Adobe lança ferramenta de IA para anúncios nas redes sociais e marketing de desempenho
O interface, que se encontrava em versão beta desde março, foi atualizado para que os marketers possam lançar campanhas diretamente nas redes sociais da Meta, TikTok e Snapchat. Permite também exibir anúncios, através dos gestores de campanhas Google Campaign Manager 360 e Microsoft Advertising
Daniel Monteiro Rahman
Macieira Cream escolhe Marta Pereira da Costa em campanha da McCann (com vídeo)
Ranking Nacional de Criatividade CCP 2024 já tem finalistas
Concurso apoia criadoras de formatos audiovisuais
Compra de publicidade programática cresce 68%
in-Store Media e Auchan renovam parceria de ‘retail media’ por mais cinco anos
Atenção gera lucros maiores para as marcas
Coca-Cola mostra como qualquer um pode ser o Pai Natal (com vídeo)
Portugal só representa 10% da indústria de áudio em português
Savvy assume gestão das redes sociais do OLX Portugal
Com 30 trabalhos em ‘shortlist’, Portugal é o 4º país com mais finalistas nos ADCE Awards’24
A Adobe está a lançar uma ferramenta de criação de vídeo com inteligência artificial (IA) generativa, focada na criação de anúncios para as redes sociais, noticia a Ad Age. A empresa também está a reposicionar a oferta de funcionalidades de IA para marketing de desempenho, uma iniciativa que poderá trazer mais anúncios gerados por IA para as redes sociais, à medida que o uso da nova plataforma se vai generalizando.
A Adobe apresentou os novos produtos na conferência anual de criatividade da empresa Adobe Max, em setembro, ocasião em que revelou o GenStudio for Performance Marketing, denominação da nova plataforma de criação de anúncios alimentada por IA, .
O interface, que se encontrava em versão beta desde março, foi atualizado para que os profissionais de marketing possam lançar campanhas diretamente nas redes sociais da Meta, no TikTok e no Snapchat. Permite também exibir anúncios, através das plataformas de gestão de campanhas Google Campaign Manager 360 e Microsoft Advertising.
A nova ferramenta de criação de vídeo é integrada no Adobe Firefly, que até agora tem sido utilizado pelas marcas para gerar imagens fixas para as campanhas publicitárias. A criação de vídeos neste interface é “a primeira solução deste tipo, comercialmente segura, que utiliza apenas comandos de texto”, sustenta Varun Parmar, diretor-geral do GenStudio da Adobe, em entrevista à Ad Age.
“A nossa ferramenta permite gerar vídeos de cinco a dez segundos e acreditamos que uma grande parte da utilização será direcionada para a criação de anúncios”, explica o responsável da empresa, que tem promovido as ferramentas de IA generativa que desenvolve como sendo seguras para as marcas, o que tem incentivado muitos anunciantes a adotar a tecnologia. Em 2023, quando a Adobe lançou o Firefly, promoveu o facto de ter assegurado o licenciamento das imagens que produz.
A Lenovo é uma das marcas que já testaram a versão beta da plataforma de marketing de desempenho alimentada por IA. A atualização vai fazer com que os marketers consigam “ativar mais rapidamente os anúncios de IA generativa e recolher dados de desempenho”, defende Varun Parmar.
Na opinião do diretor-geral do GenStudio da Adobes, as marcas, atualmente, precisam de cinco vezes mais conteúdo do que antes, o que representa um desafio para as empresas que as detêm e comunicam. “No TikTok, por exemplo, a plataforma disponibiliza os vídeos orgânicos apenas uma vez a um utilizador, evitando apresentar a mesma publicação a uma pessoa várias vezes”, acrescenta Varun Parmar.