago Kullberg, diretor-geral e sócio da BCG Portugal

Um terço dos portugueses (33%) gastou mais em compras online em 2024 face a 2023, e destes, um em cada três admite ter gasto bastante mais, de acordo com o estudo ‘Consumer Sentiment Survey 2024’, da Boston Consulting Group (BCG).

A análise, que examina os hábitos dos consumidores portugueses em relação ao comércio eletrónico, revela uma diferença de 11% entre aqueles que gastaram mais e aqueles que gastaram menos (22%).

O estudo, que tem por base uma amostra de mil portugueses acima dos 18 anos, representativa da população nacional em Portugal continental, indica que 94% dos inquiridos fazem compras online e destacam a facilidade em comparar produtos e o acesso a melhores preços e descontos.

Estas são apontadas como as principais razões para optar por esta via em detrimento do comércio tradicional, por 60% e 50% dos inquiridos, respetivamente, seguidas da maior conveniência (46%) e maior variedade de produtos (38%) que esta opção acarreta.

“A maioria dos portugueses já faz compras online e esta tendência deverá manter-se, sobretudo devido à aposta das marcas nas vendas através das redes sociais, que se alinha com os hábitos e preferências de consumo da população”, enfatiza Tiago Kullberg, diretor-geral e parceiro da BCG Portugal.

De acordo com a análise da BCG, as categorias favoritas dos portugueses no comércio eletrónico são viagens, roupa e acessórios, e tecnologia. Em contrapartida, decoração e mobiliário, brinquedos e jogos e bens de luxo são as menos privilegiadas pelos inquiridos para compras através da internet.

Além de comprarem mais online, a maioria dos portugueses (54%), com destaque para os adultos entre os 18 e os 34 anos (73%), passam, em média, mais de uma hora por dia nas redes sociais, valor que não se alterou face ao ano passado. Destes, 40% planeiam diminuir o seu tempo nas redes, percentagem que se mantém em relação às expectativas manifestadas em 2023 e que não se concretizaram este ano.

Segundo dados obtidos pela DataReportal, avançados no estudo da BGC, o Youtube (73%), o Facebook (58%) e o Instagram (57%) são as redes sociais mais utilizadas pelos portugueses, sendo o Instagram e o LinkedIn (48%), aquelas que apresentam um maior crescimento em 2024, com mais 6 pontos percentuais, respetivamente, face a 2023.

O estudo reporta ainda que em 2024, a maioria (82%) dos portugueses utilizou o MB Way, sendo esta proporção a que mais cresceu entre os serviços financeiros digitais face a 2023 (+5%). A percentagem de utilização deste sistema de pagamento é de 94% nos jovens adultos entre os 18 e os 34 anos. 88% dos inquiridos revelam usar a aplicação móvel do banco (+3% face a 2023), 79% recorrem ao website do banco (-2% face a 2023) e 29% utilizam uma carteira digital.

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José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project

O diretor de arte (na foto) coordena a supervisão criativa da parte visual dos projetos da agência de comunicação e marketing, nas áreas de ‘branding’ e digital, e da conceção de ambientes para ações de ativação de marca, em parceria com Filomena Bonecas

A Lisbon Project está a reforçar o departamento criativo com a contratação de José Guerreiro como supervisor criativo. Em parceria com Filomena Bonecas, o diretor de arte coordena a componente visual dos projetos da agência de comunicação e marketing, nas áreas de ‘branding’ e digital,  e da conceção de ambientes para ações de ativação de marca.

“É desafiante acompanhar a evolução de cada projeto e apresentar novas soluções, mais eficientes, que permitam responder melhor às necessidades de cada cliente”, declara José Guerreiro, citado em comunicado de imprensa.

José Guerreiro inicia a carreira como designer em 2016, na produtora Live Act, antes de passar por agências como Wolt e EuroM, já como diretor de arte. Na Lisbon Project coordena agora uma equipa de cinco pessoas, que trabalham marcas como Alfa Romeo, Bentley, Citroën, DS Automobiles, Kronos Homes, Lamborghini, Peugeot, Vinhos do Alentejo e Zoo de Lisboa.

“O perfil do novo supervisor criativo vem adicionar profundidade à componente estratégica da agência, devido à enorme cultura visual e capacidade que o José Guerreiro tem de transmitir e materializar conceitos diferenciadores”, salienta Filipa Oliveira, diretora executiva da Lisbon Project, citada no documento.

