Conheça cinco tendências de podcasts no mercado nacional
“Os podcasts de nicho, com uma vertente educativa ou formativa, estão em ascensão em Portugal e prometem ser a grande tendência de 2025. Educação, direito, saúde, fitness e negócios são as áreas que ganham mais destaque”, aponta Liliana Marques, fundadora e CEO da Escola Portuguesa de Podcasting
Meios & Publicidade
OpenAI quer integrar anúncios no ChatGPT
Ana Galvão e José Condessa conduzem podcast da Vodafone sobre mundo digital
Conheça as palavras mais pesquisadas no Google
TikTok pede adiamento da proibição nos Estados Unidos
Max tem novos formatos publicitários
Brisa apela à boa condução em campanha da VML
Decisão do julgamento da Google só em 2025
Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google
Spotify criticada por usar IA em experiência de marca
TikTok pode ser bloqueado nos EUA se não for vendido até 19 de janeiro
As receitas publicitárias provenientes de podcasts em Portugal devem atingir cerca de €6,55 milhões em 2024, com previsões de crescimento contínuo em 2025, de acordo com os dados da Statista. Face a este panorama, em que o interesse e o consumo de podcasts alcançam números recorde em Portugal, Liliana Marques, fundadora e CEO da Escola Portuguesa de Podcasting, aponta as expetativas para o setor em 2025 e indica as cinco principais tendências para o mercado nacional.
1. Educação, direito, saúde, fitness e negócios estão em alta
“Os podcasts de nicho, com uma vertente educativa ou formativa, estão em ascensão em Portugal e prometem ser a grande tendência de 2025”, refere Liliana Marques em comunicado de imprensa. Áreas como saúde, educação, exercício físico, direito, literacia financeira, negócios, parentalidade e desenvolvimento pessoal são as que mais estão a ganhar destaque.
“Estes podcasts não se devem limitar a contar histórias, mas sim a partilhar conhecimento e oferecer conteúdos práticos e enriquecedores ao seu público-alvo”, argumenta.
2. IA alavanca internacionalização
“A inteligência artificial (IA) vai continuar a ser uma ferramenta importante para os podcasters, mas sem substituir a voz e a presença humana”, avança. As ferramentas de IA são particularmente úteis para automatizar legendagem e tradução, bem como para criar cortes em conteúdos para Reels, TikToks e Shorts, salienta a CEO da Escola Portuguesa de Podcasting.
“Já existem tecnologias capazes de traduzir a própria voz dos podcasters, ajustar os movimentos labiais e preservar o tom natural. Tal será uma alavanca fundamental para a internacionalização dos podcasts, permitindo-lhes alcançar audiências globais de forma mais eficaz e rápida”.
3. Podcasters são os novos influenciadores
Nos Estados Unidos, a receita publicitária associada a podcasts deve ascender aos 2,5 mil milhões de dólares (€2,37 mil milhões), em 2024, e embora em Portugal ainda não existam dados oficiais que quantifiquem o valor do mercado, o interesse dos portugueses por este formato aumenta 122% em 2024, segundo os dados da Preply. De acordo com a Marktest, pelo menos 2,4 milhões de portugueses ouvem regularmente podcasts.
“Este crescente envolvimento dos ouvintes com os ‘hosts’ sinaliza oportunidades claras para as marcas, que devem apostar mais em publicidade e parcerias com podcasters, incluindo nano e microinfluenciadores, à semelhança do que já acontece nos Estados Unidos e no Brasil”, argumenta Liliana Marques.
4. Videocast e estratégia omnicanal ampliam audiências
“O videocast veio para ficar”, enfatiza a fundadora da Escola Portuguesa de Podcasting. Um estudo recente da Edison Research demonstra que 84% dos ouvintes da geração Z já assistiram a podcasts em formato de vídeo e que 45% destes sentem-se mais conectados com os criadores através de vídeo.
“Plataformas como Spotify e Popcasts já permitem conteúdos em vídeo, obtendo resultados positivos tanto na oferta como na procura. A tendência impulsiona os podcasters a adotarem estratégias omnicanal, reutilizando conteúdos em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok. Esta presença diversificada permite ampliar audiências e potenciar o crescimento orgânico”, sublinha.
5. Eventos ganham com podcasts ao vivo
“Como já foi evidente na última edição da Web Summit, em alguns festivais de verão e em conferências universitárias, prevê-se que um número crescente de eventos inclua no seu programa podcasts ao vivo. Esta tendência deverá abranger uma maior diversidade de tipologias de eventos, desde os corporativos aos sociais, e englobar eventos de diferentes dimensões, incluindo os de menor escala”, aponta a CEO da Escola Portuguesa de Podcasting.