Indústria dos eventos de marketing vai crescer 6,4% ao ano até 2032
Dentro de oito anos, a faturação global deverá rondar os €1,84 mil milhões, segundo a Allied Market Research. Entretenimento, desporto e educação são os acontecimentos a assumir maior preponderância, a par da apresentação de produtos e do lançamento de serviços
Luis Batista Gonçalves
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A indústria global dos eventos de marketing deverá crescer uma média de 6,4% ao ano até 2032, atingindo um volume de faturação na ordem dos 2,04 mil milhões de dólares, cerca de €1,84 mil milhões, dentro de oito anos. Os números são avançados no novo estudo internacional ‘Global Opportunity Analysis and Industry Forecast 2022–2032’, da Allied Market Research.
Em 2022, o mercado estava avaliado em 994,7 mil milhões de dólares, ligeiramente abaixo dos €895 mil milhões. Além do aumento de exposições, conferências, espetáculos e eventos corporativos, a análise da empresa de estudos de mercado, aponta o recurso à inteligência artificial (IA) e à realidade aumentada como duas das tendências.
“Os patrocinadores beneficiam de maior visibilidade e envolvimento da marca ao associarem-se a eventos populares, o que aumenta a sua presença no mercado. A tendência crescente do marketing experiencial, onde as marcas criam experiências memoráveis para os consumidores, também aumentou os investimentos em patrocínios”, avança a análise global.
Segundo a Allied Market Research, os patrocinadores procuram, cada vez mais, assegurar direitos e benefícios exclusivos ao associarem-se aos acontecimentos, incluindo “oportunidades de ‘branding’ e colocação de produtos, tornando-os uma fonte de receitas altamente atrativa para eventos”.
O entretenimento, o desporto e a educação são, a par com a apresentação de produtos e o lançamento de serviços, os eventos a assumir maior preponderância. “O aumento das operações comerciais globais levou a um aumento no número de conferências e seminários internacionais, contribuindo para o domínio do segmento”, refere o estudo, que também aborda a evolução dos eventos patrocinados, outra realidade em expansão.
Em termos de faixas etárias, os consumidores entre os 21 e os 40 continuam a ser os maiores frequentadores de eventos, tal como em 2022, respondendo por mais de dois quintos do mercado global da indústria. “Estimamos que este grupo manterá o seu ‘status’ de liderança durante todo o período de previsão”, refere o estudo.
Apesar de Espanha e Alemanha figurarem entre os países que mais crescem, a América do Norte continuará a liderar o ranking de investimentos no setor. “A Europa tem conseguido atrair conferências internacionais. Mais de metade dos principais destinos de conferências estão localizados no continente europeu”, apurou a análise.
A tecnologia é uma das justificações para a escolha. “A indústria de eventos na Europa regista um maior crescimento devido ao aumento da adoção de dispositivos inteligentes e da utilização da internet, o que resultou num aumento gradual nas reservas online para concertos musicais, eventos desportivos e outros acontecimentos”, refere o estudo.