Canal 11 reforça aposta no futebol feminino e nas seleções nacionais
O canal de televisão da Federação Portuguesa de Futebol, lançado há cinco anos, foi visto por 935 mil espetadores na última época. Na temporada de 2024/25, que acaba de arrancar, protagonistas desconhecidos e histórias inspiradoras vão ganhar espaço em antena
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A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aposta no futebol feminino, na transmissão dos jogos das seleções nacionais e em provas internacionais, além de outras modalidades, para atrair mais telespetadores ao Canal 11. Na última época desportiva, o canal de televisão da FPF foi visto por 935 mil espetadores. Na temporada de 2024/25, que acaba de arrancar, a intenção é conquistar mais de um milhão, com uma programação que prossegue a linha editorial que tem vindo a ser desenvolvida para captar o interesse das audiências e dos anunciantes.
“Continuamos a mostrar o futebol, o futsal e o futebol de praia, reforçámos a aposta no feminino e estamos a criar conteúdos que deem a conhecer quem tem menos visibilidade, divulgando boas histórias e, acima de tudo, histórias inspiradoras”, explica ao M&P Pedro Sousa, diretor do Canal 11, que acaba de comemorar o quinto aniversário. A transmissão dos jogos das seleções de futebol nacionais é, a par da disponibilização de partidas estrangeiras, outra das apostas.
“Estamos sempre atentos a campeonatos internacionais que possam integrar- se na nossa missão, como é o caso do campeonato norte-americano feminino, que recentemente começámos a transmitir. Passar futebol e futsal feminino de elite é uma forma de cumprirmos uma das nossas missões. Teremos também novidades em programas, mas, para já, não posso dizer mais do que isto”, refere o responsável. Além do futebol, o canal vai continuar a apostar em outras modalidades desportivas.
“Um dos pontos de que nos orgulhamos é poder colaborar com outras federações. Isso tem acontecido com o andebol, já passámos diversas seleções masculinas e femininas, e, mais recentemente, transmitimos um jogo da seleção nacional masculina de râguebi. É algo para continuar, sem dúvida”, assegura Pedro Sousa. Os programas ‘Cândido on Tour’, ‘Sagrado Balneário’, ‘Primeira Linha’, ‘Amor à Camisola’ e ‘Puro Magazine’, êxitos do canal, regressam com novas temporadas.
“Um dos principais objetivos é fazer crescer as provas nacionais em que apostamos. Um sinal disso é que algumas delas já são cobiçadas por outros canais. A seleção feminina e a Taça de Portugal feminina, bem como a Supertaça e a Taça da Liga feminina, começaram no 11 e hoje passam em canal aberto”, sublinha o responsável. O futebol virtual, que tem vindo a atrair um número crescente de adeptos, também vai ganhar mais espaço na antena do Canal 11.
“O desporto, especialmente o futebol, gera grandes audiências. Basta consultar a lista dos programas mais vistos para constatarmos que ela é composta esmagadoramente, se não na sua totalidade, por jogos de futebol”, afirma Pedro Sousa. Lançado a 1 de agosto de 2019, o Canal 11 comemora o 5º aniversário com uma campanha publicitária que está a ser divulgada em digital e exterior. “Era essencial dar espaço aos clubes, treinadores e jogadores e mostrar o trabalho desenvolvido pelas associações distritais”, refere o responsável.