O último adeus a Rui Nabeiro: Campo Maior despede-se esta terça-feira do empresário e fundador de uma das maiores marcas nacionais
O último adeus a Rui Nabeiro, que faleceu este domingo, aos 91 anos, devido a problemas respiratórios, realiza-se, esta terça-feira, em Campo Maior. A missa de corpo presente acontece, pelas […]
Sandra Xavier
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
O último adeus a Rui Nabeiro, que faleceu este domingo, aos 91 anos, devido a problemas respiratórios, realiza-se, esta terça-feira, em Campo Maior. A missa de corpo presente acontece, pelas 12h00, na igreja Matriz, seguindo-se o cortejo fúnebre em direção ao cemitério municipal da vila alentejana.
De acordo com a família, as cerimónias fúnebres do Comendador têm início já esta segunda-feira, com o velório, a partir das 12h, na Igreja Matriz de Campo Maior.
Manuel Rui Azinhais Nabeiro criou a Delta Cafés, em 1961, dando origem a um grupo empresarial que, segundo a própria empresa, “hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e está em forte expansão nos mercados internacionais”.
Passados poucos meses da sua fundação, a marca Delta começava a ser distribuída em todo o país, abrindo um entreposto comercial em Lisboa, em 1963 e outro no Porto, em 1964.
Antes do 25 de abril de 1974, e por duas vezes, Rui Nabeiro foi nomeado presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, em 1962 e em 1972, voltando a exercer o cargo em 1977, sendo reeleito duas vezes, e mantendo-se no cargo até 1986.
Em 1982, Rui Nabeiro fundou a Novadelta e dois anos mais tarde criou aquela que é considerada a “maior fábrica de torrefação da Península Ibérica, existente na época”.
O Grupo Nabeiro – Delta Cafés nasceu, em 1988, dando origem à criação de mais de duas dezenas de empresas, com intervenção direta em áreas como a agricultura e vitivinicultura, distribuição alimentar e de bebidas, retalho automóvel, comércio imobiliário e hotelaria.
Pelo reconhecimento de mérito empresarial, foi-lhe atribuído o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial – Classe Industrial, pelo Presidente da República, Mário Soares, a 9 de Junho de 1995. A 5 de Janeiro de 2006 foi novamente distinguido como Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Em 2009, por indicação do Rei de Espanha, foi honrado com a insígnia – A Comenda da Ordem de Isabel a Católica. Em 2010, foi nomeado Cônsul Honorário de Espanha, com jurisdição nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. Em 2012, recebeu o doutoramento “Honoris causa” em Ciência Política, atribuído pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Em 2021, foi homenageado pela Câmara Municipal de Coimbra com a Medalha da Cidade de Coimbra e, no mesmo ano, foi agraciado pela Câmara Municipal de Lisboa, com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa e recebeu a Chave de Vila Nova de Gaia, a mais alta distinção honorífica do município. Em Junho de 2022 a Universidade de Coimbra atribuiu a Rui Nabeiro o Doutoramento Honoris Causa, “pelo mérito profissional e qualidades humanas que constituem uma referência inspiradora para toda a sociedade”. Também no ano passado, foi considerado o líder mais relevante e com melhor reputação de Portugal, segundo o estudo anual RepScore da Consultora OnStrategy. Ainda em 2022 foi condecorado pelo Exército com a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, 1.ª classe e agraciado com o Globo de Ouro de Mérito e Excelência – SIC, outorgado pela estação televisiva SIC.
Entre outras distinções, recebeu o Prémio Personalidade de Confiança pelas Selecções do Reader’s Digest por diversas ocasiões e o Prémio Carreira Qualidade, atribuído pela Associação Portuguesa para a Qualidade.
Além de todas as distinções e para dar resposta às necessidades extra-escolares das crianças de Campo Maior, inaugurou, em 2007, o Centro Educativo Alice Nabeiro, um espaço orientado para crianças “que ambicionem ser empreendedoras, proativas, talentosas e que se possam destacar pelo seu potencial”.
Com o patrocínio da Delta a Universidade de Évora criou, em 2009, a Cátedra Rui Nabeiro, destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade.
A família Nabeiro compromete-se, em comunicado, “em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade”.