Audiências semanais: Consumo de televisão está a diminuir
Na semana de 5 a 11 de agosto, SIC, TVI, Cabo e ‘Outros’ reforçam o respectivo ‘share’, ao contrário do que se verifica com a RTP1, que perde quota de audiência. Na tabela dos canais mais vistos no cabo, o pódio continua sem registar mudanças, composto por CMTV, CNN Portugal e Hollywood

Meios & Publicidade
DMIX Collective sonoriza séries para a RTP, SIC e TVI
Shiseido Italy clarifica posição após coima da Autoridade da Concorrência
Google diz que notícias não agregam valor ao negócio publicitário
H&M recorre a gémeos digitais para promover marca
Chloë Sevigny é a nova estrela da campanha da Ecco para a primavera
69% das agências da IPRN antecipam crescimento em 2025
Pedro Patrocínio ganha Melhor Direção de Fotografia para ‘Spot’ Publicitário
Recomendação de produtos por IA aumenta, mas conversão fica aquém da pesquisa tradicional
“As marcas têm de se focar em despertar emoções nos consumidores”
Dillaz é o novo embaixador da marca G-Shock
O consumo global de televisão inverte a tendência de reforço e regista uma quebra face à semana passada, diminuindo cerca de quatro minutos por dia, ficando agora nas 5h20m diárias.
Nas variações da quota de audiência, esta semana SIC, TVI, Cabo e ‘Outros’ reforçam o respectivo ‘share’, ao contrário do que se verifica com a RTP1, que regista a tendência oposta e perde quota de audiência. Desta forma, a RTP1 desce de forma significativa até aos 8,7%, ao contrário do que acontece com os restantes canais, com a SIC a reforçar até aos 13,5% de share semanal, e a TVI também a crescer e a atingir os 14,3% de share. A televisão por cabo segue igual tendência e atinge os 38,4% de quota e o mesmo se verifica com o ‘Outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos), que também reforça e tem agora 19,7% de ‘share’ semanal.
Na tabela dos canais mais vistos no cabo, o pódio continua sem registar mudanças, composto por CMTV, CNN Portugal e Hollywood. Nas posições seguintes estão a SIC Notícias, STAR Channel, Eurosport 1 (programação dos Jogos Olímpicos) e SIC Mulher. Nas posições restantes encontramos STAR Movies, de regresso à tabela da semana, a Globo, e ainda STAR Life, também de volta ao Top 10.
O top global de programas mais vistos da semana é liderado por um episódio da novela da TVI “Cacau”, ao qual se seguem dois conteúdos do reality show da TVI: “Dilema” e “Dilema – Especial”. Na posição seguinte está o “Jornal da Noite” da SIC e a fechar o top 5 encontramos um episódio da novela “A Promessa”, também da SIC. Já no top de programação da oferta no cabo, e com o início de mais um Campeonato Nacional, é sem surpresa que o programa “Golos: Segunda Parte/Famalicão X Benfica”, da CMTV, ocupa o primeiro lugar do ranking da semana. Seguem-se o “Grande Jornal – Noite”, o programa “Investigação CM/Missão de Alto Risco”, o desportivo “Golos: Primeira Parte/Famalicão X Benfica” e ainda o “Jornal 7”, tudo programas da CMTV, como vem sendo habitual.
by Data Insights, Havas Media Network