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68% dos consumidores preferem marcas facilitadoras de mudança

Consumidores valorizam mais as marcas com preocupações ambientais e sociais. 40% dos inquiridos reconhecem mérito às empresas que protegem os dados e a privacidade dos clientes

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Cerca de sete em cada dez portugueses (68%) procuram marcas que atuem como facilitadoras da ação individual e coletiva, revela o estudo ‘Meaningful Brands’, realizado pela Havas Media Network. Segundo a análise, os consumidores valorizam mais as marcas com preocupações ambientais (81%) e sociais (78%) e só depois com os consumidores a nível individual (41%).

“Ao nível do planeta, existe uma expetativa de que as marcas adotem programas de utilização responsável de recursos (48%), que fomentem um consumo consciente e sustentável (40%) e que compensem a sua pegada de carbono (42%)”, refere o estudo, elaborado com base em cerca de 1,5 milhões de consumidores em 24 países e cerca de 2.600 representantes de marcas.

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“Se, em 2023, a exigência do consumidor se centrava na resolução de problemas do quotidiano, o ano de 2024 provocou um salto da ‘me-conomy’ para uma mentalidade mais coletiva. Nesta expetativa de progresso conjunto, as marcas são vistas como entidades que devem potenciar o impacto da ação dos consumidores”, salienta a Havas Media Network, em comunicado de imprensa.

A procura de um novo sentido de positividade, resiliência e iniciativa por parte dos consumidores é uma das tendências apontadas no estudo. “As marcas têm agora, mais do que nunca, a oportunidade de serem facilitadoras de mudança, de fortalecer um sentimento de pertença e de promover uma cultura inclusiva, que valorize a diversidade e a cooperação”, defende a análise.

A investigação revela que 66% das pessoas acredita que a tecnologia traz benefícios e melhorias à sua vida, desde que utilizada de forma responsável pelas marcas, com 40% dos inquiridos a reconhecer mérito às empresas que adotam procedimentos que salvaguardam os dados e a privacidade dos clientes.

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Bain e WPP ponderam separação e venda da Kantar Worldpanel por €5,9 mil milhões

Braço da Kantar que fornece dados sobre o comportamento dos consumidores e que gere painéis de consumidores a nível mundial está a ser preparado para um processo de venda

A Bain & Company e o WPP, proprietários da Kantar, estão a considerar a venda da divisão Kantar Worldpanel por cerca de 5 mil milhões de libras (€5,9 mil milhões), noticia a Sky News. O Financial Times avança, por seu lado, que os proprietários ponderam vender a Kantar por partes.

A Sky News revela que a medida tomada pela Bain & Company e pelo WPP para vender a Kantar Worldpanel, que gere painéis de consumidores a nível mundial, ainda não está concluída e que qualquer negócio nesse sentido tornaria a Kantar numa consultora de estratégia de marca autónoma.

Em janeiro, a Kantar vende a Kantar Media, unidade do grupo dedicada à medição, ‘targeting’ e ‘analytics’ de audiências televisivas, à empresa de gestão de investimentos H.I.G Capital por cerca de mil milhões de dólares (€921 milhões). Em 2021, a Kantar adquire a empresa de dados Numerator, sediada em Chicago, e funde-a com a divisão Worldpanel em janeiro de 2025.

Segundo o Financial Times, a Bain & Company e o WPP já teriam ponderado uma oferta pública inicial para a restante atividade da Kantar, mas agora estão a tentar vender as principais divisões do grupo. Em 2019, o WPP vende uma participação de 60% na Kantar à Bain & Company, avaliando a empresa em 3,2 mil milhões de libras (€2,9 mil milhões).

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Cândido Costa promove coleções masculinas da Salsa Jeans (com vídeo)

Na primeira ativação, uma série de oito vídeos curtos denominada ‘Candy Cam’, o ex-futebolista (na foto) assume o papel de assessor de imagem da Salsa Jeans no Norte Shopping para ajudar os clientes masculinos a escolher as peças mais adequadas ao seu estilo

Cândido Costa é o rosto da nova coleção de ‘joggers’ para homem da Salsa Jeans e de toda a coleção masculina da marca para 2025. Ao longo do ano, a marca de moda vai promover diversas ativações com o ex-futebolista e apresentador do Canal 11, reforçando a ligação da marca ao público masculino.

