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Flávio de Sousa integra equipa de realizadores da Casper Films

Anteriormente desempenhou funções na 78 Films e, nos últimos anos, tem trabalho com maior regularidade no mercado internacional, colaborando com nomes e marcas da música e da moda. A contratação vem na sequência do prémio conquistado no concurso 48 Hour Film Project Lisboa

Luis Batista Gonçalves
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Flávio de Sousa integra equipa de realizadores da Casper Films

Anteriormente desempenhou funções na 78 Films e, nos últimos anos, tem trabalho com maior regularidade no mercado internacional, colaborando com nomes e marcas da música e da moda. A contratação vem na sequência do prémio conquistado no concurso 48 Hour Film Project Lisboa

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Flávio de Sousa é o novo elemento da equipa de realizadores da produtora audiovisual Casper Films. Com formação em cinematografia, na Universidade Lusófona, o realizador, que desempenhou funções na 78 Films, nos últimos cinco anos, já realizou filmes publicitários para marcas nacionais e internacionais, como McDonald’s, Ikea, Meo, Harper’s Bazaar, Sagres, Logo, Compal, Betclic, Federação Portuguesa de Futebol e Super Bock.

“Tem como pontos fortes a estética sofisticada que imprime no seu trabalho, assim como a direção de atores que faz com que eleve sempre o tom narrativo dos filmes que realiza”, explica, em declarações ao M&P, Nuno Lobo, sócio e produtor executivo da produtora. A contratação surge na sequência de Flávio de Sousa ter conquistado um prémio no concurso de cinema e televisão 48 Hour Film Project Lisboa.

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Nos últimos anos, Flávio de Sousa tem trabalhado com maior regularidade no mercado internacional, colaborando com nomes e marcas da música e da moda. “Espero acrescentar ao meu caminho um valor de produção que solidifique ainda mais as minhas qualidades enquanto realizador. Estou muito empolgado com o desafio, porque a Casper Films tem uma estética e uma visão que vão muito ao encontro das minhas”, refere o realizador.

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Comunicação

Francisco Bruto da Costa assume comunicação da Bauer Media Áudio Portugal

Licenciado em comunicação social e cultural pela Universidade Católica, Francisco Bruto da Costa (na foto) vai assegurar a comunicação interna e externa do grupo de media, que detém a Rádio Comercial e a M80 Rádio, entre outras

Depois de anunciar Rita Sobral como vice-presidente de receita, uma nova área da Bauer Media Áudio Portugal que agrupa a área comercial, o marketing e a gestão de eventos, a empresa revela que, no âmbito do processo de reestruturação em curso, Francisco Bruto da Costa é o novo responsável pela comunicação interna e externa do grupo de media, que detém a Rádio Comercial, a M80 Rádio, a Cidade FM, a Smooth FM e a Batida FM.

Licenciado em comunicação social e cultural pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em marketing pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Francisco Bruto da Costa desempenhou funções nas empresas Microsoft e Mercadona em Portugal, além de ter passado pelas agências de comunicação Hill+Knowlton Strategies e Atrevia, onde trabalhou em consultoria de comunicação corporativa, gestão de crise e assessoria de imprensa.

Mais recentemente, desenvolveu projetos de comunicação interna e externa, ativações de marca, estratégia de redes sociais e parcerias com influenciadores, na UNICEF Portugal. “O Francisco é uma mais-valia para toda a equipa e vem, com a sua energia e experiência, ajudar a empresa a elevar o patamar de comunicação com os diferentes ‘stakeholders’ do grupo”, afirma Salvador Ribeiro, CEO da empresa, citado em comunicado de imprensa.

A intenção é reforçar a comunicação numa altura em que o áudio digital cresce em Portugal. “A Bauer Media Áudio Portugal destaca-se pela sua capacidade de criar conteúdos que ressoam profundamente com o público português, e acredito que, juntos, podemos fortalecer ainda mais esta ligação, apostando em estratégias de comunicação inovadoras e colaborativas que ampliem a nossa presença e relevância no mercado”, refere Francisco Bruto da Costa.

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Digital

Meta vai introduzir avatares de pessoas reais gerados por IA

Outra das funcionalidades que a Meta está a desenvolver e apresentou na conferência Meta Connect 2024 (na foto) é a dobragem automática dos Reels para outra linguagem, mantendo a voz original do criador e alterando até os movimentos da boca para corresponderem às alterações

A Meta vai introduzir avatares de pessoas reais gerados por inteligência artificial, noticia o The Verge. A nova funcionalidade foi apresentada por Mark Zuckerberg, diretor executivo da Meta, na conferência anual da empresa Meta Connect, a 25 de setembro, e envolve a recriação completa de influenciadores reais como figuras de IA.