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Perplexity já permite fazer compras

Ao procurar um produto através do Perplexity AI, os membros Pro nos Estados Unidos têm agora a opção ‘Buy with Pro’, que permite encomendar. Os restantes utilizadores terão acesso a outras funcionalidades de compras através de IA

O Perplexity AI, motor de pesquisa com base em inteligência artificial (IA), está a lançar uma nova funcionalidade que permite aos subscritores do plano Pro comprarem um produto diretamente na plataforma, noticia o The Verge.

Ao procurar um produto através do Perplexity AI, os membros Pro nos Estados Unidos têm agora a opção ‘Buy with Pro’ que permite encomendar automaticamente o produto em causa, utilizando as informações de envio e faturação registadas.

De acordo com o Perplexity, todos os produtos adquiridos através da funcionalidade ‘Buy with Pro’ têm portes de envio gratuitos. Para os produtos que não suportam a nova funcionalidade, a Perplexity redireciona os utilizadores para a página web do comerciante para concluir a compra.

Quando questionada pelo The Verge sobre se o Perplexity recebe alguma comissão das vendas efetuadas através do ‘Buy with Pro’, Sara Platnick, porta-voz do Perplexity afirma que “de momento, não recebemos”, acrescentando ainda que “não há qualquer elemento comercial” na funcionalidade.

Os utilizadores que não assinam o plano Pro vão poder, no entanto, ter acesso a outras funcionalidades de compras através de IA, incluindo novos painéis de produtos recomendados que aparecem ao lado das pesquisas relacionadas com produtos.

Para os utilizadores nos Estados Unidos, estes painéis mostram uma imagem do produto e do preço, juntamente com descrições escritas através de IA das principais caraterísticas e avaliações de um produto.

 

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Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC

“Já não está em causa a minha saída da SIC, uma decisão consciente sobre a minha carreira e sobre a minha vida. Está em causa o meu caráter e nunca me poderão acusar de faltar aos meus compromissos”, afirma a apresentadora da TVI (na foto) em comunicado

Cristina Ferreira prepara-se para travar a execução de sentença de primeira instância da SIC, após ter visto os bens da empresa Amor Ponto, que criou com o pai, António Ferreira, penhorados na sequência da condenação da apresentadora, diretora e acionista da TVI, que terá de pagar mais de €3,3 milhões à SIC pela quebra unilateral de contrato, a 17 de julho de 2020.

“Sobre as últimas notícias, importa apenas esclarecer que foi a SIC que executou a sentença de primeira instância, apesar de a mesma ainda estar pendente de recurso e, por isso, poder vir a ser revertida. Trata-se de uma iniciativa da SIC, apenas desta e não do Tribunal [Judicial da Comarca de Lisboa Oeste], dirigida à sociedade Amor Ponto”, esclarece Cristina Ferreira, no comunicado que publicou nas redes sociais, em reação à notícia avançada pelo Correio do Manhã.

“A Amor Ponto irá usar o mecanismo legal que lhe permite suspender esta iniciativa da SIC, enquanto se aguarda serenamente pela decisão que vier a incidir sobre o recurso interposto”, refere ainda o documento. O julgamento que opõe Cristina Ferreira à SIC iniciou-se a 8 de novembro de 2023 e terminou a 11 de junho, com a condenação da apresentadora, que tem evitado abordar publicamente o assunto, em primeira instância.

“O processo é do domínio da justiça e apenas pela justiça deverá ser julgado. Não contribuirei, de forma alguma, para precipitar ou alimentar um julgamento público que, para mim, é privado. Já não está em causa a minha saída da SIC, uma decisão consciente sobre a minha carreira e sobre a minha vida. Está em causa o meu caráter e nunca me poderão acusar de faltar aos meus compromissos”, afirma ainda Cristina Ferreira no comunicado.

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BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate

“A colaboração permite-nos reforçar a capacidade de entregarmos aos clientes serviços de comunicação e ‘public affairs’ nas mais importantes regiões do mundo”, refere Armandino Geraldes, CEO da BA&N

A BA&N e a SEC Newgate assinaram uma parceria estratégica, com a agência de comunicação portuguesa a integrar a estrutura da consultora multinacional de comunicação e assuntos públicos, enquanto afiliada. O acordo permite à agência liderada por Armandino Geraldes aumentar a cobertura geográfica na prestação de serviços de comunicação e ‘public affairs’ e beneficiar do conhecimento, tecnologia e metodologias da SEC Newgate.

