Filipe Bonina, diretor de marketing da Discovery Hotel Management e ex-diretor de marketing da Central de Cervejas e Bebidas e da The Coca-Cola Company, aproveitou as mais recentes férias na Grécia (na foto, em Atenas) com a família, para desfrutar da cultura e gastronomia das diversas ilhas, descansar e dedicar-se a atividades que não faz durante o período de trabalho, como ver arte, visitar locais históricos e cozinhar.
O que é que não faz durante as férias, que faça habitualmente quando está a trabalhar?
Não olho para a caixa de email assim que acordo e não aparo a barba todos os dias.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
Ambas. Tento distanciar-me o máximo do trabalho e dedicar-me a atividades, que, não deliberadamente, contribuem para inspiração futura. Ver arte, visitar locais históricos e cozinhar muito, por exemplo.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
Leio os jornais e revistas habituais, como o Expresso, Público, Observador, Meios & Publicidade, The Economist e New Yorker, entre outros. Este verão tenho passado muito tempo a ver o MasterClass. Ouço alguns podcasts, entre os quais destaco: E o Resto é História, In Our Time, recentemente recomendado por um amigo, o Vale a Pena com a Mariana Alvim, o Prova Oral do Fernando Alvim e, religiosamente, o Vamos Todos Morrer do Hugo Van Der Ding. Não tenho um critério claro para a escolha, procuro um equilíbrio entre informação, aprendizagem e entretenimento.
Quais são as marcas que o acompanham nas férias?
Levo sempre comigo uma faca de cozinha do Paulo Tuna, roupa descontraída da Isto ou da +351, e boas conservas portuguesas.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Dou uma volta pelo escritório para cumprimentar as pessoas e ouço repetidamente que estou pouco bronzeado.