Na conferência, o diretor executivo da Meta apresentou uma demonstração ao vivo desta nova funcionalidade, em que uma figura de IA criada com base em um criador de conteúdo, fala, responde a perguntas e age como o criador de conteúdo. A funcionalidade é uma novidade importante para os criadores de conteúdos que querem chegar a públicos mais vastos.

Outra das funcionalidades que a Meta está a desenvolver, e que pretende integrar nas suas plataformas, é a dobragem automática dos Reels para outra linguagem, mantendo a voz original do criador e alterando até os movimentos da boca para corresponderem às alterações.

Mark Zuckerberg apresentou também no palco dois vídeos de Reels de criadores espanhóis a serem traduzidos e dobrados para inglês. A demonstração não foi feita ao vivo, ficando por saber se esta tecnologia já funciona atualmente.

No seu conjunto, estas tecnologias têm o potencial de fazer com que os conteúdos e vídeos cheguem a muito mais pessoas, algo que a Meta pretende fazer para poder competir com plataformas como o TikTok e o YouTube, que já têm investido neste tipo de funcionalidades.

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Media

SIC Novelas estreia a 1 de outubro com direção de Aida Pinto (com vídeo)

A emissão do novo canal da Impresa é composta por telenovelas da SIC, séries juvenis e ‘magazines’. Aida Pinto, diretora da SIC Internacional, é a diretora do canal por cabo

A de 1 de outubro, o grupo Impresa estreia a SIC Novelas, um novo canal por cabo dedicado à ficção e composto maioritariamente por telenovelas da SIC, séries juvenis e ‘magazines’. Aida Pinto, atual diretora da SIC Internacional, é a diretora do canal, asssumindo também a direção de gestão de programação da SIC.

“As telenovelas são os programas mais vistos na televisão em Portugal, e, portanto, é com naturalidade que lançamos a SIC Novelas. Acreditamos que há espaço para uma nova oferta, que destaque a qualidade a que a SIC habituou os seus espectadores: as melhores histórias, a melhor criatividade e o melhor talento. É este o momento certo para alargar o nosso universo de canais temáticos, fruto da confiança dos nossos parceiros na área da distribuição de conteúdos”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, citado em comunicado de imprensa.

Em relação à programação do novo canal, a produção juvenil vai ocupar os finais de tarde do canal, das 18h às 20h, estreando-se com ‘Lua Vermelha’, às 18h de 1 de outubro. Em horário nobre, das 20h às 23h30, quatro produções SIC ocupam a antena, ‘Espelho d’Água’, ‘Amor Maior’, ‘Rosa Fogo’ e ‘Coração d’Ouro’. Durante a madrugada, ‘magazines’ da SIC como o ‘E-Especial’ vão marcar presença. As manhãs são dedicadas aos mais novos com ‘Uma Aventura’.

“As grandes produções da SIC, as melhores histórias e todas as emoções da ficção vão estar na SIC Novelas. Queremos que este novo canal ocupe um espaço importante nos hábitos de quem segue este género televisivo”, declara Aida Pinto, diretora da SIC Novelas.

Presente nos operadores Meo, Nos e Vodafone, a SIC Novelas vai ocupar, respetivamente, as posições 14, 131 e 69 nas grelhas de canais dos operadores. Com o lançamento deste novo projeto, que se junta à SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC Caras e SIC K, o grupo Impresa passa a ter seis canais no cabo.

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Marketing

Nike, Adidas e New Balance são as marcas desportivas mais mencionadas nas redes sociais

Nos últimos 12 meses, as oito insígnias que integram o ranking internacional divulgado pela empresa de monitorização digital Digimind, foram referidas 35,1 milhões de vezes. A maioria das menções é feita no Instagram, no TikTok e no X

A Nike é a marca desportiva mais mencionada nas redes sociais. De acordo com um estudo internacional, realizado pela empresa de monitorização digital Digimind, foi referida 16 milhões de vezes. A segunda posição é ocupada pela Adidas, com 12 milhões de menções, a uma grande distância da New Balance, que surge na terceira posição, com 2,1 milhões.

A marca canadiana Lululemon, fundada em 1998 em Vancouver, figura em quarto lugar, com 1,8 milhões de referências, das 35,1 milhões identificadas, seguida da Lacoste, em quinto lugar, com 1,7 milhões. O ranking elaborado pela Digimind, adquirida pela empresa de monitorização digital Onclusive em 2022, coloca ainda a Asics na sexta posição, com 817 mil menções.

