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Bárbara Bandeira é a rainha das interações no Reels

Com uma média de 26,1 mil interações por vídeo no Instagram, a artista é a única mulher no ranking da Snack Content Portugal, que é dominado por homens e rappers. Way 45, denominação artística do futebolista Rafael Leão, é o nono músico nacional que mais chega aos utilizadores

Catarina Nunes
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Bárbara Bandeira é a rainha das interações no Reels

Com uma média de 26,1 mil interações por vídeo no Instagram, a artista é a única mulher no ranking da Snack Content Portugal, que é dominado por homens e rappers. Way 45, denominação artística do futebolista Rafael Leão, é o nono músico nacional que mais chega aos utilizadores

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“A cantiga é uma arma, eu não sabia. Tudo depende da bala e da pontaria”. Quando José Mário Branco compõe estas estrofes, em 1973, a música atravessa um momento áureo enquanto veículo de intervenção social, com um cariz político. Cerca de 50 anos depois, as palavras cantadas e quem as entoa não só movem multidões como são armas apontadas por marcas, para atingirem objetivos de notoriedade e de vendas, através de redes sociais como o Instagram.

A mais recente análise da Snack Content Portugal, em exclusivo para o M&P, aponta precisamente os dez músicos nacionais que mais chegam aos utilizadores no formato Reels do Instagram. Esta é, aliás, a rede social mais usada por portugueses, de acordo com o estudo da Marktest de 2024, ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, divulgado em final de setembro. No topo do ranking da Snack Content, relativo aos músicos nacionais com mais ‘engagement’ no Reels, encontra-se Bárbara Bandeira.

A análise da empresa, especializada em conteúdos em vídeos para marcas nas redes sociais, centra-se apenas na avaliação do envolvimento com as publicações de músicos nacionais, no formato de vídeo Reels, do Instagram. Não são contabilizadas as publicações em parceria com marcas, caso o Reel não tenha sido publicado no perfil do artista em causa.

Bárbara Bandeira, com uma média de 26,1 mil interações (gostos, comentários e partilhas) por Reel, entre janeiro e 6 de setembro, é ainda a única mulher numa tabela dominada por homens e rappers, nas restantes posições. Ao desempenho desta artista nesta rede social, que é também a mais procurada por marcas em termos de suporte publicitário, não serão alheios os recordes de vendas de discos e os prémios que soma, como o Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards, em 2022.

Bárbara Bandeira publica parcerias com marcas de beleza

A força de um milhão de seguidores

Com um milhão de seguidores no Instagram, Bárbara Bandeira partilha conteúdos relacionados essencialmente com os seus concertos e conquistas profissionais, mas também parcerias com marcas de moda, como Steve Madden, ou insígnias de beleza, como Maybelline. A presença em semanas de moda, como a London Fashion Week e a ModaLisboa, são outros dos conteúdos publicados.

A visibilidade de Bárbara Bandeira, que em maio conquista o título de Melhor Artista Feminina do Ano, na sexta edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa, poderá engrossar caso vença o troféu Melhor Artista Português, da MTV, para o qual está nomeada e que será revelado em novembro, em Manchester. Para este prémio, curiosamente, está ainda nomeado o rapper Dillaz, com quem Bárbara Bandeira tem uma música que já é tripla platina – ‘Carro’ – e que ocupa a segunda posição no ranking da Snack Content.

O rapper, que é também produtor musical, “tem cerca de 20,8 mil interações por publicação em formato Reels no Instagram, e conta já com grandes parcerias no currículo, além de Bárbara Bandeira. Entre os vídeos do rapper com maior envolvimento encontram-se anúncios,
videoclipes e concertos, que unem ‘storytelling’ e imagens cheias de significado”, salienta Inês Ramada Curto, sócia e codiretora executiva da Snack Content Portugal, em declarações ao M&P.

