SIC Mulher investe em ficção coreana em ano de recorde de audiências
“A linguagem é diferente da das séries turcas e espanholas, nas quais continuamos a investir, mas vamos fazer o teste com ‘Do You Like Brahms?’ (na foto), porque as produções coreanas têm uma escala distinta”, justifica ao M&P Nelson Furtado, diretor da SIC Mulher e da SIC Caras
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A estratégia da SIC Mulher para a temporada 2024/2025 aposta numa revolução na continuidade, diversificando a geografia da ficção que exibe. Depois do sucesso das produções turcas e espanholas, o canal estreia a ‘Do You Like Brahms?’, série coreana que tem atraído atenções nos países onde tem sido transmitida.
“É um teste que vamos fazer, porque, através das plataformas de ‘streaming’, os portugueses já consomem muitos produtos coreanos. A linguagem é diferente da das séries turcas e espanholas, nas quais continuamos a investir, mas vamos testar esta ficção. As produções coreanas acabam por ter uma escala distinta”, avança ao M&P Nelson Furtado, diretor da SIC Mulher e da SIC Caras.
A exibição de ‘The Town Doctor’, a adaptação turca de uma série médica coreana, uma das estreias do canal, tem sido bem sucedida. “Está a ir buscar uma franja de público, com idades entre os 25 e os 34, que nós achamos que já não consome televisão tradicional”, revela o responsável.
Ao contrário dos canais de televisão generalistas nacionais, que começaram a apresentar as novidades em setembro, a SIC Mulher adiou as estreias para outubro e novembro. Além da nova temporada da série turca ‘Melek: A Mother’s Struggle’, que estava inicialmente prevista para 2025 mas teve de ser antecipada por causa dos muitos pedidos que o canal recebeu, regressa também a novela turca ‘For My Family’.
As produções sul-americanas ‘La Reina del Flow’ e ‘El Capo’ fazem parte das apostas, tal como a transmissão televisiva do podcast Kológica, de Vera Kolodzig, e a nova fase do ‘talk show’ ‘Ponto Sem Nó’, agora coapresentado por Carolina Ortigão, mãe de Lourenço Ortigão.
O ‘reality show’ australiano ‘Married at First Sight’ também continua em antena. “Tem tido uma ótima performance no ‘late night’, mostrando que a SIC Mulher não é apenas um canal de ficção”, sublinha Nelson Furtado. O diretor do canal reconhece, contudo, que a produção ficcionada tem sido decisiva para o crescimento que a SIC Mulher tem vindo a registar.
“Setembro foi o terceiro mês consecutivo em que batemos recordes de audiência. É um crescimento consolidado”, afirma. Em 2023, a SIC Mulher registou uma audiência média de 22.400 espetadores e alcançou um ‘share’ de 1%. Entre janeiro e setembro de 2024, o número médio de espetadores subiu para os 27.000, atingindo um ‘share’ de 1,2%. A 10 de outubro estava nos 1,5%.
A SIC Caras, outro dos canais que Nelson Furtado dirige, também tem vindo a crescer. Em 2023, teve uma audiência média de 7.500 espetadores e alcançou um ‘share’ de 0,4%. Entre janeiro e setembro de 2024, o número médio de espetadores subiu para os 9.200, mantendo o ‘share’ de 0,4%.
“A curva de crescimento não é tão grande mas conseguimos subir um degrau e vamos conseguir fechar 2024 numa posição bastante confortável. Continuamos a seguir a estratégia de diferenciar os dois canais para não os canibalizar, mas não é uma ginástica fácil”, assume Nelson Furtado.
A recente chegada ao mercado da SIC Novelas e do V+, novo canal generalista da TVI, aumenta a concorrência direta da SIC Mulher e da SIC Caras. “Haverá sempre alguma flutuação de público, porque são propostas diferentes, mas estamos atentos a essa realidade. Tentamos defender os nossos produtos e, pelos números que temos obtido, acho que o temos conseguido”, refere o responsável.