Publicidade em videojogos tem mais visibilidade, satisfação e envolvimento
Com uma taxa de imersão elevada há mais probabilidades de aumentar a recordação, a intenção de compra e as vendas de uma marca, de acordo com o relatório da Activision Blizzard Media, analisado pela WARC Media
Daniel Monteiro Rahman
Prémios Marketing M&P estão de volta. Conheça o júri e inscreva-se
DAZN assegura direitos de transmissão gratuita do FIFA Club World Cup 2025
Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google
Deployteq chega a Portugal e junta-se à APPM como patrono
Auchan celebra quem está por trás das refeições de Natal (com vídeos)
Dentsu prevê aumento de 6,8% das despesas mundiais em publicidade, em 2025
BBDO reforça departamento criativo
TIN está oficialmente insolvente
Cristiano Ronaldo Jr. apresenta novo equipamento do Sporting em campanha da VML (com vídeo)
Black Friday 2024 bate recordes nacionais de vendas
A visibilidade, a satisfação e o envolvimento dos anúncios em videojogos excede os valores de referência em vídeo online e nas redes sociais, devido ao elevado envolvimento das audiências de videojogos, de acordo com os dados da Activision Blizzard Media, analisados pela World Advertising Research Center Media.
As mais recentes tendências e estudos sobre o mercado de anúncios em videojogos no Reino Unido foram partilhadas no evento IAB UK Gaming Digital Upfronts 2024, através de editoras de videojogos e de plataformas que veiculam publicidade em jogos, incluindo a Activision Blizzard Media, Amazon Ads e Twitch, Anzu, Digital Turbine, Global (DAX) e Venatus.
O IAB UK prevê que os gastos com publicidade em videojogos no Reino Unido atinjam 1,84 mil milhões de libras (€2,2 mil milhões) até 2026, com um crescimento sobretudo nos jogos de dispositivos móveis. A dimensão do mercado e a velocidade de desenvolvimento vão depender da aceitação de formatos de publicidade própria nos jogos para telemóvel e do grau de adesão dos jogos para computadores e consolas à publicidade.
A análise da Activision Blizzard Media revela que o entretenimento dos videojogos impulsiona a imersão, termo que descreve a atenção e a ressonância emocional de um utilizador, sendo que 67% dos jogadores classificam os jogos como uma plataforma de topo para se sentirem envolvidos. Uma taxa de imersão elevada representa mais probabilidades de aumentar a recordação, a intenção de compra e as vendas de uma marca.
A relevância e os anúncios não intrusivos no jogo são também fundamentais, uma vez que 40% dos jogadores consideram obrigatório que os anúncios não interrompam o jogo. Resultados semelhantes foram apresentados pela Global (DAX), cujos dados revelam que 45% dos jogadores que jogam em telemóveis afirmam sentir-se mais positivos, calmos e motivados depois de jogarem, o que dá aos anunciantes a oportunidade de se ligarem a estes públicos-alvo durante momentos de alegria e descontração.
No que diz respeito à recetividade dos anúncios nos videojogos, as gerações mais jovens são mais abertas e conscientes. A investigação conjunta da Anzu e da SuperAwesome revela que 75% dos jovens do Reino Unido e dos Estados Unidos afirmam que os anúncios melhoram a sua experiência de jogo e 40% consideram que os conteúdos das marcas tornam os jogos mais divertidos.
Consequentemente, as experiências de marca nos videojogos têm um grande impacto nas audiências mais jovens, que registam uma maior afinidade com as marcas. Cerca de 70% dos menores de 18 anos pedem produtos vistos em plataformas de jogos populares, verificando-se um aumento de 66% na afinidade com as marcas neste grupo de jogadores.