Novas músicas são uns dos conteúdos de Dillaz

Com 353 mil seguidores no Instagram, cerca de um terço dos de Bárbara Bandeira, Dillaz partilha maioritariamente as suas músicas, bastidores dos espetáculos e excertos de concertos e de vídeoclipes, a par com anúncios para marcas como New Balance e alguns momentos privados, acompanhados por textos inspiradores.

O alcance da projeção pública

O top 3 da Snack Content é concluído com Nininho Vaz Maia, na terceira posição. O artista de música do momento, que se estreará no Meo Arena a 15 de março do próximo ano, acumula uma média de interações por Reel de 17,7 mil. Apesar de ser nativo do YouTube, onde começa a publicar músicas em 2013, Nininho Vaz Maia tem 745 mil seguidores no Instagram.

Nininho destaca-se com vídeos informais

“O cantor e compositor ganhou uma grande projeção pública a partir de 2019 e, entre os vídeos com mais interações no Instagram, estão a participação do filho num concerto, o lançamento do videoclipe da música ‘Calon’ ou vídeos onde canta ou toca a solo com outros cantores”, refere Inês Ramada Curto.

A uma distância mínima do também jurado do concurso de talentos ‘The Voice’, encontra-se David Carreira com 17,6 mil interações por Reel no Instagram, onde tem um milhão de seguidores. Nesta rede social, o cantor (além de ator e modelo) capitaliza o sucesso, reconhecido em Portugal e lá fora, enquanto intérprete de canções em português, inglês e francês. No entanto, “é nos vídeos com conteúdos com a família que encontra os melhores números de gostos e comentários”, avança a sócia e codiretora executiva da Snack Content.

No ranking dos dez músicos nacionais com mais interações no Reels do Instagram surge outro artista nomeado para os próximos prémios europeus de música da MTV, além de Bárbara Bandeira e Dillaz, na categoria Melhor Artista Português, em 2024.

O rapper, produtor e cantor Slow J, que em 2018 fundou com amigos de infância a editora independente Sente Isto, ocupa o quinto lugar da tabela, com 14,6 mil interações por Reel, em média. Ter sido produtor executivo do álbum ‘Deepak Looper’, do MC Papillon, posiciona-o entre a nova geração de artistas portugueses e contribuirá para os 163 mil seguidores no Instagram.

Despertar para a música aos 11 anos

O sexto lugar cabe a outro rapper. Bispo alcança uma média de 14 mil interações por Reel no Instagram, rede social onde tem 291 mil seguidores e partilha excertos de concertos, vídeos do seu dia a dia sonorizados com as suas músicas, bastidores de espetáculos e anúncios para marcas, como a Staples. É nas redes sociais que o rapper Bispo – que desperta para a música ao compor as primeiras canções com apenas 11 anos – começa a dar-se a conhecer ao mundo, popularizando êxitos como ‘Quase Fiquei Louco’.

Com um estilo diferente, mais ligado ao ‘R&B’ e ‘reggae’, Richie Campbell ocupa a sétima posição, com 12,9 mil interações por Reel. O cantor já teve a música ‘That’s How We Roll’ candidata a um Globo de Ouro e foi nomeado nos MTV Europe Music Award, na categoria de Melhor Artista Português, em 2013 e 2014. No Instagram, onde soma 282 mil seguidores, aposta em Reels em que partilha excertos de concertos e vídeos de bastidores ou em que canta informalmente.

As três últimas posições da tabela da Snack Content são ocupadas por músicos com perfis e percursos diferentes entre eles. Em oitavo lugar, está Fernando Daniel, com uma média de 11,1 mil interações por Reel no Instagram. O cantor e compositor, que atinge o estrelato ao participar no ‘Factor X Portugal’ e ao vencer a quarta edição do programa de talentos ‘The Voice Portugal’, tem 659 mil seguidores no Instagram.

No formato de vídeo do Instagram, Fernando Daniel aposta, por exemplo, em bastidores de programas onde participa (como o Provas Cegas), no seu dia a dia profissional e em momentos em família e com amigos, bem como excertos de concertos. Isto além dos anúncios de parcerias, como as que tem com a Caetano Formula Renault e a Staples, por exemplo.

