Fora do Escritório com Rita Agostinho, diretora de marketing corporativo da Samsung Portugal
Mesmo de férias, continua a ler notícias (pelo menos os destaques online) no Observador e na TSF e aproveita para ler reportagens mais alargadas, na Visão ou na Sábado. Se o destino for de praia, o Piz Buin e as Havaianas estão sempre presentes

Daniel Monteiro Rahman
A Padaria Portuguesa entra no takeaway e no catering
Shakira é nova embaixadora da Epson Ibérica
Initiative assume planeamento e compra de media da Volvo
Empresário francês adquire Tupperware e quer faturar €100 milhões até dezembro
Audiências mensais: TVI mantém liderança, mas SIC aproxima-se
Penélope Cruz protagoniza campanha da Geox
Compras representam 53% das burlas em Portugal. Facebook e Instagram dominam
Adico equipa pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka
Marcas bem-sucedidas conjugam marketing de desempenho com construção da marca
Tox’Inn muda para Bloomer e adota nova assinatura
Nas férias mais recentes, em janeiro deste ano, Rita Agostinho, diretora de marketing corporativo da Samsung Portugal, esteve na Grã-Canária, quando estava prestes a embarcar no novo desafio profissional na Samsung. Conheceu vários pontos desta ilha espanhola e apreciou paisagens como as dunas de Maspalomas (na foto).
O que é que não faz durante as férias, que faça habitualmente quando está a trabalhar?
Acordar cedo e ir ao ginásio. Gosto de me desligar de horários durante as férias, e reger-me, apenas, pelo relógio biológico. O ginásio é, para mim, o ‘sacrifício positivo’ associado à rotina da semana de trabalho, ainda que aproveite as férias para umas boas caminhadas na praia ou umas corridas ao fim da tarde.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
Estar de férias significa poder ir a sítios diferentes dos habituais, em Portugal ou não, e isso permite-me observar outras pessoas, outras culturas e outras formas de viver a vida. Sempre que viajo, gosto de observar as pessoas nas suas rotinas mais casuais, aprendo sempre algo novo e retiro, quase sempre, algum ‘insight’ interessante para o meu trabalho.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
Por norma, mesmo de férias, continuo a ler notícias (pelo menos os destaques online), não gosto de perder o que se passa no mundo. O Observador e a TSF são os que sigo, habitualmente. Aproveito o período de férias para ler reportagens mais alargadas, normalmente em revistas como a Visão ou a Sábado. Alguns podcasts mais descontraídos e leves, como o Extremamente Desagradável da Joana Marques ou o Inacreditável da Inês Castel Branco, que relata histórias verídicas que parecem verdadeiros filmes, são ótimas companhias de praia.
Quais são as marcas que a acompanham nas férias?
O meu telefone e ‘buds’ Samsung andam sempre comigo. O Spotify é sempre obrigatório, tal como os canais ‘on demand’ em que a preferência recai sobre a Netflix ou o Max (HBO). Gosto de pôr as séries e os filmes em dia, durante as férias. Se o destino for a praia, o Piz Buin e as Havaianas estão sempre presentes.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Após o período grande de férias, gosto de regressar ao trabalho à terça ou à quarta-feira. Desta forma consigo ter um dia ou dois para passar os olhos sobre os temas mais importantes e organizar prioridades, antes de recomeçar. No dia em que regresso de férias gosto de almoçar com a equipa, é uma forma leve e descontraída de ter um briefing das novidades.