Fora do Escritório com Rafael Ribeiro, diretor de marketing do Grupo Starfoods
É no Alvor (Algarve) que gosta de passar férias, época em que desfruta do tempo certo sem pressa, optando por não usar relógio. Tem o hábito de comprar jornais em papel, para se dedicar ao prazer de os folhear enquanto toma o café matinal ou está na praia. O Sporting é a única marca a que presta atenção nesta altura do ano
Luis Batista Gonçalves
Fora do Escritório com Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa e CEO e da Consumers Trust
Pondera assume comunicação da LICO Cosmetics
Docapesca destaca qualidade do peixe português em campanha da BBZ (com vídeo)
Notícias Ilimitadas reestrutura direções
Branded Content Talks debate conteúdos patrocinados e ‘storytelling’ de marcas
WPP e Havas compram agências no Reino Unido
Vera Paulino assume direção de receita da MOP
Vanguard Properties patrocina MAAT
Rádio Comercial muda equipa para atrair audiência mais jovem
PepsiCo coproduz filme da campanha global da 7UP (com vídeo)
Alvor é o destino de eleição de Rafael Ribeiro. É nesta localidade algarvia que o diretor de marketing do Grupo Starfoods mais gosta de passar férias. “Tem uma energia diferente de todos os outros sítios. É genuíno, é português e também já é um bocadinho meu. Tem o melhor final de tarde, com um pôr do sol absolutamente fascinante”, refere o marketer que elege o Bolan Bar (na foto) como o local perfeito para aproveitar os finais de dia. “É um local com muito simbolismo, com memórias de muitas e boas férias”, refere.
O que é que não faz durante as férias, que faça habitualmente quando está a trabalhar?
Usar relógio. Quando estamos a trabalhar, existe sempre o dever de não falhar compromissos, sejam eles horários laborais ou simples reuniões marcadas. Acabamos por andar sempre com o tempo muito contado e, de repente, parece que o dia passou a correr. Nas férias, opto por tentar não ter horários estipulados, para poder desfrutar de tudo o que me rodeia, familiares, amigos, locais especiais ou viagens, com o tempo certo, sem pressas.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
Significa, acima de tudo, repor energias. No entanto, o facto de poder desfrutar de tudo com mais calma permite-me também observar mais o que se passa à minha volta e pensar em certos pormenores, conceitos e ideias, algumas delas até já discutidas anteriormente, passando a vê-los com outros olhos e a ter até perspetivas diferentes, em muitos casos.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
Nas férias, tento desligar-me o máximo possível dos formatos digitais, embora nos dias de hoje isso seja praticamente impossível. Mas dá-me um gozo enorme, sempre que posso, ir de manhã à papelaria mais próxima comprar os jornais diários e desfrutar daquele cheiro tão característico do papel de jornal ao folheá-los, seja enquanto bebo o meu café matinal ou depois na praia.
Quais são as marcas que o acompanham nas férias?
Tento desligar-me um pouco desse meio, mas é impossível demarcar-me do que está acontecer com o meu Sporting. É a única marca a que presto atenção nesta altura, na realidade.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Procuro, acima de tudo, falar com as pessoas, com os colegas e com a minha equipa, tentando perceber como se sentem e como estão os projetos em andamento, por forma a entrar de novo no barco e, assim, seguirmos viagem juntos para mais um ano.