O futebolista convertido em rapper

Rafael Leão, futebolista nacional que desde 2019 joga no AC Milan, tem como ‘lado b’ o rapper Way 45, que ocupa o nono lugar da lista. O alter ego do futebolista nasce apenas em 2020, enquanto está fechado em casa, durante a pandemia, e começa a testar o talento para a música.O nome Way 45 remete para o código postal do Bairro da Jamaica (2845), no Seixal, onde cresce, como tributo ao local de onde vem.

Com uma média de 10,9 mil interações por Reel, Way 45 tem 61,6 mil seguidores no Instagram, número que dispara para 6,5 milhões de seguidores na conta que detém nesta rede social enquanto Rafael Leão. “Um dos vídeos com melhor desempenho é o videoclipe do tema ‘NBA’, com 10,6 mil gostos, 257 comentários e 417 partilhas”, salienta Inês Ramada Curto.

A carreira musical de Way 45 começa em 2021, com o álbum ‘Beginning’, em 2021, sendo o ‘My Life in Each Verse’ e ‘V.E.U.L’, ambos de 2023, os seus últimos lançamentos. No Reels do Instagram, divulga excertos de videoclipes, vídeos curtos sobre a sua presença na MTV ou em programas de rádios como Cidade FM e RDP África, por exemplo.

O top 10 da Snack Content dos músicos nacionais com mais envolvimento fecha com Diogo Piçarra, no décimo lugar, com uma média de 10,3 mil interações por publicação no Reels. O artista, que entre 2019 e 2023 é júri do programa ‘The Voice Portugal’ e detém, em 2021, o título de Melhor Artista Português, nos MTV Europe Music Awards, tem 659 mil seguidores no Instagram.

Este número é bastante mais elevado do que o de outros artistas que se encontram neste ranking em posições mais cimeiras, como Dillaz em segundo lugar (353 mil seguidores) ou Slow J em quinto lugar (163 mil seguidores).

Os conteúdos dos vídeos de Diogo Piçarra não diferem muito dos restantes músicos da tabela (excertos de concertos, vídeoclipes, participação em programas e bastidores de gravações), mas dão um destaque particular aos momentos em lazer e em família, como o casamento com a maquilhadora Mel Jordão, e a algumas parcerias, como a que tem com a Smart.

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Heineken reforça ativações e publicidade para a Liga dos Campeões

A campanha, em colaboração com a Sport TV, Dazn e Record, abrange ativações nos dias de jogos nos estádios de Alvalade e da Luz. A criatividade é da Leo Burnett e o planeamento de meios da Dentsu

A Heineken está a reforçar a parceria com a Liga dos Campeões da UEFA em Portugal, através de uma campanha integrada que abrange ativações em estádios, campanhas digitais e colaborações com plataformas desportivas como a Sport TV, Dazn e o Record.

A campanha, que decorre até dezembro, tem a criatividade da Leo Burnett e o planeamento de meios da Dentsu, e vai acumular um conjunto de ações multicanal destinadas a criar momentos de consumo memoráveis durante os jogos da competição.

No que diz respeito às iniciativas multicanal para envolver os adeptos durante os jogos, a marca destaca as experiências ao vivo nos estádios, com ativações exclusivas nos dias de jogo, nas imediações do Estádio José Alvalade e do Estádio da Luz, com oferta de prémios em colaboração com um dos embaixadores digitais da Heineken. A SamyRoad é a agência de marketing de influência da campanha.

A Sport TV terá conteúdos exclusivos com a rubrica ‘Rumo a…’, onde serão apresentadas reportagens especiais sem faltar as interações com os adeptos, num total de 14 jogos da UCL, tanto em Portugal como no estrangeiro, de modo a reforçar a ligação emocional dos fãs à marca e ao desporto.

A campanha tem também múpis estáticos e digitais em Lisboa, iniciativa que já arrancou com mensagens como “Canais fechados? Os bares estão abertos”, disponibilizando, através de um QR Code, uma lista de bares onde os consumidores podem assistir aos jogos.

