Perplexity desafia Google e negoceia com marcas novo modelo de anúncios
No âmbito do novo modelo de publicidade da Perplexity, as marcas vão poder licitar por questões patrocinadas, que incluem uma resposta gerada por IA aprovada pelo anunciante.
Daniel Monteiro Rahman
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O Perplexity AI, motor de pesquisa com base em inteligência artificial (IA) generativa, está em negociações com marcas como a Nike e a Marriott sobre um novo modelo de publicidade, noticia o Financial Times. A ‘startup’ sediada em São Francisco está a fazer um esforço ambicioso na tentativa de ultrapassar o domínio da Google sobre o setor dos anúncios digitais, que representa 300 mil milhões de dólares (€270 mil milhões).
A empresa liderada por Aravind Srinivas está a redesenhar o sistema de anúncios baseado em leilões, criado pela Google, em que os anunciantes licitam para que uma hiperligação patrocinada seja colocada nas pesquisas. No âmbito do novo modelo de publicidade da Perplexity, as marcas vão poder licitar por questões patrocinadas, que incluem uma resposta gerada por IA aprovada pelo anunciante.
“Os anúncios são realmente úteis quando são relevantes e provenientes de marcas de alta qualidade, e muitas pessoas fazem compras com base nisso”, sustenta Aravind Srinivas, diretor executivo da Perplexity e antigo estagiário da Google, citado pelo Financial Times. “Uma boa parte do nosso tráfego vem dos Estados Unidos e de outros países com um produto interno bruto elevado, o que faz com que seja uma boa aposta. Queremos fazer uma oferta pública inicial e ser uma empresa de sucesso, e não há razão para não o ser”, acrescenta.
A Perplexity tem estado em conversações com um pequeno número de marcas de renome, como a Nike e a Marriott, por exemplo, de acordo com correspondência citada no Financial Times. A empresa afirma que espera lançar o sistema de anúncios até ao final do ano e que tem as marcas ‘premium’ como alvo.
De acordo com o sistema de anúncios da Perplexity, vai ser cobrado aos anunciantes 50 dólares (€44,97) por cada mil impressões geradas pelas mensagens patrocinadas. Este valor compara-se com os 1100 dólares (€989,66) cobrados pela Google pelo mesmo número de impressões, de acordo com os analistas da eMarketer.