74% dos marketeers já recorre à IA para produzir conteúdos
Um novo estudo realizado pela World Federation of Advertisers (WFA), associação global que reúne profissionais de marketing e associações nacionais de anunciantes, revela que três em cada quatro marketeers já […]

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Um novo estudo realizado pela World Federation of Advertisers (WFA), associação global que reúne profissionais de marketing e associações nacionais de anunciantes, revela que três em cada quatro marketeers já recorre à inteligência artificial (IA) generativa para produzir conteúdos e muitos dos que ainda não o fazem planeiam usá-la em breve. As conclusões baseiam-se no feedback recolhido de 55 empresas que integram a organização e que gastam um total de 118 mil milhões de dólares, mais de 108,6 mil milhões de euros, em marketing global.
De acordo com os 69 profissionais seniores entrevistados por este organismo, as áreas que consideram ter maior potencial para tirar mais partido da IA generativa são a criação de conteúdos (74%), a personalização e experiência do cliente (58%) e a idealização de conteúdos (55%). Consequentemente, os ganhos internos imediatos conseguidos com a utilização desta tecnologia são “a melhoria da produtividade e eficiência (89%), a redução de custos (76%) e a melhoria da criatividade (46%)”, refere ainda o estudo da associação internacional.
A maioria dos inquiridos permanece, todavia, cautelosa quanto aos riscos potenciais da IA generativa para a reputação de marca. Os profissionais de marketing avaliam, em média, a sua preocupação em seis, numa escala de 1 a 10, em comparação com os seus colegas do setor político e do setor jurídico, que classificam a sua preocupação em 8. Segundo a análise da WFA, 52% dos entrevistados considera que as regulamentações de proteção de dados e direitos autorais atualmente (in)existentes são insuficientes para lidar com seu uso no marketing.
81% dos inquiridos revelou ainda que, nos últimos meses, desenvolveu ou está a desenvolver políticas internas sobre a utilização de IA generativa. “Precisamos de analisar as oportunidades e os desafios através do prisma de todas as funções empresariais para que possamos implementar as medidas necessárias para dar aos profissionais de marketing a confiança de que precisam para tirar o máximo partido das possibilidades empolgantes que a IA lhes pode oferecer para o crescimento do negócio”, defende Stephan Loerke, CEO da WFA.