Nos múpis digitais, são exibidos conteúdos dinâmicos, dando a conhecer os resultados dos jogos que estão a decorrer, além de filmes promocionais da marca.

Nesta nova edição da Liga dos Campeões, à qual a marca atribui o estatuto de “a maior plataforma de ativação global da marca no desporto”, o propósito da Heineken mantém-se alicerçado em duas frentes, de acordo com a nota de imprensa, “ser o patrocinador não desportivo mais inclusivo no futebol e tornar-se a cerveja de eleição para a prova”, através das cervejas Heineken Original e Heineken 0.0% (sem álcool).

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Judas cria anúncio de natal da Fnac (com vídeo)

Com direção criativa executiva de Vasco Thomaz e supervisão criativa de Ruben de Barros, o filme produzido por Pedro de Oliveira, da Blanche Films, está disponível nas plataformas digitais da Fnac e, a partir de dezembro, em televisão

A Fnac está a lançar a campanha de natal com criatividade da Judas. Com o ‘spot’ ‘Recomeço’, a Fnac pretende salientar que há paixões que são adiadas ao longo da vida, mas que é sempre tempo para descobrir um novo sonho.

O filme, produzido por Pedro de Oliveira da Blanche Films, conta a história de uma professora que está prestes a reformar-se. No último dia de aulas, os alunos escrevem cartas com mensagens inspiradoras e de agradecimento pelo trabalho e dedicação da professora.

De regresso a casa, para se sentir mais acompanhada, recupera a caixa com as mensagens dos alunos e começa a lê-las em voz alta para que fiquem registadas num antigo gravador. Ao descobrir isto, a filha decide oferecer-lhe um microfone de podcast como presente de Natal.

Dividida em duas fases, a campanha está disponível nas plataformas digitais da marca e, a partir de dezembro, também será transmitida em televisão. Vasco Thomaz, diretor criativo executivo, Ruben de Barros, supervisor criativo, e Maria Branco, redatora, são os criativos responsáveis pela campanha.

David Rafachinho é responsável pela direção de arte e Patrícia Cordeiro pelo design. A produção, por seu lado, está a cargo de Filipa Lacerda, chefe de produção, Ana Cristina Santos, coordenadora de produção, e Pedro Varela, diretor de fotografia.

“O Natal é uma época de nostalgia, de cuidar, de criar momentos. Com esta campanha, pretendemos relembrar todos os portugueses que é possível reinventarmos as nossas paixões acompanhadas dos melhores presentes”, afirma Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da Fnac, citada em comunicado de imprensa, acrescentando que “com este vídeo, o nosso intuito foi passar esta mensagem, de que vamos sempre a tempo de encontrar um novo começo, uma nova paixão ou um novo sonho”.

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Manuel Luís Goucha aprova gama Deluxe em campanha do Lidl

O selo de aprovação de Manuel Luís Goucha (na foto) estará presente nas páginas dos produtos Deluxe nos folhetos do Lidl, numa campanha com planeamento de meios da Havas Media que inclui também publicidade exterior e o Facebook e Instagram do apresentador

Manuel Luís Goucha junta-se ao Lidl Portugal na nova campanha que celebra a época natalícia, aprovando a qualidade de uma seleção de produtos premium da gama Deluxe do Lidl. O selo de aprovação de Manuel Luís Goucha estará presente nas redes sociais do apresentador, publicidade exterior e nas páginas Deluxe dos folhetos do Lidl.

“A paixão pela cozinha, combinada com o requinte que o define, fazem de Manuel Luís Goucha o embaixador perfeito para esta gama”, refere o comunicado de imprensa.

Com criatividade desenvolvida internamente e planeamento da Havas Media, a campanha está presente em publicidade exterior, nas páginas Deluxe dos folhetos do Lidl Portugal e nas redes sociais Facebook e Instagram do apresentador, onde os seguidores vão poder acompanhar sugestões de produtos da Deluxe e receitas natalícias confecionadas pelo apresentador, desde entradas a sobremesas.

