Avança boicote chinês a marcas ocidentais
As redes sociais e diversos meios chineses estão a pedir aos consumidores para boicotarem os produtos das marcas H&M e Nike, na sequência da decisão de estas marcas não usarem […]
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As redes sociais e diversos meios chineses estão a pedir aos consumidores para boicotarem os produtos das marcas H&M e Nike, na sequência da decisão de estas marcas não usarem algodão procedente de Xinjiang, Nesta região vive a minoria muçulmana uigur que é perseguida pelas autoridades chinesas e que constitui mão-de-obra escrava em várias fábricas, de acordo com várias ONG.
Três grandes plataformas de comércio electrónico chinesas (Pinduoduo, JD.com e Tmall) já retiram os produtos da H&M do seu stock. Outras marcas como Zara, Gap, New Balance ou Fila também declararam publicamente que não recorrem a algodão daquela região, pelo que poderão tornar-se algo de boicote.
Em Setembro do ano passado, a H&M publicou uma declaração onde se manifesta “profundamente preocupada com relatos de organizações da sociedade civil e dos órgãos de comunicação social, que incluem acusações de trabalho forçado e discriminação de minorias étnico-religiosas” em Xinjiang, pelo que decidiu deixar de comprar algodão aos produtores da região. A Nike também confirmou que não usa têxteis ou fios fiados da região.