Na primeira ativação, uma série de oito vídeos curtos denominada ‘Candy Cam’, o antigo jogador de futebol assume o papel de assessor de imagem da Salsa Jeans no Norte Shopping. Nesta iniciativa, os colaboradores da loja recorrem a Cândido Costa para ajudar os clientes masculinos a escolher as peças mais adequadas ao seu estilo, tornando a experiência de compra mais personalizada e dinâmica.

A nova linha de ‘joggers’ da Salsa Jeans para homem já está disponível em todas as lojas da marca e na loja online, com cada modelo a custar €89,95. “Nesta coleção, a Salsa Jeans aposta numa abordagem leve e versátil, perfeita para os dias mais quentes. Com cintura elástica e cordões ajustáveis, os ‘joggers’ garantem um ajuste perfeito para qualquer ocasião”, refere a marca em comunicado de imprensa.

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GRiT Communication & Political Risk e The Bench estabelecem parceria estratégica

Consultoria de comunicação 360º corporativa, desportiva, empresarial, relações públicas e análise de risco político para mercados externos são as especialidades desenvolvidas pelas duas agências, que agora trabalham clientes em conjunto

A GriT Communication & Political Risk, de Gonçalo Ribeiro Telles (na foto, à dir.), e a The Bench, de Francisco Empis (à esq.), associam-se para reforçar o portefólio de serviços, que vão desde a consultoria e assessoria de comunicação 360º corporativa, desportiva, digital e institucional à gestão de crises e análise de risco político para mercados externos.

Os empresários, ex-colegas de turma no ensino secundário, estabelecem a parceria estratégica para alavancar o negócio. “Esta parceria aconteceu de forma espontânea. O Francisco ligou-me para falar de trabalho. Depois de algumas conversas sobre caminhos estratégicos, decidimos juntar forças. Fazia todo o sentido e o mais importante também estava lá: confiança e amizade”, explica Gonçalo Ribeiro Telles, citado em comunicado de imprensa.

O portefólio de clientes resultante desta colaboração conta com a Ei! Assessoria Migratória, a Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) e a Casa Portuguesa, entre outros. As agências têm a trabalhar consigo mais dois colaboradores, uma para a área de consultoria e pesquisa e outra para a comunicação visual.

“Desta colaboração resultará uma oferta mais multifacetada, com mais ‘know-how’ e uma comunicação eficaz e impactante. Com um foco na consultoria estratégica de comunicação e ‘storytelling’, estamos orientados para gerar resultados constantes e positivos ao lado de cada cliente”, esclarece Francisco Empis, citado no documento.

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WPP reforça na IA ao investir na Stability AI

Os clientes do WPP passam a ter acesso ao modelo de imagens da Stability AI e a outros que produzem vídeo, áudio e objetos 3D

O WPP anuncia um investimento e uma parceria com a Stability AI, empresa por trás da Stable Diffusion, modelo de conversão de texto em imagem que está na origem da atual vaga de modelos de inteligência artificial (IA) generativa. A parceria centra-se na introdução das ferramentas de IA generativa da Stability AI na produção de conteúdos no WPP Open, ‘hub’ tecnológico do WPP.

No âmbito da parceria, o WPP vai fornecer conhecimentos sobre o mercado e sobre o consumidor, ajudando a Stability AI a desenvolver ferramentas empresariais para criativos e marcas, de acordo com o comunicado de imprensa. Esta proximidade com o processo de desenvolvimento de produtos da Stability AI pode, por sua vez, permitir ao WPP oferecer aos clientes acesso antecipado às mais recentes ferramentas de marketing de IA.

Os clientes do WPP passam a ter acesso ao principal modelo de imagens da Stability AI, bem como aos modelos que produzem vídeo, áudio e objetos 3D, segundo refere o WPP na nota de imprensa. Embora as condições financeiras do negócio não tenham sido divulgadas, o WPP descreve o acordo como um investimento minoritário.