A partir de 17 de novembro, os portugueses vão poder acompanhar uma rubrica de receitas no novo programa ‘Funtástico’ da TVI, apresentado por Manuel Luís Goucha. Esta rubrica irá contar com uma seleção de produtos Deluxe.

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We Are Social ganha redes sociais do Carlsberg Group

“Ficámos impressionados com a combinação da reputação criativa e o alcance global, bem como com a capacidade da agência de incorporar novas tecnologias na nossa abordagem para as redes sociais”, refere Henna Mertsola, diretora global de marketing e media digitais da empresa

O Carlsberg Group vai entregar a gestão das redes sociais, que em Portugal são trabalhadas pela agência criativa Judas, à filial britânica da agência We Are Social. A agência que venceu o ‘pitch’ internacional passa a ser responsável pela estratégia de ‘social media’ das marcas Carlsberg, San Miguel, Kronenbourg 1664, Holsten, Tuborg, Somersby e Tetley.

Além de campanhas e conteúdos globais, também estão previstas comunicações locais, nos mercados onde as bebidas do grupo são comercializadas. “Estamos entusiasmados por trabalhar com uma empresa tão progressista como o Carlsberg Group, com marcas que desejam genuinamente apresentar um trabalho de vanguarda”, refere Lisa Austin, gestora de clientes da filial britânica da We Are Social.

A We Are Social vai também colaborar com o Carlsberg Group na definição da nova estratégia digital para as diferentes marcas, através da iProspect, agência global de media do grupo dinamarquês. A produção de campanhas e de conteúdos vai ser desenvolvida através da We Are Social Studios, produtora que integra a agência.

“Ficámos impressionados com a combinação da reputação criativa e o alcance global, bem como com a capacidade da agência londrina de incorporar novas tecnologias na nossa abordagem para as redes sociais”, explica Henna Mertsola, diretora global de marketing e media digitais da empresa, citada em comunicado de imprensa.

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OpenAI lança motor de pesquisa para competir com Google

Para alimentar os resultados, o ChatGPT Search tem como base outros motores de pesquisa, como o Bing da Microsoft, que é um dos maiores investidores da OpenAI. Destaca-se por conseguir fornecer informações em tempo real, à semelhança de um motor de pesquisa

A OpenAI, empresa que detém o ChatGPT, está a lançar agora o ChatGPT Search, que estava em testes desde o verão, entrando num mercado que há décadas é dominado pela Google, noticia a Fortune. Esta versão do ‘chatbot’ de inteligência artificial (IA) permite aos utilizadores obter as informações mais recentes disponíveis na internet.

Grande parte dos resultados das pesquisas são semelhantes aos que se encontram numa pesquisa normal feita no Google. Mas o ChatGPT Search tem a capacidade de fornecer informações em tempo real, tal como faz um motor de pesquisa, para informações que os utilizadores querem saber de imediato e que podem mudar a qualquer momento, como é o caso dos resultados desportivos, por exemplo.

A ferramenta recolhe e resume as informações e cita as respetivas fontes. Para se preparar para o lançamento, a OpenAI estabeleceu acordos com empresas de comunicação social, como The Atlantic, The Wall Street Journal, Vox, entre outras, para permitir que os conteúdos sejam incluídos nos resultados de pesquisa.

O ChatGPT Search tem como base outros motores de pesquisa para alimentar os seus resultados. Um deles é o Bing, o motor de busca da Microsoft, que é um dos maiores investidores da OpenAI. No entanto, a OpenAI não é a única empresa a tentar fazer concorrência à Google com um motor de pesquisa alimentado por IA.

A Perplexity, ‘startup’ apoiada por Jeff Bezos, apresenta-se como um motor de pesquisa com IA. A Google também utiliza o Gemini para resumir o conteúdo que aparece nas hiperligações que lista como resultados de pesquisa.

A Alphabet, a empresa-mãe da Google, não divulga os números exatos das suas pesquisas, que deverão situar-se na ordem dos milhares de milhões por mês. Mesmo sem os números específicos, estes são significativamente mais elevados do que a quantidade de utilizadores que o ChatGPT e o Perplexity têm.

