Adobe lança ferramenta de IA para anúncios nas redes sociais e marketing de desempenho
O interface, que se encontrava em versão beta desde março, foi atualizado para que os marketers possam lançar campanhas diretamente nas redes sociais da Meta, TikTok e Snapchat. Permite também exibir anúncios, através dos gestores de campanhas Google Campaign Manager 360 e Microsoft Advertising
Daniel Monteiro Rahman
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
A Adobe está a lançar uma ferramenta de criação de vídeo com inteligência artificial (IA) generativa, focada na criação de anúncios para as redes sociais, noticia a Ad Age. A empresa também está a reposicionar a oferta de funcionalidades de IA para marketing de desempenho, uma iniciativa que poderá trazer mais anúncios gerados por IA para as redes sociais, à medida que o uso da nova plataforma se vai generalizando.
A Adobe apresentou os novos produtos na conferência anual de criatividade da empresa Adobe Max, em setembro, ocasião em que revelou o GenStudio for Performance Marketing, denominação da nova plataforma de criação de anúncios alimentada por IA, .
O interface, que se encontrava em versão beta desde março, foi atualizado para que os profissionais de marketing possam lançar campanhas diretamente nas redes sociais da Meta, no TikTok e no Snapchat. Permite também exibir anúncios, através das plataformas de gestão de campanhas Google Campaign Manager 360 e Microsoft Advertising.
A nova ferramenta de criação de vídeo é integrada no Adobe Firefly, que até agora tem sido utilizado pelas marcas para gerar imagens fixas para as campanhas publicitárias. A criação de vídeos neste interface é “a primeira solução deste tipo, comercialmente segura, que utiliza apenas comandos de texto”, sustenta Varun Parmar, diretor-geral do GenStudio da Adobe, em entrevista à Ad Age.
“A nossa ferramenta permite gerar vídeos de cinco a dez segundos e acreditamos que uma grande parte da utilização será direcionada para a criação de anúncios”, explica o responsável da empresa, que tem promovido as ferramentas de IA generativa que desenvolve como sendo seguras para as marcas, o que tem incentivado muitos anunciantes a adotar a tecnologia. Em 2023, quando a Adobe lançou o Firefly, promoveu o facto de ter assegurado o licenciamento das imagens que produz.
A Lenovo é uma das marcas que já testaram a versão beta da plataforma de marketing de desempenho alimentada por IA. A atualização vai fazer com que os marketers consigam “ativar mais rapidamente os anúncios de IA generativa e recolher dados de desempenho”, defende Varun Parmar.
Na opinião do diretor-geral do GenStudio da Adobes, as marcas, atualmente, precisam de cinco vezes mais conteúdo do que antes, o que representa um desafio para as empresas que as detêm e comunicam. “No TikTok, por exemplo, a plataforma disponibiliza os vídeos orgânicos apenas uma vez a um utilizador, evitando apresentar a mesma publicação a uma pessoa várias vezes”, acrescenta Varun Parmar.