Imovirtual faz reformulação para aumentar alcance e eficácia dos anúncios
Desenvolvida pela agência polaca Kommunikat e adaptada internamente para Portugal, a nova identidade visual é visível no logótipo (na foto) e no site, renovado com funcionalidades adicionais, revela ao M&P Sylvia Bozzo, diretora de marketing do portal imobiliário
Luis Batista Gonçalves
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A reformulação do Imovirtual, que tem uma nova identidade visual, pretende facilitar as consultas dos anúncios de imóveis e aumentar o seu alcance e eficácia. Neste sentido, o portal imobiliário detido pelo Grupo OLX, grupo empresarial neerlandês, está a otimizar as listagens das propriedades que anuncia para venda para os mecanismos de pesquisa, para melhorar a visibilidade online de forma orgânica.
A nova imagem, desenvolvida pela agência criativa polaca Kommunikat para o portal imobiliário polaco Otodom e adaptada para Portugal internamente, é acompanhada por um novo logótipo, uma nova tipografia e um novo site, com novas funcionalidades, que querem garantir uma maior transparência na informação disponibilizada. Além da nova imagem e do site, a app também foi melhorada.
“As mudanças surgem como uma resposta estratégica às necessidades e expetativas crescentes dos nossos utilizadores, tanto dos profissionais do setor imobiliário quanto dos clientes finais que procuram imóveis. Além de trazerem um tom fresco à marca, ajudam na jornada racional e emocional que enfrentamos quando estamos à procura de casa”, explica ao M&P Sylvia Bozzo, diretora de marketing do Imovirtual, revelando que toda a reformulação foi desenvolvida internamente pela equipa de tecnologia.
Além do lançamento da pesquisa interativa por mapa, também foram introduzidas melhorias no sistema de localizações. “Para os consultores imobiliários, oferecemos novas ferramentas que facilitam a gestão dos anúncios e aumentam a visibilidade das propriedades, como pacotes de serviços personalizados e ferramentas de análise da concorrência”, esclarece Sylvia Bozzo, que não exclui a possibilidade de vir a introduzir novas mudanças nos próximos meses.
“Estamos constantemente a ouvir os nossos clientes e, por isso, garantimos que haverá melhorias contínuas e consistência em tudo o que fazemos”, refere a diretora de marketing do portal imobiliário, fundado em 2011, que conta com cerca de seis milhões de visitas mensais e 300 mil imóveis anunciados.
A equipa global que desenvolveu a nova identidade visual do portal do Grupo OLX replicou práticas e funcionalidades já testadas e aprovadas noutros mercados. “A reformulação exigiu um investimento bastante significativo”, afirma a responsável, sem todavia adiantar os valores de investimento envolvidos no processo. “O marketing é uma das nossas grandes apostas. Duplicámos o valor do ano anterior”, refere a diretora de marketing do Imovirtual, que também não divulga o orçamento de promoção de que dispõe.
“Investimos numa campanha antecipada e segmentada para os profissionais do setor meses antes do lançamento. Agora, estamos na fase de comunicar a todos os utilizadores através de campanhas digitais com publicidade em parceiros, ‘remarketing’ e redes sociais”, refere Sylvia Bozzo, avançando que em breve serão lançadas várias campanhas de comunicação das novidades, tanto em meios offline como digitais.