Em agosto, a OpenAI afirmou que o ChatGPT tinha 200 milhões de utilizadores semanais, cerca de 800 milhões por mês. Enquanto o Perplexity tinha 10 milhões de utilizadores ativos mensais em fevereiro, de acordo com o The New York Times.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Transformação digital de empresas de media tem programas de apoio

Dinamizadas pelo Aveiro Media Competence Center (AMCC), as duas formações digitais são certificadas pela Google News Initiative (GNI), conduzidas em português e exclusivas para profissionais dos media. As inscrições estão abertas e são feitas online

O Aveiro Media Competence Center (AMCC) está, em parceria com a Google News Initiative (GNI), a promover dois programas de formação empresarial que pretendem acelerar a transformação digital das pequenas e médias empresas de media.

Dirigido a órgãos de comunicação social, jornalistas e outros profissionais do setor, o programa ‘Desenvolvimento da Audiência’ quer aumentar a presença digital dos produtores de notícias, permitindo-lhes melhorar as receitas através do aumento das audiências.

As quatro sessões da formação digital ensinam “técnicas para aumentar audiências através dos motores de busca, para melhorar a captação de público multicanal e para aprender sobre as melhores práticas na elaboração e lançamento de ‘newsletters’, através de ferramentas, tais como o Google Analytics 4 (GA4), o News Consumer Insights, o Search Console, o YouTube e ferramentas de inteligência artificial (IA) específicas para a indústria dos media”, explica a o site da AMCC.

O programa ‘Receita de Leitores’, dirigido a órgãos de comunicação e jornalistas, dá a conhecer as melhores práticas para acelerar competências digitais e para lidar com as alterações que ocorrem na indústria dos media.

“As três sessões visam explorar formas de aumentar a sua receita publicitária e públicos-alvo através das ferramentas Reader Revenue Manager e Privacy Sandbox 3PCD. Será também introduzido a novas ferramentas e ao Google Ad Manager”, informa a AMCC.

As formações digitais desenvolvidas no âmbito dos dois programas são certificadas pela GNI e conduzidas em português. As inscrições estão abertas e podem ser feitas online, na secção de formações do site da AMCC.

 

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Julgamento da Google gera debate sobre liberdade de empresas editoriais

Em causa está a capacidade para participar em mercados de publicidade digital robustos, sem as ferramentas da Google. O Departamento de Justiça sugere o desmembramento do negócio de tecnologia de anúncios da Google. Ambas as partes apresentam os argumentos finais a 25 de novembro

A Google está a tentar fazer valer o argumento de que a plataforma Google Ad Manager é aberta, de forma que as empresas editoriais possam associar-se a fornecedores de tecnologia de publicidade externos à Google, na venda de espaços publicitários online, noticia a Ad Age.

A empresa liderada por Sundar Pichai apresentou a 5 de novembro novos documentos para fundamentar esta argumentação, no âmbito do julgamento sobre tecnologia publicitária, que foi ouvido em setembro no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste da Virgínia, presidido pela juíza Leonie Brinkema.

Se a tecnologia publicitária da Google for, de facto, tão aberta como a empresa afirma, a juíza poderá determinar que o caso não se trata de um monopólio. Concorrentes do mercado da tecnologia publicitária defendem, porém, que ainda não é claro que os editores possam participar razoavelmente em mercados de publicidade digital robustos, sem as ferramentas da Google.

No documento apresentado pela empresa, que tem mais de 600 páginas, a Google continua a argumentar que os editores que utilizam o Google Ad Manager para controlar o seu inventário de anúncios online são livres de utilizar outras tecnologias de anúncios para preencher os espaços publicitários. A Google enfatiza ainda que os editores podem utilizar tecnologia publicitária externa para receber a procura de publicidade da Google. Isto significa que, alegadamente, os editores não são obrigados a utilizar o Google Ad Manager para beneficiarem da fonte lucrativa de publicidade da Google.