Esta parceria surge num momento em que a indústria publicitária tenta integrar cada vez mais a IA para aproveitar as oportunidades criativas que a tecnologia proporciona. Em janeiro de 2024, o WPP compromete-se a investir 318 milhões de dólares (€295 milhões) por ano em IA. Grande parte deste investimento é direcionado para o WPP Open, que a ‘holding’ tem utilizado para servir clientes como a Coca-Cola, a L’Oréal, a Nestlé e a Ford.

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Festival CCP revela presidentes de júri

Em termos de patrocinadores das categorias a concurso, esta edição do festival do Clube da Criatividade de Portugal conta com a Worten (Publicidade); Pingo Doce (Design); Nos (Digital); Betclic (Experiências de Marca); Leroy Merlin (Craft); e EDP (Integração)

Icaro Doria, Miguel Viana, Adriano Esteves, Andrea Siqueira e João Nuno Pinto, profissionais com carreiras nacionais e internacionais, vão liderar os grupos de júri do 27º Festival CCP – Clube da Criatividade de Portugal, em que a categoria de Integração é composta por todos os presidentes de júri das cinco categorias do concurso.

À frente do painel de votação na categoria de Publicidade está Icaro Doria (presidente e CCO da DM9); em Design é Miguel Viana (coCEO, CCO e cofundador da Unlock Brands); em Digital é Adriano Esteves, (fundador e diretor criativo da Bürocratik);  em Experiências de Marca é Andrea Siqueira (sócia e CCO da AMPFY); e em Craft em Publicidade é João Nuno Pinto (realizador e fundador da Garage, Do You Play?).

Em termos de patrocinadores das categorias a concurso, esta edição do Festival CCP conta com a Worten (Publicidade); Pingo Doce (Design); Nos (Digital); Betclic (Experiências de Marca); Leroy Merlin (Craft); e EDP (Integração).

Os grupos de júri de cada categoria passam a ser compostos por um presidente, cinco jurados e um anunciante, exceto a categoria de Publicidade, que mantém um presidente, sete jurados e um anunciante. Cada grupo de júri integra ainda um elemento júnior, sem direito a voto. As sub categorias de Meios passam a vigorar dentro da categoria de Publicidade.

O júri oficial de cada categoria será revelado em breve e pode ser consultado no site do CCP na página de inscrições do concurso, onde figura também o júri de ‘shortlist’, no qual os sócios do Clube podem inscrever-se, até 28 de março, aqui. Agências, estúdios, ‘freelancers’ e produtoras podem candidatar os trabalhos a concurso até 10 de abril.

“A verificação dos dados de inscrição na plataforma é da exclusiva responsabilidade da entidade que inscreve. A organização do concurso
não se responsabiliza por irregularidades, faltas ou erros nas inscrições. Recordamos que os trabalhos podem ser desclassificados caso incluam logótipos das empresas autoras ou referências aos autores, exceto nas peças de autopromoção. O regulamento é de leitura obrigatória para todos os que entregam trabalhos a concurso”, refere a direção do Clube da Criatividade de Portugal em comunicado de imprensa.

A votação online decorre de 18 de abril a 4 de maio; o prazo para a entrega de peças físicas é de 5 a 9 de maio (das 10 às 18h); o fecho da ‘shortlist’ pelos presidentes de júri é de 8 a 14 de maio; a votação presencial acontece a 14, 15 e 16 de maio; a Semana Criativa de Lisboa tem lugar de 16 a 23 de maio; e a Gala de Entrega de Prémios e a festa de encerramento estão previstas para 23 de maio.

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Campanha da KKi Creative promove em Portugal turismo no Piauí (com vídeo)

Para além de ter um stand exclusivo na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, o destino brasileiro está a ser promovido através de uma campanha publicitária omnicanal (na foto), que está a ser divulgada em imprensa, exterior e redes sociais

‘Bora Alí, no Piauí?’ é o nome da campanha que está a promover Piauí, destino turístico brasileiro que está a ser apresentado aos operadores nacionais. Concebida pela KKi Creative, agência criativa de origem brasileira com sede em Cascais, a campanha publicitária omnicanal está a ser divulgada em imprensa, exterior e redes sociais.

