Nossa reforça departamento estratégico
Duarte Durão (na foto), sócio gerente da Nossa, justifica a aposta na área de estratégia por ser uma ponte entre o negócio e a criatividade. Sara Guedes Sousa (ao centro), vinda da Ivity Brand Corp, é nomeada estratega de marca, enquanto Roberta Fortes (à dir.) assume a direção de estratégia de marca, transitando da Ogilvy Madrid
Catarina Nunes
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A agência criativa Nossa está a reforçar o departamento de estratégia com duas novas contratações. Roberta Fortes assume o cargo de diretora de estratégia de marca, transitando da Ogilvy Madrid, enquanto Sara Guedes Sousa, vinda da Ivity Brand Corp, é nomeada para a função de estratega de marca, soube o M&P.
Em declarações em exclusivo ao M&P, Duarte Durão, cofundador e sócio gerente da Nossa, justifica a aposta nesta área com o facto de que “a estratégia serve de ponte e linguagem comum entre o negócio e a criatividade”. Duarte Durão argumenta que “no início dos planeadores nas agências, a sua função era quase como um profissional dedicado ao desenvolvimento do briefing interno, na busca de um ‘insight’ inspirador e, a posteriori, à construção da apresentação ao cliente, com um racional de venda. Hoje a estratégia da agências é muito mais do que isto e é também muito mais do que apenas desenvolver os casos que a agência e o cliente entregam, para concorrer aos prémios eficácia”.
O cofundador e sócio gerente da Nossa salienta ainda que “não há muitos profissionais nesta área em Portugal”, o que leva a agência que dirige a ter de ir recrutar a Espanha, “quando a tendência é geralmente inversa: talento português que migra para Espanha”. É o caso de Roberta Fortes, uma das novas contratações, que chega de Madrid, onde esteve 10 anos ao serviço das agências TBWA, IPG, e Ogilvy, e da empresa tabaqueira Phillip Morris.
A nova diretora de estratégia de marca é formada em marketing e publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e tem dedicado a carreira à comunicação e à estratégia. Começa o percurso profissional na B Ferraz e na Cherry, em São Paulo, de onde transita para Madrid. Na Nossa, vai liderar a unidade de estratégia, análise e ‘insights’ do consumidor, que é transversal a todos os clientes da agência.
Sara Guedes Sousa, por seu lado, é formada em marketing e publicidade e pós-graduada em ‘branding’ e conteúdos, pela Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), em Lisboa. Inicia a carreira na Bar Oglivy, como executiva de contas, e passa a estratega de conteúdos na empresa de eventos VOQIN. Mais tarde, entra para o planeamento estratégico da Ivity Brand Corp, onde se mantém nos últimos dois anos. Agora está responsável pelas estratégias de ‘branding’, comunicação e conteúdos dos clientes da Nossa.
“A verdade é que ao longo dos anos, e já são 16 anos de Nossa, temos assistido ao desenvolvimento da área de estratégia nas agências criativas, como uma ferramenta de apoio, interna e externa. Interna porque apoia os criativos no desenvolvimento de ideias criativas sobre um ‘insight’ estratégico, em que o caminho já está ‘facilitado’. E externa porque cada vez mais apoiamos e desenvolvemos a estratégia das marcas dos nossos clientes, de forma a cumprir os objetivos de crescimento”, explica Duarte Durão.
O cofundador e sócio gerente da Nossa considera que a estratégia “ajuda a criar visão de médio longo prazo, apoia na definição de um propósito para as marcas, encontra estratégias de meios neste contexto digital altamente fragmentado, encontra caminho para um tom de voz de acordo com o posicionamento desejado, identifica e desenvolve territórios de comunicação que permitam diferenciação, e estabelece relação entre as causas e os efeitos. Questiona, interroga e inquieta com perguntas, que buscam reflexão e ponderação e juntar os pontos entre o negócio, o consumidor e a marca, num mundo acelerado em que á fácil perder o rumo e repetir padrões de mercado”.