Adeptos britânicos foram expostos a 29.145 anúncios de apostas em dois dias
O número, avançado numa análise da Universidade de Bristol, está a suscitar o debate, com milhares de espetadores a exigir medidas regulatórias. Investigadores identificam uma média de 54 exposições a publicidade a apostas, por minuto
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Os adeptos britânicos foram expostos a 29.145 mensagens de anúncios de jogos de apostas num único fim de semana, nos estádios e em casa, avança uma análise da Universidade de Bristol, divulgada pelo The Guardian.
A partida que no fim de semana de 17 e 18 de agosto opôs o West Ham United FC, patrocinado pela empresas de apostas Betway, ao Aston Villa FC, que conta com o patrocínio do casino digital BK8, lidera a tabela das partidas de futebol com mais mensagens de jogos apostas (6.491 mensagens), identificadas através da presença do nome das duas marcas nas camisolas dos futebolistas das duas equipas.
Analisando os jogos do último fim de semana, os investigadores identificaram uma média de 54 exposições por minuto, dando origem a um total de 29.145 mensagens, quase o triplo das 10.999 identificadas no período homólogo, em 2023.
Apesar de, em 2019, as empresas que promovem jogos de aposto terem acordado não exibir anúncios televisivos imediatamente antes e depois das partidas, medida que também abrangia os intervalos, têm recorrido ao patrocínio das camisolas das equipas para contornar o acordo de autorregulação.
A situação está a suscitar o debate no Reino Unido, com milhares de espetadores, políticos e investigadores universitários a exigir medidas regulatórias por parte das autoridades locais ao longo da última semana, avança o The Guardian.
Os clubes britânicos acordaram voluntariamente abolir a utilização do nome de empresas de jogos de apostas nas camisolas dos jogadores a partir de 2026, mas, face aos números apresentados, são muitos os que exigem a antecipação da medida.