Ousadia, assertividade e autenticidade dominam tendências do Pinterest para 2025
Marcada por influências medievais, infantilização e estilo rococó (na foto), entre outras, a estética preponderante é influenciada pelas pesquisas da geração Z nesta rede social. “São eles que definem 65% das tendências atuais”, diz Sydney Stanback, diretora de tendências e ‘insights’ globais do Pinterest
Luis Batista Gonçalves
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A ousadia, a assertividade e a autenticidade dominam as tendências do Pinterest para 2025. A avaliar pelas pesquisas feitas pelos utilizadores nas últimas semanas, reunidas num relatório que o Pinterest está a divulgar, há múltiplas e variadas correntes estéticas que vão influenciar estratégias de marketing e de comunicação e dar origem a novos produtos e serviços.
Além das influências medievais, do revivalismo rococó, da tonalidade cereja, da maquilhagem exagerada com efeito esfumado, dos visuais ‘boho’, da feitiçaria marinha, do surrealismo visual, da estética piscatória, do dourado divino, dos refrigerantes e dos picles caseiros, também a ecologia urbana, a infantilização, os destinos de montanha e os bolos espalhafatosos vão influenciar as opções dos consumidores ao longo dos próximos meses e, por consequência, os conceitos visuais que serão adotados por marcas.
“Uma das coisas que salta mais à vista é a influência da geração Z, que deixa uma grande pegada no relatório deste ano, possivelmente maior do que nos outros anos. São eles que definem 65% das tendências atuais”, assegura Sydney Stanback, diretora de de tendências e ‘insights’ globais do Pinterest, citada no relatório.
A rede social, utilizada mensalmente por 500 milhões de consumidores em todo o mundo, tem permitido às marcas antecipar hábitos de compra. “80% das tendências que previmos nos últimos cinco anos vieram a verificar-se”, garante a responsável. A análise revela ainda uma mudança de paradigma comportamental. “As pessoas estão a tornar-se cada vez mais ousadas na forma como se expressam, adotando estéticas maximalistas e posturas assertivas na busca pela autenticidade”, refere.
Os números que suportam o relatório com as tendências para 2025 não deixam margem para dúvidas. A procura de ‘looks’ inspirados no estilo rococó cresceu 5.465%, uma das percentagens mais altas identificadas na análise. A busca de maquilhagens de sereias sombrias subiu 695%, a de saias de renda de inspiração hippie aumentou 360% e a de vestidos medievais cresceu 85%.
O interesse em redecorar quartos em tons de cereja duplicou e a busca de automóveis nessa tonalidade cresceu 270%. A procura de inspirações para unhas douradas aumentou 760% e a de móveis pintados à mão 135%. O maximalismo ‘vintage’ registou um aumento de pesquisas de 260%. A busca de peças de roupa e acessórios de moda para criar looks a condizer com os dos amigos e familiares, outra das tendências identificadas, cresce 90% e a de suéteres a combinar para casais cresce 80%.
“Todos estes números são reveladores da forma como as gerações mais jovens estão a criar tendências para si próprias e a servir-se do Pinterest para definir a sua própria identidade”, constata Sydney Stanback. Estes e outros números são disponibilizados nos pacotes para empresas e anunciantes que a rede social comercializa e que podem ser segmentados por países.