68% dos consumidores preferem marcas facilitadoras de mudança
Consumidores valorizam mais as marcas com preocupações ambientais e sociais. 40% dos inquiridos reconhecem mérito às empresas que protegem os dados e a privacidade dos clientes

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Cerca de sete em cada dez portugueses (68%) procuram marcas que atuem como facilitadoras da ação individual e coletiva, revela o estudo ‘Meaningful Brands’, realizado pela Havas Media Network. Segundo a análise, os consumidores valorizam mais as marcas com preocupações ambientais (81%) e sociais (78%) e só depois com os consumidores a nível individual (41%).
“Ao nível do planeta, existe uma expetativa de que as marcas adotem programas de utilização responsável de recursos (48%), que fomentem um consumo consciente e sustentável (40%) e que compensem a sua pegada de carbono (42%)”, refere o estudo, elaborado com base em cerca de 1,5 milhões de consumidores em 24 países e cerca de 2.600 representantes de marcas.
“Se, em 2023, a exigência do consumidor se centrava na resolução de problemas do quotidiano, o ano de 2024 provocou um salto da ‘me-conomy’ para uma mentalidade mais coletiva. Nesta expetativa de progresso conjunto, as marcas são vistas como entidades que devem potenciar o impacto da ação dos consumidores”, salienta a Havas Media Network, em comunicado de imprensa.
A procura de um novo sentido de positividade, resiliência e iniciativa por parte dos consumidores é uma das tendências apontadas no estudo. “As marcas têm agora, mais do que nunca, a oportunidade de serem facilitadoras de mudança, de fortalecer um sentimento de pertença e de promover uma cultura inclusiva, que valorize a diversidade e a cooperação”, defende a análise.
A investigação revela que 66% das pessoas acredita que a tecnologia traz benefícios e melhorias à sua vida, desde que utilizada de forma responsável pelas marcas, com 40% dos inquiridos a reconhecer mérito às empresas que adotam procedimentos que salvaguardam os dados e a privacidade dos clientes.