TikTok e Polígrafo promovem literacia mediática (com vídeos)
“A campanha inclui várias funcionalidades interativas e recursos dentro da plataforma, especificamente desenhados para promover o consumo de informações precisas e incentivar uma abordagem crítica na avaliação de conteúdos”, informa o TikTok em comunicado de imprensa
Meios & Publicidade
Threads estreia anúncios e TikTok tem nova funcionalidade de compras
NewsMuseum lança academia de formação em comunicação, media e marketing
Facebook e Instagram na UE vão ter anúncios menos personalizados
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações
O TikTok está a lançar uma campanha de literacia mediática em Portugal. Desenvolvida em parceria com o Polígrafo, organização de verificação de factos certificada pela International Fact-Checking Network (IFCN) e pela European Fact-Checking Standards Network (EFCSN), a iniciativa pretende combater a desinformação, através da partilha de vídeos informativos.
“A campanha inclui várias funcionalidades interativas e recursos dentro da plataforma, especificamente desenhados para promover o consumo de informações precisas e incentivar uma abordagem crítica na avaliação de conteúdos”, explica o TikTok em comunicado de imprensa.
Além de disponibilizar uma ‘app’ de literacia digital na plataforma, um ‘hub’ de informação dedicado que fornece aos utilizadores orientações para avaliar a credibilidade dos vídeos, com dicas para distinguir entre conteúdo factual e enganador, o TikTok está a divulgar anúncios educativos criados pelo Polígrafo.
“Os cinco vídeos abordam competências essenciais para a literacia mediática, que incluem métodos de verificação de factos, identificação de narrativas que tendem a propagar informação falsa, análise das fontes de informação e manutenção da vigilância contra a desinformação”, refere o documento.
A iniciativa está a ser divulgada através de uma campanha promocional no TikTok. A comunicação é amplificada através do envio de alertas de desinformação integrados. “Quando os utilizadores pesquisarem temas frequentemente associados a desinformação, serão direcionados para conteúdos relevantes de literacia mediática, reforçando a abordagem proativa de educar os utilizadores”, explica o TikTok.