A Decathlon ocupa a sétima posição, com 626 mil referências, à frente da Fila, que encerra a lista divulgada, mencionada 110 mil vezes. Segundo o estudo, a maioria das referências é feita no Instagram, no TikTok e no X, com o calçado desportivo a ser destacado em 43,7% das publicações. A associação das marcas e produtos a modalidades desportivas foi feita por 16,6%.

Em terceiro lugar, surge a associação das insígnias a figuras públicas, mencionada em 5,4% das publicações, à frente das políticas de sustentabilidade das marcas, apontada por 2,1%. Os vídeos das campanhas foram partilhados por 1,8%. A qualidade dos produtos comercializados foi referida por 1,3%. Apenas 0,76% das menções aborda o preço de venda dos produtos.

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Media

NewsMuseum inaugura exposição dedicada às ‘fake news’

O museu dedicado às notícias, aos media e à comunicação aborda a história e o impacto das notícias falsas, no presente e no futuro. “A par dos seis casos de estudo, da cronologia e do glossário também apresentamos as ferramentas que podemos convocar para este combate”, explica Luís Paixão Martins, presidente da Associação Acta Diurna, promotora do NewsMuseum, em Sintra

Dedicada ao fenómeno das ‘fake news’, a exposição que o NewsMuseum, em Sintra, inaugura a 30 de setembro aborda a história e o impacto das notícias falsas, no presente e no futuro. Denominada ‘Fake News: Estamos em Guerra’, conta com uma análise a seis casos de estudo emblemáticos, como A História do Maine (1898), O Iraque (2003), Reutersgate (2006), Os Bots e a Guerra da Ucrânica (2014), Cambridge Analytics (2015) e A Fábrica (2016).

Através de uma cronologia é apresentada a existência e a evolução deste tema desde a Antiguidade, acompanhada por um glossário com os termos mais importantes relacionados com esta temática e um ‘quiz’ interativo que testa conhecimentos, bem como conteúdos sobre o futuro das ‘fake news’ no tempo da inteligência artificial.

“A exposição do NewsMuseum permite confirmar que boatos, mentiras e manipulações sempre fizeram parte da nossa história e que as ‘fake news’ não são um fenómeno recente nem são fruto da existência de qualquer plataforma tecnológica. Elas têm acompanhado a história da humanidade, o seu lado pérfido, mas são as novas redes sociais que lhes dão agora o poder que nunca tiveram. Não estamos, todavia, apenas perante um registo histórico porque a par dos seis casos de estudo, da cronologia e do glossário também apresentamos as ferramentas que podemos convocar para este combate”, explica Luís Paixão Martins, presidente da Associação Acta Diurna, promotora do NewsMuseum, citado em comunicado de imprensa.

O NewsMuseum é um espaço dedicado às notícias, aos media e à comunicação, situado em Sintra. Foi inaugurado a 25 de abril de 2016 e conta já com cerca de 80 mil visitantes.

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Preço na embalagem é a nova arma dos produtos de marca própria

Os ‘Price Packs’ (na foto) criados pela cadeia alemã de ‘discount’ Penny querem garantir a promessa de estabilidade de preços nos produtos de marca própria e que os consumidores os identifiquem facilmente nas prateleiras, comparando-os com os preços mais elevados das marcas de fornecedores

A cadeia de ‘discount’ alemã Penny lançou uma gama de produtos de marca própria, idealizados pela agência criativa Serviceplan Alemanha, que apresenta o preço em letras grandes e integrado no design da embalagem. O conceito ‘Price Packs’ foi criado para garantir a promessa da Penny de estabilidade de preços nos produtos de marca própria e para que os consumidores os identifiquem facilmente nas prateleiras, comparando-os com os preços mais elevados das marcas de fornecedores.

Os produtos ‘Price Packs’ estão a ser promovidos na Alemanha através de uma campanha publicitária a nível nacional, que inclui publicidade exterior, como cartazes e ecrãs digitais, e anúncios nas redes sociais. A criatividade da publicidade é tão minimalista como o próprio design da embalagem.

“No marketing, é frequente ter de decidir entre promover o preço ou o produto. Estamos satisfeitos por termos encontrado uma forma de fazer as duas coisas”, enfatiza Till Diestel, diretor criativo executivo da Serviceplan Alemanha, em declarações à Ad Age.

