Desempenho dos websites piorou nos últimos meses e segurança diminuiu, garante estudo
A edição deste ano do relatório anual Global Marketing Engagement Index está longe de ser animadora. “A segurança dos websites é menor, o que aumenta a vulnerabilidade e o risco […]

Luis Batista Gonçalves
Tiago Mesquita é o novo supervisor criativo e diretor de arte da i-Brothers
Marcas pequenas ganham às grandes nas interações em vídeos no Instagram
IPSOS Apeme compra negócio de audiências e mobilidade da PSE
iMotion Events internacionaliza-se com integração no BEIC (com vídeo)
Os anúncios que podem ser vistos no Super Bowl 2025 (com vídeos)
Mondelez troca GCI pela Marco
Fred Oliveira realiza anúncio para marca financeira turca (com vídeo)
Team Lewis define estratégia comunicacional da Lyca Mobile
Publicis Groupe sobe receitas em 8,3% e vai investir em dados e IA
Rosa & Teixeira entrega comunicação estratégica à Public’
A edição deste ano do relatório anual Global Marketing Engagement Index está longe de ser animadora. “A segurança dos websites é menor, o que aumenta a vulnerabilidade e o risco de ciberataques”, alerta a Team Lewis, que analisou as estratégias de marketing das 300 principais empresas presentes na lista Forbes Global 2000.
“Em 2023, mais application programming interfaces (API) externas estão conectadas aos websites das empresas e, quanto maior o número de API, maior o risco de violações externas”, adverte a agência global de marketing. “O desempenho dos websites piorou. O acompanhamento das conversões e a gestão de tags foram relegados para segundo plano, uma vez que foi dada prioridade à criação de conteúdos de marketing”, lamenta.
Esses não foram, no entanto, os únicos sinais de vulnerabilidade identificados. “A user experience (UX) manteve-se baixa. As 300 maiores empresas da Forbes continuaram a debater-se com a conformidade com as regulamentações para pessoas com deficiência, como por exemplo a ADA nos EUA. Apenas 85 websites cumpriram totalmente os requisitos”, assegura ainda a Team Lewis em comunicado de imprensa.
Partilha de conteúdos com os meios de comunicação aumentou
A análise da agência multinacional revela uma mudança comportamental por parte das insígnias globais. “Os resultados deste ano mostram que as marcas estão a dar preferência ao conteúdo e ao envolvimento do público, em detrimento do desempenho e segurança dos seus websites”, refere o documento da Team Lewis, que aponta ainda outras tendências. “Há mais aposta na partilha de conteúdos com os meios de comunicação”, garante a organização.
“O top 300 de empresas da Forbes partilhou mais investigação original, incluindo conteúdos de thought leadership, e obteve mais cobertura na imprensa”, sublinha. “A aposta no marketing digital está a ser mais eficaz”, constata também a agência. “A média de pontuações de dificuldade das palavras-chave dos websites das empresas aumentou. As tendências das 10 principais palavras-chave e a duração das visitas aos websites melhoraram”, afirma.
ESG e RSC mais valorizadas pelas organizações globais
Em 2024, as empresas vão privilegiar o investimento em Ambiente, Social e Governança Corporativa (ESG), avança a última edição do Relatório Mundial de Relações Públicas da International Communications Consultancy Organisation (ICCO), organização que a Associação Portuguesa das Empresas de Comunicação (APECOM) integra. Uma tendência que a análise da Team Lewis, divulgada em Portugal nas últimas horas, também prefigura.
“As empresas dão cada vez mais importância ao ESG e à responsabilidade social corporativa (RSC). Em 2022, apenas 55 das 300 empresas mencionavam a redução de carbono no seu website, por exemplo. Este número aumentou massivamente para 239 em 2023”, regozija-se a instituição no Global Marketing Engagement Index 2023.
“Estamos satisfeitos com o aumento do investimento em conteúdos e envolvimento das audiências. Contudo, o alarme dispara quando olhamos para a queda na segurança dos websites. Tendo em conta o número de violações de dados registadas e os ciberataques a aumentar constantemente, as empresas precisam de proteger-se melhor. Devem ter cuidado para não deixar os seus websites expostos”, avisa Matt Robins, vice president de insights and research da Team Lewis.