Um dos principais argumentos apresentados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos é o facto de os editores serem obrigados a utilizar o Google Ad Manager, que, alegadamente, representa quase 90% do mercado de fornecimento de ferramentas de publicidade a páginas web. O Departamento de Justiça sustenta que o poder da Google no domínio das vendas, através da relação do Google Ad Manager com os editores, e o seu peso no mercado dos anúncios, através da procura de publicidade do Google Ads, fazem da Google uma empresa monopolista.

O resultado do processo poderá determinar o futuro do negócio de tecnologia publicitária da Google, um setor que o gigante das pesquisas ajudou a desenvolver desde que comprou a DoubleClick por 3,1 mil milhões de dólares (€2,8 mil milhões), em 2008. O Departamento de Justiça sugere o desmembramento do negócio de tecnologia de anúncios da Google, mas ambas as partes vão apresentar pessoalmente os argumentos finais, a 25 de novembro, para o julgamento ser concluído.

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Júlia Palha é o rosto da campanha institucional do Novo Banco (com vídeo)

Com criatividade da BBDO e estratégia de meios da Hearts & Science, a campanha multimeios associa a simplicidade e a digitalização à vivência do dia a dia da atriz Júlia Palha (na foto), com o objetivo de rejuvenescer a marca

O Novo Banco escolhe a atriz Júlia Palha para protagonizar a nova campanha institucional, com o objetivo de rejuvenescer a marca, virando-se mais para o público dos jovens em início de vida ativa. “É a primeira vez que o Novo Banco aposta numa figura pública para protagonizar uma campanha, assumindo também aqui este novo ciclo da comunicação da marca”, refere o banco em comunicado de imprensa.

Depois de ter assumido a música como novo território de comunicação, a marca Novo Banco consolida agora a entrada num novo ciclo. Com o mote ‘A minha vida é novelas, mas não gosto de novelas na minha vida’ e com a assinatura ‘Por isso, sou Novo Banco’, a campanha mostra como a vida financeira de Júlia Palha é simples, por recorrer ao Novo Banco.

“A estratégia criativa e de media vai ao encontro das caraterísticas do target, criando uma narrativa que viverá em televisão, cinema, rádio, imprensa, múpis digitais, balcões do Novo Banco e em conteúdos breves nas redes sociais”, refere o comunicado de imprensa.

A campanha, que conta com a criatividade da BBDO e a estratégia de meios da Hearts & Science, associa a simplicidade e a digitalização à vivência do dia a dia de Júlia Palha, querendo evidenciar que o Novo Banco é um banco de relação, próximo e com uma rede física moderna.

“O argumento assenta na simplicidade e facilidade de ter o banco nas suas mãos, através da App do Novo Banco e ao mesmo tempo, saber que nas decisões mais importantes, terá ao seu lado alguém com quem pode contar. Um guião que foi natural e rápido para a atriz decorar e interpretar”, explica o banco em comunicado.

 

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DreamMedia promove maior outdoor no norte do país

“Ninguém em Portugal terá mais faces de múpis a partir de 2025 do que a DreamMedia. São mais de 15 mil faces apenas de múpis em papel, num ecossistema que terá mais de 20 mil faces multiformato”, afirma Ricardo Bastos, CEO da DreamMedia, em declarações exclusivas ao M&P

A DreamMedia apresentou o Oporto Gate, promovido como o maior ‘outdoor’ digital no norte do país, localizado na entrada norte do Porto. O novo suporte está associado à gama Collection, rede ‘premium’ da DreamMedia, que agrega também o Lisbon Gate.

“Sabemos que a entrada norte do Porto, principalmente a A3, é um dos grandes polos de movimento pendular e de entrada e saída da cidade do Porto, um local onde o licenciamento de publicidade é muitíssimo restrito porque já é uma área inserida no município do Porto. Surgiu esta oportunidade, numa localização soberba, numa zona não só de tráfego diário muito forte nas horas de ponta mas, no ‘prime time’, é uma zona de trânsito parado, e entendemos que este local tinha todo o enquadramento para servir uma posição da gama Collection”, revela Ricardo Bastos, em declarações exclusivas ao M&P.