“Sendo o coração do nordeste brasileiro, o estado do Piauí destaca-se pela a sustentabilidade e pelo vasto património natural, propício ao turismo de natureza. Além disso, este território é único, do ponto de vista humano, geológico e arqueológico, pois ali se encontram as mais antigas pinturas rupestres da América do Sul”, explica a Visit Brazil Travel Association (VBRATA) em comunicado de imprensa.

A campanha, que decorre durante o mês de março, está a ser comunicada pela Press Hub e é amplificada através de um stand exclusivo na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, feira de promoção turística que decorre entre os dias 12 e 16 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Direcionada para os portugueses que procuram destinos de sol e praia, a campanha multimeios tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Piauí, do Governo do Estado do Piauí, da Secretaria de Turismo do Piauí e da agência de atração de investimentos estratégicos Investe Piauí.

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‘Retail media’ é mais eficaz em espaços comerciais pequenos

A atenção captada pelos ecrãs de ‘retail media’ é 4,5 vezes maior nas superfícies comerciais menores. Ao contrário dos estabelecimentos grandes, as lojas de conveniência tendem a gerar mais interações

O ‘retail media’ é mais eficaz em espaços comerciais pequenos, avança o ‘In-store Retail Media Attention Study’. De acordo com o estudo, da Lumen Research em colaboração com o retalhista britânico Co-op, a atenção captada pelos ecrãs de ‘retail media’ é 4,5 vezes maior nas superfícies comerciais com uma área menor.

Segundo a análise, a possibilidade de os suportes de comunicação instalados no interior dos espaços serem vistos duplica nas lojas de menores dimensões. “Os suportes de ‘retail media’ em lojas pequenas têm um impacto quatro vezes superior na recordação da marca do que os das lojas de grande formato, porque os compradores exploram mais as lojas, revisitando várias vezes os corredores”, conclui a Lumen Research.

O estudo, elaborado com base num inquérito junto de uma amostra de 60 consumidores, após visitas de dez a 15 minutos a superfícies comerciais de diferentes dimensões e tipologias, analisa também o comportamento dos participantes durante as compras.

“Os compradores usaram óculos de rastreio ocular para medir a atenção às exposições dos media presentes nas lojas durante as compras. Após completarem a missão, preencheram um inquérito online avaliando a sua recordação das exposições, o reconhecimento da marca e a intenção futura de compra da marca”, explica o estudo.

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Judas faz colaborações com diretores criativos convidados

Denominada coLab, a iniciativa desdobra-se em edições que se prolongam por vários meses. Durante esses períodos, os diretores criativos convidados trabalham e colaboram estreitamente com a equipa da Judas nos projetos da agência

A Judas inicia um novo ciclo de colaboração com diretores criativos convidados, com o intuito de promover a troca de experiências entre os designers portugueses mais conceituados e a equipa da agência, num ambiente dinâmico e colaborativo.

Denominada coLab, a iniciativa divide-se em edições com a duração de vários meses, durante os quais os diretores criativos convidados trabalham e colaboram estreitamente com a equipa da Judas nos projetos da agência. O projeto também visa explorar novas perspetivas, abordagens e processos, criando um ambiente propício à renovação criativa.

O primeiro a subir ao palco é Diogo Potes que, em cerca de 20 anos de carreira, colabora com vários estúdios e agências de design em Lisboa, nomeadamente RMAC, Alva e Solid Dogma, onde é diretor criativo e chefe de design durante sete anos. Em 2023, funda o Studio Potes, focado na tipografia experimental e na direção de arte.

Diogo Potes tem um percurso que inclui projetos de identidade institucional e de marcas, design editorial, cartazes, tipografia experimental, ilustração e direção de arte arquitetónica. Entre os trabalhos de destaque, destacam-se colaborações com o Lux Frágil, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Berardo, o Festival Iminente e a Red Bull.

Nos próximos meses, Diogo Potes vai colaborar com a equipa criativa da Judas, contribuindo com a sua experiência para acelerar a procura de soluções inovadoras para os projetos da agência. Esta parceria pretende marcar uma nova fase de evolução da Judas, que introduz novos processos criativos e uma nova abordagem ao design e à comunicação visual.

