Bain e WPP ponderam separar e vender Kantar Worldpanel por €5,9 mil milhões
Braço da Kantar que fornece dados sobre o comportamento dos consumidores e que gere painéis de consumidores a nível mundial está a ser preparado para um processo de venda

Daniel Monteiro Rahman
Faturação do WPP desce 0,7% para €17,8 mil milhões
WPP reforça na IA ao investir na Stability AI
Adoção de IA generativa está aquém do expectável
Marcas de distribuição crescem 2,8%. As de fabricante têm 52,9% de quota
André Folque gere nova área de negócio do GroupM
Tráfego orgânico na internet cai entre 15% a 25% por causa da IA
FCB New York é a agência mais premiada do mundo. Publicis Conseil vence na EMEA
Elon Musk pressiona IPG a investir no X e ameaça condicionar fusão com Omnicom
“Pensamos mais fora da caixa do que os italianos”
YSL Beauty e APAV unem-se contra a violência no namoro
A Bain & Company e o WPP, proprietários da Kantar, estão a considerar a venda da divisão Kantar Worldpanel por cerca de 5 mil milhões de libras (€5,9 mil milhões), noticia a Sky News. O Financial Times avança, por seu lado, que os proprietários ponderam vender a Kantar por partes.
A Sky News revela que a medida tomada pela Bain & Company e pelo WPP para vender a Kantar Worldpanel, que gere painéis de consumidores a nível mundial, ainda não está concluída e que qualquer negócio nesse sentido tornaria a Kantar numa consultora de estratégia de marca.
Segundo o Financial Times, a Bain & Company e o WPP já teriam ponderado uma oferta pública inicial para a restante atividade da Kantar, mas agora estão a tentar vender as principais divisões do grupo. Em 2019, o WPP vende uma participação de 60% na Kantar à Bain & Company, avaliando a empresa em 3,2 mil milhões de libras (€2,9 mil milhões).
Em janeiro, a Kantar vende a Kantar Media, unidade do grupo dedicada à medição, ‘targeting’ e ‘analytics’ de audiências televisivas, à empresa de gestão de investimentos H.I.G Capital por cerca de mil milhões de dólares (€921 milhões). Quatro anos antes, em 2021, a Kantar já tinha adquirido a empresa de dados Numerator, com sede em Chicago, fundindo-a com a divisão Worldpanel, em janeiro de 2025.