Fora do Escritório com Bárbara Monteiro, cofundadora e parceira criativa da Anahory Monteiro
Para se sentir realizada, precisa de estar inspirada. Algumas das melhores ideias que tem surgem, muitas vezes, nos lugares mais inusitados que visita. La Roche-Posay, Isdin e Garnier são as marcas que leva no ‘nécessaire’ das férias

Daniel Monteiro Rahman
A Padaria Portuguesa entra no takeaway e no catering
Shakira é nova embaixadora da Epson Ibérica
Initiative assume planeamento e compra de media da Volvo
Empresário francês adquire Tupperware e quer faturar €100 milhões até dezembro
Audiências mensais: TVI mantém liderança, mas SIC aproxima-se
Penélope Cruz protagoniza campanha da Geox
Compras representam 53% das burlas em Portugal. Facebook e Instagram dominam
Adico equipa pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka
Marcas bem-sucedidas conjugam marketing de desempenho com construção da marca
Tox’Inn muda para Bloomer e adota nova assinatura
Nas últimas férias, Bárbara Monteiro, cofundadora e parceira criativa da Anahory Monteiro, viajou até à ilha de Paros, na Grécia (na foto) para celebrar o casamento de amigos próximos e ficou encantada desde o primeiro momento. “Lá, senti-me em casa”, afirma, revelando que desfrutou da gastronomia local, da beleza natural da ilha, do clima perfeito e de um mar de águas cálidas. Na mala, levou também sandálias da Birkenstock, outras das marcas que não dispensa habitualmente.
O que é que não faz durante as férias, que faça habitualmente quando está a trabalhar?
Planeamento. Na Anahory Monteiro, somos muito rígidas com a organização. É fundamental haver uma boa gestão de recursos e de tempo. Por isso, nas férias, prefiro não planear muito. É quase um exercício de ‘self-care’, poder decidir fazer coisas diferentes todos os dias. É um luxo gigante não ter horários.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
As grandes ideias, muitas vezes, vêm dos lugares mais inusitados. Mas isso nem sempre significa trabalho, pois, para me sentir realizada, preciso de estar inspirada dentro e fora do escritório, seja para o meu dia a dia ou para um projeto profissional. Esta ideia é transversal a muitos, principalmente dos que trabalham com criatividade, que sabem que qualquer momento ou circunstância nos pode atingir com inspiração.
Por outro lado, apesar de esse desligar do trabalho para mim ser fundamental, pode acontecer uma vez por outra ter de apoiar a Maria [Anahory, cofundadora e e parceira criativa de Bárbara Monteiro] numa decisão importante, por exemplo. Portanto, mesmo quando estamos ‘off’, acabamos sempre por estar disponíveis uma para a outra.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
Curiosamente, ouço mais podcasts, leio mais a imprensa e vejo mais séries e filmes quando não estou de férias. Para mim, relaxar significa uma boa noite de sono, um bom jantar e um bom copo ou um bom programa com amigos ou família. Acabo por estar a maior parte do tempo fora de casa. Porém, ouço música, sempre.
Tento também pôr a biblioteca em dia. Tenho ainda muita coisa de Afonso Cruz que gostava de ler até ao final do verão. Quando estou com um livro, também preciso de estar sem horários.
Quais são as marcas que a acompanham nas férias?
Costumo ser bastante prática. Uso muitas vezes sandálias Birkenstock ou, como costumo dizer, sandálias todo o terreno. Outra coisa que não dispenso e com a qual tenho bastante cuidado, é ter um bom ‘nécessaire’ de praia com toda a proteção máxima de rosto, corpo e cabelo, com produtos das marcas La Roche-Posay, Isdin e Garnier.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Depois de um bom café, procuro pôr-me a par de todos os projetos que estão em andamento. De seguida, organizo a agenda de prioridades e o ’email’ e reúno com a equipa.