A apresentação da DreamMedia na Estufa Fria, a 5 de novembro, abrange também a rede Move, que é agora oficializada com a concessão de publicidade em cerca de 1600 autocarros da Carris Metropolitana, com cerca de cinco mil faces, à qual a empresa atribui o estatuto de “a maior frota de autocarros do país para comunicação publicitária na Área Metropolitana de Lisboa”.

“Acabámos de introduzir hoje a família dos transportes, a rede Move, que é a nossa sexta família, através da exploração de autocarros”, afirma Ricardo Bastos, acrescentando que “ninguém em Portugal terá mais faces de múpis a partir de 2025 do que a DreamMedia. São mais de 15 mil faces apenas de múpis em papel, encontradas num ecossistema global que terá mais de 20 mil faces multiformato, com outros meios”.

Após ter lançado em janeiro de 2024 a DreamMedia Ads, plataforma programática de compra de espaços publicitários, a empresa liderada por Ricardo Bastos integra agora a DreamMedia Ads nas principais plataformas programáticas (SSP e DSP) do mundo. Sendo agora possível comprar os produtos da rede digital DreamMedia por via da Google, Yahoo, The Trade Desk, entre outras, que neste momento já possuem o inventário da DreamMedia.

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Glovo disponibiliza novas soluções de ‘retail media’ ‘in-store’ e ‘off-app’

“Marcas como a Glovo, que são ferramentas integrantes do ecossistema enquanto aplicações transacionais, têm de adaptar a oferta de acordo com as necessidades das marcas e as tendências do mercado”, afirma Bruno Firmo (na foto), líder da equipa de ‘brands ads’ da empresa

A Glovo está a reforçar a oferta de ferramentas publicitárias de ‘retail media’, através de duas novas soluções, a Glovo Connect e o Post Order Screen.

A Glovo Connect é uma solução de compra programática, segmentada para impactar utilizadores qualificados em inventário fora da sua aplicação. O Post Order Screen, também disponível para marcas não-endémicas, oferece a possibilidade de efetuar ligações para websites externos à aplicação.

“O ‘retail media’ cresce de forma vertiginosa e marcas como a Glovo, que são ferramentas integrantes do ecossistema de ‘retail media’ enquanto aplicações transacionais, têm de adaptar a sua oferta de acordo com as necessidades das marcas e as tendências do mercado”, afirma Bruno Firmo, líder da equipa de ‘brands ads’ da Glovo, citado em comunicado de imprensa.

As novas soluções reforçam a oferta de ‘retail media’ ‘in-app’ da Glovo para marcas endémicas, que inclui ‘banners’ e soluções de ‘boosted search’ e ‘cart-upsell’, geridas por uma equipa dedicada. A intenção é potenciar o negócio de marcas, restaurantes e parceiros, aproximando-os ainda mais dos utilizadores.

Com mais de três milhões de descargas da aplicação móvel em Portugal, a Globo possibilita, através da Glovo Connect, que as empresas impactem segmentos altamente qualificados, através de compra programática. “Podem fazê-lo utilizando a riqueza dos seus dados primários, tais como dados de compras prévias por produto ou categoria, valor de cestos médios ou pesquisas na plataforma”, refere o documento.

As audiências estão disponíveis para compra através da Google DV360, da The Trade Desk e da Adsmovil, com as marcas a terem a possibilidade de, nos formatos ‘display’ e vídeo, maximizarem o seu impacto em momentos de notoriedade e/ou de otimização das conversões na plataforma.

“Além das já conhecidas soluções de ‘in-store media’, quisemos aumentar a nossa oferta com soluções ‘off-app’, dando a possibilidade às marcas de impactarem audiências segmentadas e altamente qualificadas em contextos fora da aplicação da Glovo. Isto dá-lhes a oportunidade de comunicarem, de forma assertiva e efetiva, com aqueles que realmente são os seus públicos-alvo”, refere o responsável.

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