Quais as agências de meios com maior new business em Portugal? Quais as contas decisivas?
A Initiative foi a agência de meios em Portugal responsável pelo maior volume de new business em 2021. Os dados são da consultora COMvergence, que coloca o valor do new […]
Rui Oliveira Marques
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A Initiative foi a agência de meios em Portugal responsável pelo maior volume de new business em 2021. Os dados são da consultora COMvergence, que coloca o valor do new business da Initiative nos 26,5 milhões de euros no ano passado. A retenção da conta de meios da Unilever foi a grande responsável por este desempenho já que valerá 18,2 milhões de euros, de acordo com a mesma consultora.
No ranking do top cinco de new business das agências de meios em Portugal em 2021 encontra-se, de seguida, a Starcom com cerca de 16,4 milhões de euros, graças à retenção da conta da Stellantis (avaliada em 14,6 milhões de euros). O terceiro lugar é ocupado pela Zenith com um new business de 15,5 milhões de euros, já que ganhou a L’Oréal, que representará 13,7 milhões de euros. A fechar o top cinco, situam-se a Havas Media com 14,6 milhões de euros em new business (Lidl valerá 12,7 milhões) e a UM com 9,1 milhões de euros (entrou a conta do Intermarché avaliada em 8,2 milhões)
De acordo com a COMvergence, registaram-se ao longo do ano passado 38 situações de new business em Portugal – seja movimentos de retenção ou de mudança de contas – totalizando os 122,4 milhões de euros. Foi mais do dobro do valor das movimentações de new business que ocorreram em 2020. Os concursos locais de media representaram 39 por cento do total do volume de new business. A taxa de retenção das contas foi de 45 por cento.
A COMvergence, no mercado português, avaliou o desempenho da Arena Media, Carat, Havas Media, Initiative, Mediacom, Mindshare, Nova Expressão, OMD, PHD, Starcom, UM, Wavemaker e Zenith.