Lisboa está no radar de empresas de videojogos
“A convergência entre videojogos e outros formatos de entretenimento será uma das maiores tendências de 2025”, aponta Alexandre Amancio, vice-presidente sénior da FunPlus e diretor do Studio Ellipsis, que se está a expandir no mercado nacional
Meios & Publicidade
Decisão do julgamento da Google só em 2025
OpenAI quer integrar anúncios no ChatGPT
Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google
Bluesky pode vir a integrar anúncios
TikTok perde tentativa de suspensão da proibição nos Estados Unidos
Já são conhecidos os vencedores do ranking do CCP
Dentsu prevê aumento de 6,8% das despesas mundiais em publicidade, em 2025
BBDO reforça departamento criativo
Spotify criticada por usar IA em experiência de marca
TikTok pode ser bloqueado nos EUA se não for vendido até 19 de janeiro
Lisboa está a consolidar-se como destino da indústria de videojogos. A FunPlus, empresa suíça de videojogos e de entretenimento interativo, está a expandir-se em Portugal, através do Studio Ellipsis, sediado na Fintech House, em Lisboa, que prevê a contratação de 20 pessoas em 2025.
“Portugal tem tudo para ser um ‘hub’ global da indústria de videojogos e 2025 será um ano decisivo para consolidar este posicionamento. O Studio Ellipsis está comprometido em criar experiências que vão além dos jogos, envolvendo fãs em histórias imersivas que cruzam várias plataformas”, destaca Alexandre Amancio, diretor do Studio Ellipsis e vice-presidente sénior da FunPlus, citado em comunicado de imprensa.
Com projetos que cruzam videojogos, ‘comics’ e cinema, o estúdio liderado por Alexandre Amancio reforça a aposta em Lisboa “para se tornar no epicentro nacional de inovação criativa e técnica do setor”, que mundialmente continua a crescer de forma sustentada, com uma receita estimada em 187,7 mil milhões de dólares (€179,2 mil milhões), em 2024, representando um crescimento de 2,1% face a 2023.
“A convergência entre videojogos e outros formatos de entretenimento será uma das maiores tendências de 2025. Os jogadores querem experiências que transcendem o ecrã e o Studio Ellipsis está preparado para liderar essa transformação com universos que envolvem, inspiram e cativam”, sublinha Alexandre Amancio.
As projeções para 2025 indicam uma aceleração, impulsionada por novos lançamentos e inovações no setor, como o impacto de títulos ‘cross-platform’ e o uso de inteligência artificial na criação de conteúdos.
Em 2024, a equipa do Studio Ellipsis desenvolveu o primeiro ‘comic’ oficial da FunPlus, ‘Sea of Conquest: Cradle of the Gods’, produzido em colaboração com a equipa portuguesa.
“Este lançamento [‘Sea of Conquest: Cradle of the Gods’] simboliza a visão criativa do estúdio e serve como pedra angular para os mundos imersivos que a empresa quer construir, abrindo portas para novas oportunidades no mercado global”, refere o Studio Ellipsis, em comunicado de imprensa.
O estúdio tem trabalhado em colaboração com as restantes geografias da FunPlus, como China, Singapura, Espanha e Estados Unidos, partilhando conhecimento e aproveitando o talento técnico e criativo local para impulsionar projetos ‘cross-platform’.