Embora não haja uma garantia de que o preço dos produtos não vá ser alterado, a semi-permanência dos ‘Price Packs’ é óbvia, sendo que são necessários vários meses para alterar o processo de produção e mudar a embalagem. Os ‘Price Packs’ foram criados para artigos como pão, sal, aveia, batatas fritas e maionese, que uma investigação da Penny revela serem os mais estáveis em termos de preço.

“Com os ‘Price Packs’, estamos a colocar o preço na embalagem pela primeira vez, mostrando que as nossas marcas próprias oferecem a melhor relação qualidade/preço”, acrescenta Jan Flemming, diretor de marketing da Penny.

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Marketing

Mirko Peloso é o novo diretor de marketing e digital da Kiabi em Portugal e Espanha

Licenciado em belas artes e moda pela Universidade de Roma La Sapienza, Mirko Peloso tem como responsabilidade otimizar a experiência omnicanal da marca, com enfoque no digital, melhorando a área de experiência do cliente e impulsionando o comércio eletrónico da empresa

Mirko Peloso é o novo diretor de marketing e digital da marca de moda francesa Kiabi em Portugal e Espanha. O profissional terá a responsabilidade de liderar a estratégia de marketing e consolidar a presença da marca na Península Ibérica e impulsionar o crescimento da marca.

Licenciado em belas artes e moda pela Universidade de Roma La Sapienza, Mirko Peloso conta com cerca de 13 anos de experiência no setor, trabalhando desde o início da carreira na Kiabi. Começou como assistente de vendas, em 2011, e desde então foi promovido várias vezes internamente, ocupando cargos como gestor de ‘merchandising visual’ em Itália e Espanha, respetivamente. Em 2022, ocupa o cargo de gestor nacional de comércio eletrónico em Espanha, função que desempenhava até agora.

O profissional, que vai trabalhar sob as ordens da diretora de estratégia da região, Mercedes Porro, tem como missão otimizar a experiência omnicanal da marca, com enfoque no digital, melhorando a área de experiência do cliente e impulsionando o comércio eletrónico da empresa.

“É uma honra assumir este novo papel na Kiabi e trabalhar num momento tão importante para a empresa. Estamos focados em continuar a melhorar a experiência do cliente e a consolidar a nossa posição em Espanha e Portugal”, enfatiza Mirko Peloso, em comunicado de imprensa.

A Kiabi também contratou María Valverde para o cargo de responsável de imobiliário e desenvolvimento do negócio em Portugal, que, por seu lado, será responsável pela gestão de diferentes iniciativas de expansão e aceleração do desenvolvimento da Kiabi no mercado português.

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DAZN transmite jogos dos campeonatos de basquetebol patrocinados pela Betclic

A plataforma de ‘streaming’ chegou a acordo com a Federação Portuguesa de Basquetebol para emitir um jogo por jornada das duas principais competições desportivas da modalidade, a masculina e a feminina. O negócio envolve 44 jogos, além dos ‘play-offs’

A DAZN e a Federação Portuguesa de Basquetebol acordaram a transmissão de jogos das duas principais competições desportivas da modalidade, a liga masculina e a feminina, patrocinadas pela Betclic. A plataforma de ‘streaming’ transmite uma partida de cada uma por jornada, num total de 44 por época, além dos ‘play-offs’.

“Na jornada inaugural da Liga Betclic Masculina, o jogo transmitido será a deslocação do Sporting CP ao Algarve na casa do Imortal BC, no dia 5 de outubro, sábado, às 18h. O primeiro jogo da Liga Betclic Feminina será também em Albufeira, com o Imortal BC a receber o Clube União Sportiva, dos Açores, no domingo, 6 de outubro, pelas 11h30”, informa a DAZN em comunicado de imprensa.

“O basquetebol em Portugal merecia uma plataforma que proporcionasse uma experiência envolvente e de qualidade, trazendo aos fãs todas as emoções da modalidade de forma acessível e inovadora”, afirma Jorge Pavão de Sousa, diretor-geral da DAZN Portugal, citado em comunicado de imprensa.

Para além do campeonato português de basquetebol, a plataforma, que conta com cerca de 275 mil subscritores em Portugal, disponibiliza jogos do campeonato espanhol e do francês, à semelhança do que sucede com outras modalidades desportivas.

“O sucesso das transmissões do Campeonato Placard, de hóquei em patins, provou que existe uma forte procura por conteúdos desportivos portugueses e o basquetebol, com a sua crescente popularidade, foi naturalmente o passo seguinte no fortalecimento do nosso portefólio”, refere o responsável.

