17% dos consumidores já recorreu à IA generativa antes de fazer uma compra
De acordo com a quinta edição do Connected Shoppers Report, um estudo realizado pela Salesforce, empresa norte-americana de on-demand software, os retalhistas e os consumidores já começam a incorporar o […]
Luis Batista Gonçalves
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De acordo com a quinta edição do Connected Shoppers Report, um estudo realizado pela Salesforce, empresa norte-americana de on-demand software, os retalhistas e os consumidores já começam a incorporar o comércio digital na experiência física, com 60% dos clientes a afirmar que utiliza regularmente os seus dispositivos móveis nos espaços comerciais.
O recurso à inteligência artificial (IA) generativa para melhorar a experiência de compra é outra das tendências reveladas pelo inquérito internacional feito a 2.400 consumidores e 1.125 retalhistas. Um em cada seis compradores já o fez para se inspirar antes de uma aquisição. O número dos que admitem vir a explorar essa possibilidade é, todavia, consideravelmente maior.
“Mesmo que não utilize ativamente esta tecnologia, um elevado segmento dos entrevistados para o relatório manifestou interesse em explorar a utilidade da tecnologia para fazer compras”, informa a Salesforce em comunicado de imprensa. Mais avançada, a transição dos negócios para o digital esteve na origem de uma mudança de paradigma que a IA também poderá vir a revolucionar.
“Embora cerca de 59% das transações tenham ocorrido digitalmente em 2021, esse número caiu para 51% este ano. No entanto, a projeção é de que as transações digitais cresçam para um total de 56% em 2025, à medida que as pessoas atravessam por pontos de contacto digitais e físicos durante o seu percurso de compras”, refere o documento.
“Este comportamento está a fazer com que os retalhistas invistam em plataformas unificadas para personalizar o envolvimento e promover a fidelização em todos os canais. Cerca de 60% estão atualmente na fase de estratégia ou execução”, avança ainda a companhia.
Novos canais digitais estão a atrair mais consumidores
No momento da compra, os sites e as aplicações móveis de comércio eletrónico ainda se mantêm como as plataformas de compras digitais mais populares. “No entanto, os novos canais digitais e aplicações de entrega que podem não ser afiliados a uma determinada marca ou retalhista, como as redes sociais e as plataformas de mensagens e streaming ao vivo, também estão a ganhar força”, revela o Connected Shoppers Report.
“59% dos consumidores afirma ter feito uma compra nas redes sociais, um aumento de quase quatro vezes em relação a 15% que o indicou em 2021”, sublinha ainda o documento. À semelhança dos compradores, também os retalhistas estão a incorporar o comércio digital na experiência física. “60% dos consumidores afirma que agora utiliza os seus dispositivos móveis em loja”, refere o estudo. 36% fá-lo para pesquisar bens e serviços.
57% já adquiriu um produto online com levantamento em loja e 49% comprou um produto online que foi enviado a partir de uma superfície comercial física. “Em resposta a esta mudança no comportamento dos compradores, os retalhistas estão a reforçar os seus planos para uma maior capacidade de atendimento nos seus estabelecimentos”, sublinha a empresa.
“Os retalhistas seguem o exemplo dos seus clientes equipando os funcionários de loja com dispositivos móveis. Estima-se que 32% dos colaboradores das lojas utiliza atualmente dispositivos móveis como parte do seu trabalho, um número que deverá aumentar para 41% até 2026”, antevê a Salesforce.