Perplexity vai lançar anúncios na plataforma de pesquisa
Os anunciantes, que vão poder patrocinar ‘perguntas relacionadas’ abaixo das respostas apresentadas pelo motor de pesquisa ou comprar uma resposta gerada, deverão pagar mais de 50 dólares (€44,8) por cada mil impressões na plataforma
Daniel Monteiro Rahman
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
O Perplexity AI, motor de pesquisa com base em inteligência artificial (IA) generativa que tem sido considerado um potencial concorrente do Google, vai começar a veicular anúncios a partir do quarto trimestre de 2024, noticia o The Drum.
A startup norte-americana de tecnologia, especializada em pesquisa assistida por IA, divulgou à imprensa e aos anunciantes uma proposta de apresentação, que promove o alcance e o aumento da utilização da plataforma.
A empresa começa por revelar na apresentação do Perplexity Ads, denominação dada à funcionalidade, que a aplicação da sua plataforma de pesquisa foi descarregada mais de dois milhões de vezes e que responde a mais de 230 milhões de pesquisas por mês, tendo os inquéritos nos Estados Unidos aumentado em oito vezes no último ano.
A Perplexity revela ainda que, inicialmente, as principais categorias de publicidade no Perplexity AI vão incluir áreas como a tecnologia, a saúde e produtos farmacêuticos, as artes e entretenimento, as finanças e os alimentos e bebidas, segundo avança a CNBC. Os anunciantes vão poder patrocinar ‘perguntas relacionadas’ abaixo das respostas apresentadas pelo motor de pesquisa, comprar espaços publicitários na aplicação ou até comprar uma resposta gerada pelo motor de pesquisa.
Um dos diapositivos da apresentação mostra uma captura de ecrã de uma pergunta sobre as qualidades de um bom sapato de basquetebol, seguida de uma pergunta de seguimento patrocinada pela Nike, que diz: “Quais são os melhores ténis de basquetebol da Nike?”. A pergunta é apresentada ao lado de um logótipo da Nike e está claramente identificada como sendo patrocinada. Outro diapositivo mostra o que aparenta ser um filme publicitário da Nike a surgir ao lado da mesma pergunta num computador portátil.
A Perplexity revela ainda na apresentação que as respostas às perguntas de seguimento patrocinadas “são aprovadas com antecedência e podem ser bloqueadas, fornecendo às marcas um controlo sobre como são retratadas numa resposta”.
Os anunciantes também podem impedir que o respetivo conteúdo patrocinado apareça juntamente com respostas a inquéritos de pesquisa, que contenham palavras ou frases pré-selecionadas. Uma fonte da Perplexity, citada pelo The Drum, revela que os anunciantes podem esperar pagar mais de 50 dólares (€44,8) por cada mil impressões na plataforma.