A empresa internacional, por seu lado, reforça a presença no mercado português, “com capacidade de atuar de igual forma nos mercados africanos de língua oficial portuguesa e consolidando a presença no continente europeu, a par com a presença nos restantes continentes, incluindo a América Latina e o Brasil em particular”, explica a BA&N em comunicado de imprensa.

O entendimento estratégico, sem prazo de vigência definido, apurou o M&P, favorece o intercâmbio entre as duas empresas ao nível de ‘research’ e ‘insight’, através da utilização de ferramentas de ‘data science’ avançadas.

“Este acordo contribuirá para que a BA&N e a SEC Newgate prestem um melhor serviço ao cliente local e globalmente. A BA&N está totalmente alinhada com o nosso posicionamento, entregando um serviço diferenciado e com um foco permanente na entrega do melhor resultado ao cliente. Para nós, é muito importante a presença em Lisboa, nomeadamente enquanto ‘hub’ para o mundo de língua portuguesa”, afirma Fiorenzo Tagliabue, CEO da SEC Newgate, citado no documento.

O grupo internacional integra o top 5 das maiores empresas europeias do setor, sendo a vigésima maior empresa a nível mundial, de acordo com um ranking da PRovoke, com uma faturação consolidada de 103,6 milhões de dólares, cerca de €99,1 milhões, no primeiro semestre do ano, fruto de um crescimento de 13% face ao mesmo período de 2023.

“Este acordo é muito relevante para a BA&N porque gera oportunidades para a companhia e para os seus clientes. A BA&N reforça, assim, a sua capacidade de entregar aos seus clientes serviços de comunicação e ‘public affairs’ nas mais importantes regiões do mundo”, refere Armandino Geraldes, citado no comunicado de imprensa.

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António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira

Além de beneficiar do impacto mediático do artista, a escolha pretende capitalizar a ligação de António Zambujo (na foto) à região, onde possui um projeto vínico e dinamiza um projeto cultural

António Zambujo é o novo embaixador dos vinhos da Vidigueira. Para além de promover a produção vitivinícola do município, o cantor e compositor é a atração principal de Vinhos da Vidigueira, evento gastronómico que o mercado municipal do concelho acolhe a 29 de novembro.

“Este convite é parte de uma iniciativa que visa promover e valorizar os vinhos do concelho, capitalizando na empatia e forte ligação afetiva do cantor ao setor vinícola”, refere a Câmara Municipal de Vidigueira, em comunicado de imprensa da Oitto, agência que representa António Zambujo.

Além de beneficiar do impacto mediático do artista, a escolha pretende capitalizar a ligação do intérprete à região, onde possui um projeto vínico e dinamiza um projeto cultural.

“Com esta parceria, a Câmara Municipal de Vidigueira procura não só valorizar e dar visibilidade à tradição e qualidade dos vinhos locais, mas também sublinhar a importância da cultura vinícola como parte integrante da identidade do concelho e da região”, refere o documento.

Nascido em Beja, António Zambujo tem sido um dos embaixadores informais do Alentejo ao longo da carreira. “É com muita alegria que me associo aos vinhos da Vidigueira, vinhos que já represento com muito orgulho e alegria. É uma região que me é muito cara e tudo farei para ajudar na sua divulgação”, garante o cantautor.

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ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)

“A campanha, com seis monólogos e 20 ‘sketches’, foi pensada para os nativos de canais digitais, para preencher a lacuna na comunicação do mercado imobiliário português para um público mais jovem”, explica ao M&P Mariana Coimbra, diretora de marketing da ERA Portugal

Protagonizada pelo humorista Guilherme Duarte (à esquerda na foto), ‘ERA só o que faltava’, a nova campanha multicanal da ERA, recorre ao humor e ao nonsense para atrair as gerações Y e Z. Para além de seis monólogos, apresenta 20 ‘sketches’, que, através de uma abordagem cómica, expõem situações caricatas, vividas no dia a dia por agências imobiliárias, agentes e clientes.

“Esta é uma campanha assumidamente de ‘branded content’, uma vez que foi pensada na sua génese para os nativos de canais digitais nos quais será divulgada ao longo dos próximos meses. Quisemos preencher uma lacuna na comunicação do mercado imobiliário português para um público mais jovem”, explica ao M&P Mariana Coimbra, diretora de marketing da ERA Portugal.

