Mercado global de luxo em alta. Faturação cresce entre 8% a 10% este ano
O mercado global de bens de luxo deverá atingir os 1,5 mil milhões de euros em 2023, o que representa um crescimento de entre 8% a 10% face a 2022, […]
Luis Batista Gonçalves
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O mercado global de bens de luxo deverá atingir os 1,5 mil milhões de euros em 2023, o que representa um crescimento de entre 8% a 10% face a 2022, “estabelecendo um novo recorde [de faturação] para a indústria e provando a sua resiliência incomparável”, antecipa o último relatório da Bain & Company e da Fundação Altagamma, organização italiana da indústria de fabricantes de bens de luxo, criada em 1992.
De acordo com o “Luxury goods worldwide market study – Fall 2023”, os gastos em experiências “recuperaram para máximos históricos, impulsionados pelo ressurgimento das interações sociais e das viagens”. Em comparação com 2021 e 2022, o crescimento será entre 11% a 13% superior. Face a 2019, o último ano que antecedeu a pandemia viral de covid-19 que confinou o mundo, o aumento pode chegar aos 20%, estimam os analistas da consultora internacional.
Em comparação com os números de há quatro anos, os cruzeiros de luxo deverão crescer entre 50% a 70% até dezembro. É o maior aumento previsto. Em segundo lugar, surgem os vinhos e licorosos, com entre 31% e 33%. Os gastos em bens pessoais de luxo e em experiências de restauração e fine dining ocupam o terceiro lugar, ex aequo, com uma subida perspetiva a situar-se entre os 28% e os 30%.
Em quarto lugar, surge o mobiliário e a decoração, a crescer entre 25% e 27%. Os aviões e os jatos particulares ocupam a quinta posição. Segundo o estudo comparativo da Bain & Company, estes meios de transporte deverão registar, em dezembro de 2023, um aumento de 21% a 23% face a 2019. O crescimento não é todavia igual nas diferentes regiões do globo. Na Ásia-Pacífico e Japão, será de 6% a 8%. No continente americano, andará entre os 3% e os 5%. Na Europa, não deverá ultrapassar entre 1% a 3%.