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Publicis reforça gestão e obtenção de dados com aquisição da Lotame (com vídeo)

A aquisição consolida a estratégia do Publicis de apostar em dados baseados em identidades. Com a junção da Lotame ao portefólio de ativos focados em dados, o grupo expande os perfis individuais para 4 mil milhões e atinge cerca de 90% dos consumidores adultos com acesso à internet

O Publicis Groupe adquire a Lotame, plataforma norte-americana de gestão de dados, para complementar o portefólio de ativos focados em dados, que pretende combinar com inteligência artificial (IA) para ajudar os clientes a alcançar os consumidores com maior eficácia.

A aquisição consolida a estratégia do Publicis de apostar em dados baseados em identidades, uma abordagem de segmentação e personalização de marketing que se baseia na recolha de fontes de dados primárias para construir perfis de pessoas reais. A Lotame vem reforçar a base de dados do Publicis alojada na Epsilon, agência do grupo que fornece dados à ‘holding’ sobre 2,3 mil milhões de pessoas a nível mundial.

Nos termos do acordo, a Lotame, fundada em Columbia, Maryland, em 2006, vai manter a denominação e a estrutura atuais. A plataforma trabalha com quatro mil marcas e editores em 109 países e conta com 150 funcionários. A Lotame dá à ‘holding’ francesa acesso a cerca de 1,6 mil milhões de perfis de consumidores, permitindo ao Publicis expandir os perfis individuais para 4 mil milhões e atingir cerca de 90% dos consumidores adultos com acesso à internet mundialmente, refere o Publicis em nota de imprensa.

Investimento contínuo em dados e IA

Embora os termos financeiros da aquisição não tenham sido mencionados, Arthur Sadoun, presidente e CEO do Publicis Groupe, revela num vídeo de 20 minutos dedicado aos funcionários que o Publicis investe 1,5 mil milhões de dólares (€1,3 mil milhões) em dados e tecnologia nos últimos seis meses e reitera que o grupo vai gastar entre 800 e 900 milhões de dólares (€737 e €829 milhões) em aquisições de IA e tecnologia em 2025.

Este negócio aumenta a capacidade do Publicis em termos de dados nas regiões da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), bem como na região da Ásia-Pacífico (APAC). Scott Hagedorn, diretor de soluções do Publicis, revela que a ‘holding’ não tinha uma cobertura de dados tão significativa na APAC como desejava antes da aquisição. “Isto dá-nos uma presença muito forte na APAC, onde muitos outros grupos têm tido dificuldade em implementar uma estratégia de identidade”, declara Scott Hagedorn à Ad Age.

No vídeo dedicado aos funcionários, Arthur Sadoun descreve como a Lotame será integrada na plataforma de IA da empresa, a CoreAI, lançada em janeiro de 2024. O CEO do Publicis Groupe também refere que a IA “não é nada sem dados”, salientando que quanto mais dados a empresa tiver em diferentes pontos de contacto com o consumidor, melhor poderá fornecer conteúdo personalizado em larga escala.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Diogo Stilwell integra júri do Young Lions Ucrânia

“Sabendo de todos as dificuldades que este povo tem sofrido nos últimos três anos, é bom sentir que contribuímos para alguma normalidade, nem que seja a avaliar ideias”, refere ao M&P Diogo Stilwell (na foto), criativo da Dentsu Portugal

Diogo Stilwell, criativo da Dentsu Portugal, integra o júri de Imprensa dos prémios de criatividade Young Lions Ucrânia, que são retomados em 2025 após três anos de paragem. Ainda sem data marcada, a reunião de jurados acontece em Kiev, mas os convidados estrangeiros vão avaliar os trabalhos remotamente.

“O facto de um país em guerra estar a recuperar os prémios e de termos um português convidado é um grande privilégio. Sabendo de todos as dificuldades que este povo tem sofrido nos últimos três anos, é bom sentir que contribuímos para alguma normalidade, nem que seja a avaliar ideias. É um sinal de que a criatividade resiste até nas piores tempestades”, refere ao M&P Diogo Stilwell.

Além do criativo português, os trabalhos na categoria de Imprensa vão ser avaliados por Bogan Teodoresco, diretor criativo da VML&R; Mariana Peluffo, diretora criativa executiva da Sweep Picking; Serhii Malyk, cofundador e diretor criativo da Angry, e Jelena Fiskus, cofundadora e diretora criativa executiva do Studio Sonda.

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