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Adeptos britânicos foram expostos a 29.145 anúncios de apostas em dois dias

O número, avançado numa análise da Universidade de Bristol, está a suscitar o debate, com milhares de espetadores a exigir medidas regulatórias. Investigadores identificam uma média de 54 exposições a publicidade a apostas, por minuto

Os adeptos britânicos foram expostos a 29.145 mensagens de anúncios de jogos de apostas num único fim de semana, nos estádios e em casa, avança uma análise da Universidade de Bristol, divulgada pelo The Guardian.

A partida que no fim de semana de 17 e 18 de agosto opôs o West Ham United FC, patrocinado pela empresas de apostas Betway, ao Aston Villa FC, que conta com o patrocínio do casino digital BK8, lidera a tabela das partidas de futebol com mais mensagens de jogos apostas (6.491 mensagens), identificadas através da presença do nome das duas marcas nas camisolas dos futebolistas das duas equipas.

Analisando os jogos do último fim de semana, os investigadores identificaram uma média de 54 exposições por minuto, dando origem a um total de 29.145 mensagens, quase o triplo das 10.999 identificadas no período homólogo, em 2023.

Apesar de, em 2019, as empresas que promovem jogos de aposto terem acordado não exibir anúncios televisivos imediatamente antes e depois das partidas, medida que também abrangia os intervalos, têm recorrido ao patrocínio das camisolas das equipas para contornar o acordo de autorregulação.

A situação está a suscitar o debate no Reino Unido, com milhares de espetadores, políticos e investigadores universitários a exigir medidas regulatórias por parte das autoridades locais ao longo da última semana, avança o The Guardian.

Os clubes britânicos acordaram voluntariamente abolir a utilização do nome de empresas de jogos de apostas nas camisolas dos jogadores a partir de 2026, mas, face aos números apresentados, são muitos os que exigem a antecipação da medida.

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Editora do The Economist sob pressão devido a laços com empresas de tabaco

Em causa estão as marcas da Philip Morris International, Japan Tobacco International e British American Tobacco que têm contratos multimilionários com o The Economist Group, que cria uma cobertura editorial paga, que normalmente apresenta um ângulo favorável ao tabaco

A pressão sobre a editora da publicação britânica The Economist está a aumentar, depois de vários especialistas do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS na sigla inglesa) e especialistas internacionais em saúde se terem recusado a participar em diversas conferências de saúde da Economist Impact, empresa de parcerias e eventos do The Economist Group, devido aos laços comerciais que tem com as três maiores empresas tabaqueiras do mundo, noticia o The Guardian. 

A situação ocorre após uma investigação realizada pelo The Guardian, que revela que o The Economist Group tem ligações comerciais com a Philip Morris International, a Japan Tobacco International e a British American Tobacco. O The Guardian revela que a Economist Impact, que organizou 136 eventos no seu último ano fiscal, tinha sido forçada a cancelar à última hora uma conferência mundial sobre o cancro, em Bruxelas, após uma reação negativa dos oradores e dos participantes.

Agora, o futuro de mais duas conferências que deviam ter lugar em Londres também está em risco. A conferência ‘Future of Health Europe’ tinha prevista a presença de mais de 100 oradores e mais de 550 participantes, enquanto a cimeira ‘AI in Health’ previa cerca de 60 oradores e mais de 300 participantes.

As três empresas de tabaco, que detêm algumas das marcas de cigarros mais populares do mundo, incluindo Marlboro, Benson & Hedges, Dunhill e Pall Mall, têm contratos multimilionários com a Economist Impact. A empresa cria uma cobertura editorial paga, que normalmente apresenta um ângulo favorável ao tabaco, mas é separada e independente do trabalho jornalístico do The Economist. Também organiza eventos e conferências patrocinados.

“Estamos em diálogo ativo com os nossos parceiros no domínio da saúde para determinar como podemos continuar a organizar eventos que provaram ser valiosos para as principais organizações e especialistas mundiais no setor da saúde”, sustenta um porta-voz do The Economist Group.

“Na Economist Impact, o nosso trabalho com os patrocinadores é regulado por diretrizes que salvaguardam a independência, a qualidade e a integridade dos nossos eventos. Temos uma política de longa data de não aceitar o patrocínio de empresas de tabaco para o trabalho ou eventos relacionados com a saúde da Economist Impact, incluindo a conferência ‘Future of Health’ e a cimeira ‘AI Health'”, acrescenta o responsável.

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