Com criatividade de Guilherme Duarte, da Setlist e da Pepper, que também desenvolveu o plano de meios, a campanha tem gestão de conteúdos de Marisa Martins, gestão de marketing digital de Diogo Alves e gestão de marca de Gonçalo Almeida. A Setlist, a agência especializada na gestão de artistas que gere a carreira de Guilherme Duarte, assume a produção da campanha, em parceria com o humorista.

Os monólogos são divulgados periodicamente, até fevereiro do próximo ano, no canal de YouTube da ERA Portugal. Os ‘sketches’ estão disponíveis nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok da consultora imobiliária, com o canal da empresa nesta plataforma a ser lançado com o arranque da campanha. Os vídeos também ficam disponíveis nos perfis de Guilherme Duarte.

“Acreditamos que serão estes vídeos mais curtos, e mais partilháveis, que nos ajudarão a obter maior alcance, mas, como conteúdo, os episódios completos serão as estrelas da campanha. Como é a nossa primeira campanha focada num público mais jovem, isto obriga-nos a uma reinvenção da comunicação a nível do conteúdo e dos canais utilizados”, esclarece Mariana Coimbra. O ‘timing’ da campanha procura acompanhar a atualidade nacional.

“Aproveitando a entrada em vigor das isenções de IMT e Imposto de Selo, e a adesão da banca à garantia pública, acreditamos que se trata de uma boa altura para a marca ERA se aproximar deste ‘target’, com uma marca jovem, leve e descontraída, que ajudará a simplificar todo o processo”, refere a responsável. Para atingir o público-alvo, a consultora imobiliária aposta numa abordagem disruptiva.

“Temos uma campanha diferente pela abordagem ousada e quase provocadora, diria, sobretudo para um setor tão conservador na publicidade como o imobiliário. Fugimos do institucional e do familiar. Tivemos a coragem de brincar com as fragilidades do setor e de rirmos de nós próprios, juntamente com os nossos clientes e concorrentes. Todos os conteúdos serão adaptados a cada canal, para que cresçam organicamente”, afirma Mariana Coimbra.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme

A algarvia Amarguinha volta a inovar com duas surpresas: Amarguinha Creme de Tarte de Amêndoa e Caramelo e Amarguinha Creme de Chocolate com Amêndoas.

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Reavivando o mote da campanha que nos apresentou a Amarguinha Creme original, os novos sabores chegam com o toque da marca – bastante português. “Podia ser um petit gâteau, preferimos um copinho de chocolate” e “Podia ser crème brûlée, preferimos o caramelo no ponto” são duas das várias frases que realçam o contraste entre os estrangeirismos e a tradição de portugalidade da Amarguinha.

Estes novos sabores vêm reforçar a indulgência a que nos permitimos no final da refeição. Quem sabe, até, se não se tornam nos grandes substitutos da tradicional sobremesa? Na nova Amarguinha Creme de Tarte de Amêndoa e Caramelo, o toque aveludado do caramelo contrasta na perfeição com as características da amêndoa amarga.

Já na Amarguinha Creme de Chocolate com Amêndoas, as notas robustas de cacau surpreendem em combinação com o sabor típico da Amarguinha. Importante é agitar – e bem! – para que fique no ponto.

A Amarguinha chega-nos, assim, com uma campanha multimeios que recupera o mote anterior: “Cream é não provar”, para dar continuidade à inovação de sabores da gama cremosa com que nos têm vindo a habituar – desta vez, surpreendendo com sobremesas em estado líquido.

Como é tradição Amarguinha, os novos sabores também devem ser consumidos bem frescos ou com gelo. No caso particular da Amarguinha Creme de Chocolate com Amêndoas, é reforçada a necessidade de agitar bem antes de servir, de forma a garantir que o cacau se dissolva de forma perfeita.

Disponível nos locais habituais e online, a Amarguinha convida todos a partilhar (e a ceder à indulgência) que é o seu mau-feitio cremoso. Até porque “Podia ser um cream. Preferimos um creme, dois cremes, três cremes…”.

A Amarguinha

A Amarguinha é uma marca histórica portuguesa, tendo sido pioneira na sua Amêndoa Amarga algarvia.

Além da gama Creme, a Amarguinha está disponível na versão Original, Limão e Sour – o primeiro cocktail em lata da marca.

Em 2023, a marca voltou a ser pioneira, lançando o “(provavelmente) primeiro Licor Creme de Amêndoa Amarga do Mundo”, um ritmo de inovação que não quer abandonar, surpreendendo-nos agora com mais dois Cremes no portefólio.

 

 

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