Política e sociedade são os temas mais relevantes para leitores de imprensa generalista
Estudo Bareme Imprensa da Marktest indica que os portugueses consideram que os temas de política e de sociedade são os mais relevantes nos títulos que consomem. O tempo médio total de leitura de imprensa situou-se perto dos 48 minutos, com algumas oscilações consoante a tipologia de jornal ou revista
Meios & Publicidade
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
Os leitores portugueses de jornais e de revistas generalistas consideram os temas de política e de sociedade como os mais relevantes nos títulos que consomem, de acordo com a última edição do Bareme Imprensa da Marktest, que analisa as audiências de imprensa em Portugal Continental. A análise, que considera de forma separada as preferências editoriais em jornais diários e semanais de informação geral e em revistas semanais de informação geral, revela que os temas de política lideraram as preferências, com 52,6% de referências.
O estudo, elaborado com base em dez mil entrevistas a cidadãos com mais de 15 anos e residentes no território continental, indica que as áreas editoriais de sociedade (51%) e internacional (44,9%), respetivamente, completam o pódio de temas destacados como mais interessantes pelos leitores de jornais.
No que diz respeito às revistas generalistas, a preferência vai para os temas de sociedade, identificados por 64,5% dos leitores deste tipo de publicações. Seguem-se, os espaços de opinião (56,8%) e os temas de ciência e tecnologia (47,5%), quase a par com os temas de política (47,2%).
O Bareme Imprensa da Marktest analisa ainda o tempo médio que os leitores portugueses de jornais e revistas investem no consumo destes dois meios. O tempo médio total de leitura de imprensa situa-se perto dos 48 minutos, com algumas oscilações consoante a tipologia de jornal ou revista.
O tempo dedicado à leitura de jornais generalistas é o mais alto, atingindo cerca de 52 minutos em média. Na leitura de jornais desportivos, por exemplo, verifica-se um tempo médio na ordem dos 36 minutos. As revistas, por seu lado, apresentam um tempo médio dedicado aos títulos mensais de cerca de 50 minutos, face aos 42 minutos dedicados às revistas semanais.